segunda-feira, 29 de junho de 2009

Nomeações de Presbíteros para o Ano Pastoral 2009-2010 (ver+)

O Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. José da Cruz Policarpo, tornou públicas as Nomeações de Presbíteros para o Ano Pastoral 2009-2010. Conheça, no Jornal W, as mudanças na diocese.

sábado, 27 de junho de 2009

INICIATIVA DÁ A CONHECER UMA SEMANA NA VIDA DE UM PADRE (ver +)

Por meio de um blog dos sacerdotes do Patriarcado de Lisboa
LISBOA, terça-feira, 23 de junho de 2009 (ZENIT.org).- Conhecer o dia-a-dia de alguns dos padres do Patriarcado de Lisboa, através de textos escritos na primeira pessoa, é a proposta do blog «Uma semana com... um padre»
( http://umasemanacom.blogspot.com/ ).

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Catequese, dias 27 e 28 de Junho

Este fim-de-semana decorre no Centro Social e Paroquial o encerramento da catequese Paroquial: Sábado a partir das 15h30 e no domingo a partir das 10h30 terminando com a missa das 12h00

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Cardeal patriarca quer defender as crianças de uma sociedade capaz de as "corromper e violentar" (ver+)

Fátima, 20 Jun (Lusa) - O cardeal patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, sublinhou hoje, em Fátima, a necessidade de "defender as crianças do espírito do mundo" e de uma sociedade capaz de "corromper e violentá-las".

4ª feira dia 24

o 21h30 - Reunião do Conselho Pastoral, no centro Paroquial.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Comunicado Final da Assembleia Plenária Extraordinária da Conferência Episcopal Portuguesa (ver+)

1. Os Bispos de Portugal estiveram reunidos, de 15 a 18 de Junho de 2009, na Casa de Nossa Senhora das Dores, do Santuário de Fátima, para participar nas «Jornadas Pastorais do Episcopado». Este ano tiveram por tema: «Pastoral sócio‑caritativa: Novos problemas, novos caminhos de acção».

Sol Sem Fronteiras organiza festa para angariar fundos (ver+)

“S” Party é o nome da festa de música electrónica que a Associação Sol Sem Fronteiras (SolSef) vai realizar no próximo dia 20 de Junho a partir das 23h00 no Teatro da Comuna, em Lisboa.
Esta iniciativa tem como objectivo a angariação de fundos para o recente projecto da SolSef, um lar para raparigas em Itoculo, Moçambique, que é co-financiado pelo IPAD. Uma festa de jovens para jovens, onde se pretende dar a conhecer o trabalho desta associação, e os seus projectos, através de uma noite de convívio com música electrónica com os Dj's Paul Soir ( http://www.myspace.com/paulsoir ) e Pedro Almeida.

Carta do Sumo Pontífice Bento XVI para a proclamação de um Ano Sacerdotal por ocasião do 150º aniversário do dies natalis do Santo Cura d’Ars (ver+)


Amados irmãos no sacerdócio,
Na próxima solenidade do Sacratíssimo Coração de Jesus, sexta-feira 19 de Junho de 2009 – dia dedicado tradicionalmente à oração pela santificação do clero – tenho em mente proclamar oficialmente um «Ano Sacerdotal» por ocasião do 150.º aniversário do «dies natalis» de João Maria Vianney, o Santo Patrono de todos os párocos do mundo.
[1]

S. Paulo tornar-se-á uma figura mais popular (ler+)

D. Anacleto Gonçalves Oliveira faz balanço positivo do Ano Paulino

Bento XVI saúda lideres religiosos reunidos em Roma (ler+)

Bento XVI defendeu esta Quarta-feira que os líderes políticos mundiais devem perceber a "importância das religiões dentro do tecido social de cada sociedade".

terça-feira, 16 de junho de 2009

Lisboa, 14 de Junho de 2009 (ler+)

Carta do Cardeal-Patriarca de Lisboa aos sacerdotes e às comunidades cristãs do Patriarcado de Lisboa acerca do Ano Sacerdotal
Rev.mo Senhor,
1. O Santo Padre Bento XVI proclamou, para toda a Igreja, “um especial Ano Sacerdotal”. Relembremos as próprias palavras do Papa, no seu discurso à Assembleia Plenária da Congregação para o Clero, em 16 de Março de 2009: “A grande tradição eclesial desvinculou, justamente, a eficácia sacramental da situação existencial concreta de cada sacerdote, salvaguardando, assim, as legítimas expectativas dos fiéis. Mas esta justa especificação doutrinal nada tira à necessária, aliás indispensável, tensão para a perfeição moral, que deve habitar cada coração autenticamente sacerdotal.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Quinta-feira dia 11, Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo

Foi assim o dia para muitos jovens da nossa Paróquia, rodeados pelos familiares e amigos fizeram a sua 1ª Comunhão, pedimos a Jesus que os ampare pela vida fora e que os familiares e amigos os continuem a acompanhar nas suas manifestações de fé e amor, para que todo o belo trabalho realizado pelos Catequistas dê frutuosos frutos. PN. AM.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Maio mês de Maria Peregrinação a Fátima ( ver fotos)

Na nossa Paróquia o mês de Maria foi muito participado, com destaque para a Peregrinação a Fátima nos dias 30 e 31, em que foi manifesta a fé dos muitos participantes. Embora com menos fieis, também essa fé foi manifesta nas Procissões de velas em louvor á Virgem Maria, que decorreram de 1 a 31 de Maio por todos os lugares da nossa Paróquia da Azóia ao Penedo, passando pela Eugaria, Ulgueira, Mucifal, Azenhas do Mar, Praia das Maçãs, Colares e Almoçageme.

Maio mês de Maria Prossições ( ver fotos)


quarta-feira, 10 de junho de 2009

Lei e casos (ler+)

NOTICIAS DE VISEU
A propósito da discussão parlamentar sobre educação sexual nas escolas e casos recentes ocorridos em sala de aula, impõe-se alguma reflexão que abra para um esclarecimento de vias a seguir e atitudes a tomar (ou a não tomar) perante as leis da República e ante o auditório com que diariamente os profissionais da educação se confrontam.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Educação Moral e Religiosa (ver+)

Comissão Episcopal alerta para discriminação dos professores.
Os Bispos portugueses acusam o Ministério da Educação de estar a discriminar os docentes de Educação Moral e Religiosa Católica.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Cáritas preocupada com a ajuda alimentar (ler+)

A Cáritas Portuguesa apela aos proprietários de restaurantes que disponibilizem um número grátis de refeições e convida os dirigentes de instituições com cozinhas a funcionar que aceitem confeccionar mais algumas refeições.

Colares - Terça-feira dia 9 ás 21h30

Reunião do departamento de animação comunitária.

Colares - Missa da 1ª Comunhão - Quinta-feira dia 11, Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo

Na próxima Quinta-feira dia 11 ás 15h30 - a Igreja Paroquial vai estar em Festa com a 1ª Comunhão (2º grupo) das nossos crianças. Vamos todos avós, pais e amigos, acompanha-las neste solene acto, para que elas sintam que não estão sós nesta caminhada em direcção a Cristo.
"Jesus converteu o pão e o vinho no Seu Corpo e no Seu Sangue e deu a Comunhão aos Apóstolos"

terça-feira, 2 de junho de 2009

Patriarca de Lisboa pede que comunidades estrangeiras continuem a dar o testemunho da sua fé (ver+)

O Cardeal-Patriarca de Lisboa quer que as comunidades estrangeiras do Patriarcado “se sintam sempre em família” e pediu-lhes que “continuem a dar o testemunho da sua fé”. O apelo de D. José Policarpo foi transmitido a milhares de estrangeiros durante o encontro das comunidades estrangeiras da diocese, celebrativo do ano jubilar de São Paulo, que decorreu no passado dia 24 de Maio, em Lisboa.

Papa reza para que europeus permaneçam fiéis às raízes cristãs (ler+)

Na semana em que a Rádio Vaticano anunciou que vai passar a ter publicidade, o Papa pediu que os europeus permaneçam fiéis às suas raízes cristãs e edifiquem uma Europa unida e solidária. Bento XVI enviou ainda uma mensagem especial à China e voltou a defender o Concílio Vaticano II.

Bons motivos para se inscrever em EMRC (ver+)

A Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) é uma disciplina fundamental para a educação integral dos alunos. Nesta edição (Jornal VV), o director e um professor de uma escola pública de Alverca dão a sua visão sobre os (bons) motivos para inscrever os filhos em EMRC.