quinta-feira, 31 de março de 2011

Concurso «Ser Voluntário é Ser Solidário»

Lisboa, 30 Mar (Ecclesia) – A Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica (UCP) e a Fundação Montepio lançaram o concurso ‘Ser Voluntário é Ser Solidário’, desafiando os jovens a planear ou executar “novas formas de acção e de transformação” da realidade social. O concurso, que atribui dois prémios de 2 500 €, é dirigido aos jovens entre 14 e 23 anos que frequentem escolas e outros grupos ou associações, refere o regulamento a que a Agência ECCLESIA teve acesso. A iniciativa, cuja data limite de candidatura é 29 de Abril, está aberta a trabalhos nas categorias “Intervenção Social”, em que se propõem soluções “exequíveis” para algum problema, e “Divulgação/Comunicação”, onde se requer a elaboração de estratégias de informação de práticas de voluntariado em curso.

terça-feira, 29 de março de 2011

Destaques da semana

QUARTA-FEIRA: 10h00-Confissões em Almoçegeme. 14h30-Confissões aos doentes e idosos das Azenhas do Mar e Praia das Maçãs. QUINTA-FEIRA: 14h30- Confissões aos doentes e idosos de Almoçageme. SEXTA-FEIRA: Via-sacra – às 10h00 em Almoçageme, 18h00 no Mucifal e 18h15 em Colares. 21h30-Conferência sobre “O espírito de comunhão”, proferida por D. Carlos Azevedo, em Rio de Mouro.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Destaques da semana

SEXTA-FEIRA:
Via-sacra – às 10h00 em Almoçageme, 18h00 no Mucifal e 18h15 em Colares.
A Conferência sobre “O espírito de comunhão”, proferida pelo Dr. Bagão Félix, em Rio de Mouro, foi adiada para data a anunciar.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Testemunhos vivos

Clique no texto

Catequese

“A Igreja é o Povo do Senhor” - Catequese do cardeal-patriarca de Lisboa
Introdução
1. As minhas Catequeses durante a Quaresma deste ano, tratarão temas que enquadram a renovação da missão evangelizadora da Igreja, a sua fidelidade ao envio do Senhor.
Ler mais...

terça-feira, 15 de março de 2011

Destaques da semana

QUARTA-FEIRA: 21h30 Reunião de preparação para a Primeira Comunhão destinada aos pais das crianças.
SEXTA-FEIRA: Via-sacra – às 10h00 em Almoçageme, 18h00 no Mucifal e 18h15 em Colares.
21h30 -Conferência sobre “O espírito de comunhão”, proferida pela Dra. Maria Manuel, em Rio de Mouro, esta é a 1ª de um ciclo de 3 conferências, os interessados devem fazer a sua inscrição na secretaria Paroquial.
Encontram-se abertas as inscrições para a peregrinação a Fátima, que se realizará no fim-de-semana de 28 e 29 de Maio. As inscrições podem ser feitas nos locais habituais. Aceitam-se ainda inscrições de quem deseje apenas participar no Domingo.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Conferências Quaresmais

Os interessados devem fazer a sua incrição na secretaria Paroquial
Clique na imagem

Apresentado hoje em Lisboa

O novo livro do Papa Bento XVI, ‘Jesus de Nazaré. Da entrada em Jerusalém até à Ressurreição’, que estará disponível a partir de dia 11 de Março em todas as livrarias do país, vai ser apresentado em Lisboa pelo Cardeal-Patriarca, D. José Policarpo. Será na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, pelas 18h30, do dia 11 de Março.

segunda-feira, 7 de março de 2011

Destaques da semana

TERÇA-FEIRA: 21h00-Reunião de preparação para o Crisma.
QUARTA-FEIRA: 21h00 – Missa com a imposição das cinzas, em Colares.
21h45-Reunião do Departamento de Evangelização.
o Encontram-se abertas as inscrições para a peregrinação a Fátima, que se realizará no fim-de-semana de 28 e 29 de Maio. As inscrições podem ser feitas nos locais habituais. Aceitam-se ainda inscrições de quem deseje apenas participar no Domingo.

sábado, 5 de março de 2011

Igreja de Lisboa ajuda Cabo Verde (mais...)

D. José Policarpo escreve Mensagem para a Quaresma:
A Renúncia Quaresmal deste ano da Diocese de Lisboa vai ser aplicada de forma especial na Diocese de Mindelo, em Cabo Verde. O anúncio é feito pelo Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, na mensagem que escreve este ano para Quaresma e que o jornal VOZ DA VERDADE aqui antecipa.
Na explicação que faz à diocese sobre esta escolha, o bispo diocesano assinala que “no momento em que um sacerdote de Lisboa, o P. Ildo Augusto dos Santos Fortes, foi nomeado Bispo da Diocese do Mindelo, em Cabo-Verde, as necessidades dessa Igreja terão um lugar privilegiado no nosso coração e na nossa generosidade”.

Pequena meditação

Haverá na nossa vida algum período de aridez? Deus procura-nos incansavelmente. E nós descobrimo-lo como se fosse a primeira vez. Mesmo se for esquecido por nós, Ele nunca recusa acompanhar-nos. E, como uma amendoeira que floresce na Primavera, Ele faz desabrochar flores nos desertos da alma

sexta-feira, 4 de março de 2011

Do Jesus da História ao Jesus da Igreja (Mais...)

Pe. Joaquim Carreira das Neves
Nestes dois últimos séculos a pessoa de Jesus passou da Igreja para a história. O que é que esta mudança de paradigma tem de novidade? A novidade não começa com a fé da Igreja em Jesus Cristo como Filho de Deus e Deus com Deus (Emmanuel). Começa com a verdade evangélica de Jo 1, 14: “E o Verbo fez-se homem e veio habitar connosco” (Jo 1, 14).

quarta-feira, 2 de março de 2011

Curso sobre «Evangelização e Linguagens»

Lisboa, 01 Mar (Ecclesia) – O Instituto Diocesano da Formação Cristã do Patriarcado de Lisboa promove um curso de 4 sessões sobre «Evangelização e Linguagens» que terá início a 14 de Março, na Igreja do Coração de Jesus, naquela cidadeNa sua actividade evangelizadora e missionária, “a Igreja tem de conhecer e de dominar bem as linguagens eruditas e populares, que são meios privilegiados para se dirigir aos homens” – lê-se no comunicado enviado à Agência ECCLESIA.Nesse sentido, o referido instituto realiza esta actividade que pretende “fomentar a reflexão acerca dos caminhos a percorrer para alcançar a meta almejada” – anuncia.
Programa:
14 de Março«Religião, Mediação e Linguagem» - Juan Ambrósio
21 de Março«Evangelização e Beleza» - Paulo Pires do Vale
28 de Março«Evangelização e Música» - padre Teodoro Sousa
4 de Abril«Evangelização e Linguagem» - José Victor Adragão
LFS

Himno JMJ Madrid 2011

terça-feira, 1 de março de 2011

Depertar da Fé - Proposta para a Páscoa 2011

Como sempre a proposta destina-se a pais, educadores, catequistas e professores que trabalham com crianças desde a primeira infância.Para aceder a toda a documentação clik aqui

Formação: "Evangelização e Linguagens"

O Instituto Diocesano da Formação Cristã, do Patriarcado de Lisboa organiza o curso "Evangelização e linguagens.
Ler mais...

Debate sobre o Testamento Vital

«Ao Fim da Tarde em São Roque»
Lisboa, 28 Fev (Ecclesia) – João Lobo Antunes irá falar sobre o «Testamento Vital», dia 11 de Março, nas instalações da Irmandade da Misericórdia e de São Roque de Lisboa.
O comunicado enviado à Agência ECCLESIA realça que a referida Irmandade retoma o ciclo de encontros «Ao Fim da Tarde em São Roque», um projecto que tem suscitado “um enorme interesse e adesão junto do mais variado público, não só pela qualidade dos seus intervenientes, como também pelos temas abordados”.
Este Encontro “não será excepção com um tema actual, polémico e que será certamente, da maior importância para esclarecimento de eventuais dúvidas e reflexão para uma eventual e futura tomada de posições”.
LFS