segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Aveiro: Curso gratuito para agentes de pastoral

Lisboa, 26 set 2011 (Ecclesia) – O Instituto Superior de Ciências Religiosas de Aveiro (ISCRA) vai abrir, no próximo dia 6 de outubro, um curso de formação gratuito dirigido a “todos os agentes de pastoral, de modo especial aos catequistas”.
Em comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, aquela instituição adianta que se trata de uma “formação bíblica presencial” subordinada ao tema “Profetas” e que contará com a orientação do padre Júlio Franclim Pacheco.
A iniciativa, que vai decorrer até 24 de novembro no salão principal do Seminário Diocesano de Aveiro, conta com a parceria do Secretariado Diocesano de Catequese de Infância e Adolescência.
Estão previstas oito sessões de formação, sempre à quinta-feira, com início marcado para as 21h00.
Mais informações estão disponíveis através do número de telefone 234 377 436 ou via e-mail, com o endereço sdcia.aveiro@gmail.com.
JCP

Destaques da semana

4ª Feira - não há missa em Almoçageme, em virtude da Igreja estar a ser preparada para as Festas em Honra de N0ssa Srª da Graça
Domingo - missa em Almoçageme às 15h30, seguida de Procissão em honra de Nossa Senhora da Graça.

sábado, 24 de setembro de 2011

Comentário

Parabéns, Sr.Pe.José António. Que O Senhor o ajude e recompense por toda a sua dedicação, não só à sua Paróquia, mas tb. a quem o procura, e tão bem sabe atender e ajudar, espiritualmente. É uma graça termos um sacerdote (na nossa Vigararia) tão bom e tão espiritual. Rezo por si, não esquecendo a gratidão que lhe devo pela amizade que tem dispensado a mim e à minha família.
V.C.
22/9/11 15:02

"Proibido" atirar arroz aos noivos

Sacerdotes pedem para se substituir o arroz por flores, referindo que estragar comida é pecado. São desperdiçadas 40 toneladas por ano.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Informação (mais...)

No próximo Domingo a missa em Almoçageme por se encontrar integrada nas comemorações do 116º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Almoçageme, será às 10h00 - por alma dos Bombeiros, Directores e Sócios falecidos, seguida de romagem ao cemitério.

Igreja da Azoia

Faz hoje 16 anos que a Igreja da Azoia foi inaugurada e dedicada a Nossa Senhora da Saúde, pelo então Patriarca de Lisboa Dom António Ribeiro "23-IX-1995”

Catequese - Programa Anual 2011/2012

Já disponível em www.catequese.net
Disponibilizamos, em anexo, a programação do ano catequético 2011/2012 com as principais datas e acontecimentos programados para este ano pastoral.
Ler mais...
Programa anual para adolescentes Consulte o programa Anual para adolescentes 2011/2012.
Ler mais...
Abertas as Inscrições para as Jornadas de Catequistas De 7 a 9 de Outubro Fátima recebe, em plena Semana Nacional da Educação Cristã, as Jornadas Nacionais de Catequistas 2011 intituladas "A Catequese e a Família".
Ler mais...
Despertar da Fé 2012 No ano pastoral 2011/2012 o Sector da Catequese continua a sua colaboração com a Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich de modo a formar os agentes envolvidos na formação religiosa dos mais pequenos.
Ler mais...
Votos de continuação de Bom trabalho!

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Início da catequese 2011 - 2012




Domingo 25 de Setembro


10h30 - Acolhimento no Centro Social e Paroquial de Colares.


12h00 - Eucaristia na Igreja Paroquial

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Europa - que futuro? (mais...)

A União Europeia começou por ser um clube de países unidos por interesses económicos, onde era dado como adquirido um conjunto de dados base: que todos tinham uma história comum que os identificava; que todos tinham, como fruto dessa história comum, um chamado “Estado social” que protegia os respectivos cidadãos como nunca tinha acontecido na história universal; que todos tinham uma série de objectivos de crescimento cultural.
Só faltava a capacidade de gerar um mercado económico que cimentasse todas estas realidades comuns, e que fosse gerador de ainda maior união. O mesmo é dizer: os fundadores da Europa tinham consciência da realidade comum que os juntava – a história europeia marcada de modo indelével pelo cristianismo – e procuraram dar uma nova forma a essa realidade, de modo a ser possível uma maior competição com os outros dois colossos que então marcavam o mundo: os Estados Unidos e a União Soviética.

Externato de Penafirme inicia ano escolar:(mais...)

Uma vida com projecto
Começaram as aulas escolares. No Externato de Penafirme, uma escola do Patriarcado de Lisboa em regime de contrato de associação, os alunos são motivados à responsabilidade e à disciplina de vida, com um objectivo: despertar para a aprendizagem.

domingo, 18 de setembro de 2011

Conclusões das Jornadas Missionárias 2011

Sintetizamos a partilha e a reflexão destas Jornadas num decálogo do voluntariado missionário.

SER VOLUNTÁRIO É
1 - Encontrar na Fé e identidade com Cristo a verdadeira motivação para fazer voluntariado, perto ou longe, na Igreja ou na sociedade.
2 - Continuar a Missão de Jesus, por meio do próprio testemunho e coerência de vida, contribuindo assim para a construção do Reino de Deus no mundo.
3 - Exercer a cidadania, baseada na corresponsabilidade pelo bem comum e universal.
4 - Fazer a diferença profética, num mundo centrado no bem pessoal, no lucro e na exploração do outro e da natureza.
5 - Viver numa atitude de abertura aos desafios do mundo, mais do que procurar ações e experiências pontuais.
6 - Ter uma nova consciência social, motivada pelo amor ao próximo e não pela necessidade de resolver os próprios problemas.
7 - Viver em formação permanente e específica para melhor poder servir com qualidade e sustentabilidade.
8 - Criar relações de vizinhança, fundadas no respeito e na solidariedade entre irmãos, iguais na dignidade, mas diferentes nas necessidades.
9 - Aprender a trabalhar em equipa e em rede, criando comunhão e promovendo solidariedade local e global.
10 - Acreditar que quem quer partilhar a vida e o seu tempo gratuitamente sempre arranja maneira, pois é dando que se recebe; mas quem vive para si mesmo sempre arranja desculpas.

Os participantes pedem aos nossos governantes que promovam o voluntariado e lhe deem um enquadramento jurídico que proteja o voluntário empresarial da exploração, apoie o voluntariado de longa duração no regresso ao trabalho remunerado e incentive os jovens à prática do voluntariado como raiz de mudança social.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Parabens ao nosso Pároco

Salve o dia 17 de Setembro pelo 5º aniversário do Pe. José António à frente da nossa Paróquia, para ele as maiores felicidades, com muita saúde, paz, amor e que Deus o ilumine na sua difícil missão.

Este fim de semana voltamos ao horário de inverno

SÁBADO: Missas na Azoia às 16h00 e no Mucifal às 19h00.
DOMINGO: Missas em Almoçageme às 10h30, em Colares às 12h00 e 19h00 e nas Azenhas do Mar às 17h00.

Oração (mais...)

Espírito Santo, nas provações és a nossa força; nas contrariedades inspiras-nos à perseverança. Dá-nos um coração que saiba discernir o bem e o mal, um coração que não julgue, mas que compreenda os outros.

Informação



Asociação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Almoçageme novo Web SITE:



quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Leitura (mais...)

Pai-nosso que estais na terra
“Pai-nosso, que estais nos céus”: as primeiras palavras da mais importante oração cristã situam a morada da divindade no firmamento mas o novo livro do padre José Tolentino Mendonça convida o leitor a procurar Deus na terra.
Ouvir o conselho dos não-crentes, olhar a oração como aprendizagem interminável e entender o quotidiano como experiência permanente de espiritualidade são algumas das orientações propostas pelo sacerdote no volume “Pai-nosso que estais na terra”.
“Sobre Deus e o caminho espiritual, faz-nos bem, a nós crentes, escutar os não-crentes”, porque os cristãos correm o risco de “facilitar, de dar por adquirido, de reproduzir acriticamente”, escreve o diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura no livro integrado na coleção “Poéticas do Viver Crente”, dirigida pelo próprio.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Crise: (mais...)

Igreja propõe serviços paroquiais de ação social em todo o país
Comissão Episcopal lança documento de «indicações práticas» para enfrentar a crise
Fátima, Santarém, 14 set 2011 (Ecclesia) – A Comissão Episcopal de Pastoral Social (CEPS), organismo da Igreja Católica em Portugal, lançou hoje um conjunto de “indicações práticas”, apelando à criação de “serviços paroquiais de ação social” em todo o país.
“A grave crise social, que nos atinge, constitui um forte apelo: a examinar e rever os modelos de resposta às dificuldades, a introduzir ajustamentos e a proceder ao incremento de serviços de ação social em todas as comunidades cristãs”, pode ler-se.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Irmãs Clarissas de Sintra: (mais...)

Vidas de clausura que circulam à volta de Jesus Eucaristia
Vidas contemplativas. Vidas de oração. Nos 800 anos de fundação das Irmãs Clarissas, a Madre Abadessa do Mosteiro do Santíssimo Sacramento, em Sintra,irmã Maria Manuela de Jesus Eucarístico, abriu as portas do mosteiro ao Jornal VOZ DA VERDADE. Um local onde se respira a paz e reina o encontro com Cristo. Sempre em adoração eucarística.
“Eu, que já percorri todo o apostolado nesta vida, não trocava a clausura e a vida contemplativa por coisa nenhuma!”.

Destaques da semana

Quinta-feira 15
dia de Nossa Senhora das Dores
19h00 missa no Mucifal.

O QUE É A VERDADE

O QUE É A VERDADE (clique para saber)

domingo, 4 de setembro de 2011

Destaques da semana

MISSAS DA SEMANA: 3ª e 6ª feira em Colares às 19h00.
SÁBADO: Missa vespertina no Mucifal às 19h30.
DOMINGO: Missas no Penedo às 9h15, em Almoçageme às 10h30, em Colares às 12h00 e 19h30 e nas Azenhas do Mar às 18h00.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Intenção do Santo Padre para SETEMBRO (mais...)

Professores e educação para os valores
Por todos os professores, para que saibam transmitir o amor à verdade e educar segundo valores morais e espirituais autênticos.