quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Oração e diálogo

Iraque: Cristão e muçulmanos unidos em oração e diálogo
Lisboa, 25 jan 2012 (Ecclesia) – O Iraque vai ser palco de uma “experiência original” de oração e diálogo entre cristãos e muçulmanos, adianta hoje a Fundação Ajuda a Igreja que Sofre” (AIS), através da sua página na Internet.
De acordo com aquela organização católica, que presta assistência às comunidades cristãs espalhadas pelo mundo, “um monge, três postulantes e uma noviça estão já a trabalhar no Curdistão iraquiano para criar esse lugar de encontro com o islamismo”.
Estes cinco religiosos, de nacionalidade síria, “animarão uma comunidade na antiga paróquia da Virgem Maria, no coração da cidade curda iraquiana de Sulaymanya”, adianta ainda.
Com o apoio do arcebispo de Kirkuk, D. Louis Sako, o projeto tem como principais objetivos levar a “esperança” às comunidades cristãs radicadas no Iraque e “criar um lugar onde todos os crentes possam aprender a dialogar e rezar”.
A AIS destaca a importância que esta comunidade poderá assumir para a procura da paz no atual Curdistão iraquiano, um território “martirizado por uma luta de poder entre xiitas, sunitas e curdos, e que tem atingido também a minoria cristã”.
JCP

Sem comentários: