terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Entrudo é «explosão» de vidas «contidas»

Lisboa: Paróquia organiza «Carnaval português» e padre entra no corso

– O pároco de Ribamar, distrito e diocese de Lisboa, é uma das figuras do “Carnaval português” local, não só por entrar no corso mas também porque a sua paróquia é a responsável pela organização dos festejos.
“Esta festa é muito saudável e por isso apoio-a”, afirmou o padre Joaquim Batalha ao programa ECCLESIA na Antena 1, acrescentando que a “crítica social” feita nos desfiles que fecham a avenida principal é “necessária e oportuna”.
O sacerdote de 73 anos que gosta “de brincar ao Carnaval” considera que em Ribamar “as pessoas dizem o que lhes apetece de uma forma que não é ofensiva e divertem-se”, perspetiva partilhada por Fátima Santos, da organização: “Não há exageros”.
A crítica social é uma forma de “resistir aos avanços” sentidos “como ameaças”, ao mesmo tempo que possibilita a “reconfiguração do tecido social” através da abertura de “fendas” no “horizonte” da existência humana, comentou na mesma emissão o filósofo Paulo Pires do Vale.

1 comentário:

Júlio José Silva disse...

As minhas felicitações ao Pároco de Ribamar, que Deus o continue a iluminar por muitos e bons anos, que outras Paróquias venham a ser iluminadas, assim como os seus paroquianos. BEM HAJA