sábado, 11 de fevereiro de 2012


Família: Casamento católico deve transformar sociedade

Albergaria-a-Velha, Aveiro, 07 fev 2012 (Ecclesia) – O casamento católico deve provocar a mudança da sociedade, afirmou hoje o padre Vasco Pinto de Magalhães durante a intervenção que dirigiu aos padres da diocese de Aveiro reunidos em Albergaria-a-Velha para um encontro formativo.
“O sacramento do Matrimónio é para a transformação do mundo”, sublinhou o sacerdote jesuíta, acrescentando que as famílias têm de ser “fermento e questionamento constante” para quem as rodeia, refere uma nota de imprensa da diocese aveirense enviada à Agência ECCLESIA.
A família confronta-se com o “paradigma de fim de ciclo” que atravessa Portugal, fenómeno visível na relação “despenalização-legalização” resultante da “fúria de tornar tudo legal”, como o “aborto” e a “eutanásia”.
O co-fundador do Centro de Estudos de Bioética, sediado em Coimbra, observou que a cultura atual “desenvolve um tecido vivo sem células-base”, depois de a família ter sido substituída nesse papel pelo indivíduo.
O padre Vasco Pinto de Magalhães apontou também três vetores do pensamento contemporâneo: individualismo (“assiste-me o direito de ser feliz”), subjetivismo (“tenho o direito a opinar sobre tudo”) e igualitarismo (“não se faz distinção de nada e de ninguém”).
GIDA/RJM

Sem comentários: