quinta-feira, 5 de abril de 2012

Espiritualidade

Da Quaresma à Páscoa (44): Luís Miguel Cintra lê o Evangelho da Paixão de Cristo segundo S. Lucas | VÍDEO |
«E chegada que foi a hora, pôs-se Jesus à mesa e com ele os doze apóstolos. E disse-lhes: “Tenho desejado ansiosamente comer convosco esta Páscoa antes da minha Paixão. Porque vos declaro que não a tornarei mais a comer até que ela se cumpra no Reino de Deus”. E depois de tomar o cálice deu graças e disse: “Tomai-o e distribuí-o entre vós. Porque vos declaro que não tornarei a beber do fruto da vide enquanto não chegar o Reino de Deus”. Também depois de tomar o pão deu graças e partiu-o e deu-lho dizendo: “Este é o meu corpo que será por vós. Fazei isto em memória de mim”. Tomou também da mesma sorte o cálice depois de cear, dizendo: “Este cálice é o novo testamento em meu sangue que será derramado por vós”.» O relato da Paixão segundo «o escriba da mansidão de Cristo», o único a mencionar as mulheres de Jerusalém que choram a morte iminente, o único a colocar na boca de Jesus o pedido de perdão por aqueles que o escarneciam, o único a mencionar o “bom ladrão”.

Sem comentários: