segunda-feira, 12 de novembro de 2012

5 ideias que vão mudar a forma como vês a confissão

Ryan Eggenberger | 2 Outubro 2012    

O que eu quero é encorajar a confessares-te, se por ventura não o fazes há mais de um ano.
As vantagens compensam DE LONGE os momentos de ansiedade.
Para lá da sensação de bem-estar pós-confissão, a tua alma fica
tão totalmente limpa como no dia do baptismo.
Mas se ainda estás inquieto com a confissão, lembra-te do seguinte.

1. Ninguém se arrepende de se confessar, tenha sido fácil ou difícil
Pergunta a qualquer católico praticante, ele dirá que a confissão é uma das melhores coisas de se ser católico. A paz de limpar tudo para trás, de admitir a culpa e de ouvir que estás perdoado mesmo 'daqueles' pecados é indescritível.
Recorda que não são os teus pecados que dizem o que tu és. Porém, eles vão continuar a moer-te até que Cristo os apague na confissão.

2. Não interessa há quanto tempo não te confessas
Garanto que não interessa quando foi a última confissão. O padre não te vai acusar e dizer "com que então andaste fugido, hem? Vai-te embora daqui!". Pelo contrário, quanto mais afastado tiveres estado, mais feliz vai ficar ao ver-te voltar. Se não sabes muito bem como é isso de te confessares, então há 2 coisas que podes fazer.
- Ler, descarregar, imprimir material que possa ajudar, como este
- Ir à confissão, e dizeres ao padre que não fazes lá muita ideia do que tens que fazer.
Vais ver que ele até vai ficar contente por te poder ajudar.

3. Podes confessar-te sob anonimato
A Igreja quer que todos nós possamos, se quisermos, confessar-nos sem que ninguém saiba. Isto é, em muitos confessionários podes ter a opção de te ajoelhares junto de uma pequena janela de grade ou rede apertada de tal maneira que o padre não te vê. Também podes preferir, diferentemente, sentar-te numa cadeira em frente do sacerdote. Se, ainda assim, receias ser reconhecido pela voz, sempre podes ir confessar-te noutra paróquia, embora para dizer a verdade nenhum padre vai ficar impressionado contigo ou te vai julgar.

4. Não há nada que possas dizer que o padre não tenha já ouvido
Depois de anos a ouvir confissões podes confessar o que quer que seja que o padre não se vai escandalizar. De certeza que já ouviu pior.

5. O padre nunca pode falar sobre a tua confissão, NUNCA, nem mesmo contigo
É verdade. É o chamado, sigilo sacramental da confissão, (sigilo = selo): O que é dito no confessionário fica (selado) no confessionário. O Código de Direito Canónico de 1983 diz no cânone 983§1. O sigilo sacramental é inviolável; pelo que o confessor não pode denunciar o penitente nem por palavras nem por qualquer outro modo nem por causa alguma.
A Igreja insiste nisto por algumas razões. A melhor delas é para te sentires confortável e seres 100% sincero na confissão, sem estares preocupado de que algo seja revelado fora do confessionário.

É um generoso dom que a Igreja nos deu e que vale a pena aproveitar.

Sem comentários: