segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Palavras de Fé

Fé na Encarnação
A celebração do Natal, como todas as grandes festas da Igreja, é a celebração do mistério do amor de Deus por nós. De facto ninguém pode dizer “Deus fez-se homem”, a não ser que, dentro dele, o Espírito sugira esse acto de fé. Por isso, quando celebramos uma grande festa, a nossa atitude deve ser sempre de impotente humildade, reconhecendo que nunca é por qualquer poder nosso que podemos progredir um só passo na nossa compreensão das coisas de Deus. É um dom e um dom pelo qual devemos pedir seriamente, sinceramente, constantemente.
Se não cremos, ficamos nas trevas e as trevas fazem medo e amargura. Se não cremos, perdemos o verdadeiro significado da vida e o futuro não tem esperança.
Como vemos, por exemplo, a nossa celebração da época do Natal? Qual é a nossa crença? Percorremos o nosso caminho e ajoelhamos junto do presépio e dizemos “sim, Deus fez-se homem em Jesus Cristo?” Pois é isso que celebramos na noite do Natal: isso e nada mais. Crer, ter fé no facto de que Deus se fez homem não é caminhar na dúvida e na ilusão, é avançar no mundo de Deus e por isso na realidade. A própria entrada de Deus no nosso mundo é o momento e o significado pelos quais entramos no próprio mundo de Deus.
Sem essa firme crença na Encarnação, não pode haver nunca verdadeira paz, verdadeira alegria, verdadeira esperança e boa vontade entre as pessoas. Talvez que uma das grandes dificuldades da nossa época moderna, e para muitos cristãos também, seja o facto de somente semi-acreditarmos, semi-duvidarmos. Não fazemos a nossa caminhada dizendo, com convicção: “Eu creio”.
O acto de fé, a nossa capacidade para o praticar, é um dom de Deus que temos de suplicar e isso exige uma humildade espiritual que não é característica do homem contemporâneo.
Que neste ano da fé, que o Papa nos convida a viver seja uma oportunidade de redescobrir-mos e aprofundar-mos o dom da Encarnação de Deus na história humana. Que o exemplo de fé de Maria e José nos leve a acolher Jesus Menino com muita simplicidade mas também como muita alegria e esperança. A todos os que nos visitam nesta página da paróquia de Colares e a todos os que colaboram neste blog um Santo e Feliz Natal.
Pe. José António Rebelo da Silva.  

Sem comentários: