segunda-feira, 30 de abril de 2012

Destaques da semana

SEGUNDA-FEIRA:
21H15 - Encontro para casais e não só, no Centro Social e Paroquial
O Departamento da Pastoral Familiar, com base nas Catequeses preparatórias para o VII Encontro Mundial das Famílias (Milão, 30 de Maio a 3 de Junho de 2012), propostas pelo Pontifício Conselho para a Família – Arquidiocese de Milão, vai realizar as dez catequeses sobre o tema proposto:
A FAMÍLIA O TRABALHO E A FESTA (livro à venda na secretaria paroquial)
Para o que convida todas as Famílias da nossa Paróquia e não só, a estarem presentes nas referidas catequeses orientadas pelo casal, Frederico e Joana Franco, que se realizam no Centro Social Paroquial conforme o seguinte programa:
 - Abril dia 30 – Maio dias 14 e 28 – Junho dias11 e 25 –
TERÇA-FEIRA:
21h00 - Missa na Ulgueira, seguida de Procissão de velas, em honra de Nossa Senhora.
SEXTA-FEIRA: 
21h30 - Reunião de pais de preparação para a Profissão de Fé.
SÁBADO:  
21h00 - Procissão de velas, em honra de Nossa Senhora na Praia das Maçãs, com inicio na Quinta da Tomadia  e Celebração da Missa no final, na Capela de Nossa Senhora da Praia.

Continuam abertas as inscrições para a peregrinação paroquial a Fátima nos dias 26 e 27 de Maio. E também para quem deseje participar no dia 27. As mesmas podem ser feitas nos locais habituais.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Encontro Mundial das Famílias


Milão “de coração aberto” para acolher famílias cristãs
A cidade de Milão vai viver entre os dias 30 de Maio e 3 de Junho o 7º Encontro Mundial das Famílias. A pouco mais de um mês da realização do evento, o Jornal VOZ DA VERDADE esteve naquela diocese italiana...
ver [+]

Azenhas do Mar

Hoje Quinta-feira:
21h30 - Adoração ao Santíssimo com o Pe Custódio

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Papa pede "prioridade" para a oração

Vaticano: Papa lembra vítimas de acidentes rodoviários

 – Bento XVI lembrou hoje as vítimas de acidentes rodoviários e as suas famílias, num encontro com milhares de pessoas, no Vaticano.
“Ao mesmo tempo que asseguro a minha oração por quantos perderam a vida na estrada, recordo o dever de conduzir sempre com prudência e sentido de responsabilidade”, disse o Papa, na saudação em italiano que dirigiu na audiência pública desta semana, na Praça de São Pedro.
Antes, numa advertência dirigida aos católicos, Bento XVI declarou que “sem oração”, qualquer atividade “se esvazia, convertendo-se em puro ativismo”.
Falando mundo “acostumado a avaliar tudo segundo os critérios da produtividade e eficiência”, o Papa afirmou que a oração deve ser “a respiração da alma e da vida”.

Liberdade

25 de abril: Liberdade constrói-se na relação e no compromisso

Lisboa, 24 abr 2012 (Ecclesia) – Os principais alicerces da liberdade são as relações humanas, o compromisso com causas comunitárias e a recusa do individualismo, consideram o historiador António Matos Ferreira e o economista Joaquim Cadete.
Assinalando o 38.º aniversário da ‘Revolução dos Cravos”, que a 25 de abril de 1974 desencadeou em Portugal o processo de transição para o regime democrático, o programa ECCLESIA na Antena 1  foi à procura da liberdade a partir da ótica cristã.
“O esforço de nos libertarmos e quebrarmos cadeias não pode ser experimentado fora da relação que temos uns com os outros”, frisa António Matos Ferreira.

Destaques da semana

QUINTA-FEIRA:
18h00- Oração Vocacional na semana das vocações, no Mucifal.
SEXTA-FEIRA: 
18h00- Oração Vocacional na semana das vocações, em Colares
Continuam abertas as inscrições para a peregrinação paroquial a Fátima nos dias 26 e 27 de Maio. E também para quem deseje participar no dia 27. As mesmas podem ser feitas nos locais habituais.
Iniciamos neste Domingo a semana de Oração pelas Vocações.

terça-feira, 24 de abril de 2012

  • Na Mensagem ao Congresso mundial da Pastoral do Turismo, o Papa faz advertência    
  • Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 23-04-2012) Um "turismo diferente" que promova "o restabelecimento físico e espiritual", em vez da exploração sexual das pessoas, é o desejo do Papa na mensagem para o VII Congresso Mundial da Pastoral do Turismo que se inicia hoje em Cancún, no México, com o título "O turismo que faz a diferença".
  • "A Igreja, no âmbito que lhe é próprio, deseja continuar a oferecer a sua colaboração sincera para fazer com que este direito se torne uma realidade para todos os seres humanos, especialmente para os grupos mais desfavorecidos", explica o pontífice.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Parabéns ao Papa

O Vaticano disponibilizou um endereço de correio eletrônico - auguri.benedettoxvi@vatican.va - para aqueles que querem enviar os votos de parabéns ao Santo Padre por ocasião de seu 85° aniversário, comunicou a Sala de Imprensa do Vaticano.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Bento XVI: 85 anos, 85 fotos | IMAGENS |«Um pouco de paz e sossego, a bênção de Deus e saúde»: segundo Georg Ratzinger, é tudo o que o seu irmão, papa Bento XVI, deseja para o seu 85.º aniversário, que celebra esta segunda-feira. Joseph Aloisius Ratzinger nasceu no seio de uma família católica a 16 de abril de 1927, em Marktls am Inn, sul da Alemanha, região da Baviera. Foi ordenado padre a 29 de junho de 1951, tinha então 24 anos. A 28 de maio de 1977 recebeu a ordenação episcopal, tornando-se arcebispo de Munique-Freising. A 27 de junho do mesmo ano foi criado cardeal por Paulo VI. Em 25 de novembro de 1981 o papa João Paulo II nomeou-o prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé e presidente da Pontifícia Comissão Bíblica. No dia 27 de novembro de 2002 foi eleito deão do Colégio dos Cardeais. Esta quinta-feira, 19 de abril, assinala-se o sétimo aniversário da sua eleição para papa.

Bento XVI confia-se à «bondade de Deus»

Papa celebra 85 anos em dia «bávaro»

Cidade do Vaticano, 16 abr 2012 (Ecclesia) – Bento XVI presidiu hoje a uma missa, no Vaticano, por ocasião da celebração do seu 85.º aniversário natalício, durante a qual disse confiar na “bondade de Deus” para enfrentar “todas as forças negativas”. “Encontro-me perante a última etapa do percurso da minha vida...

Hoje 16 de Abril em Colares


SEGUNDA-FEIRA:
21H15- Encontro para casais e não só, no Centro Social e Paroquial
O Departamento da Pastoral Familiar, com base nas Catequeses preparatórias para o VII Encontro Mundial das Famílias (Milão, 30 de Maio a 3 de Junho de 2012), propostas pelo Pontifício Conselho para a Família – Arquidiocese de Milão, vai realizar as dez catequeses sobre o tema proposto:
A FAMÍLIA O TRABALHO E A FESTA (livro à venda na secretaria paroquial)
Para o que convida todas as Famílias da nossa Paróquia e não só, a estarem presentes nas referidas catequeses orientadas pelo casal, Frederico e Joana Franco, que se realizam no Centro Social Paroquial conforme o seguinte programa:
 - Abril dias 16 e 30 - Maio 14 e 28 - Junho 11 e 25 –

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Espiritualidade

Da Quaresma à Páscoa (47): A ressurreição | VÍDEO |
«No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi de manhãzinha, ainda escuro, ao sepulcro e viu a pedra retirada do sepulcro. Correu então e foi ter com Simão Pedro e com o outro discípulo que Jesus amava e disse-lhes: “Levaram o Senhor do sepulcro e não sabemos onde O puseram”. Pedro partiu com o outro discípulo e foram ambos ao sepulcro. Corriam os dois juntos, mas o outro discípulo antecipou-se, correndo mais depressa do que Pedro, e chegou primeiro ao sepulcro.»

sábado, 7 de abril de 2012

Cuidados de Saúde


Almoçageme - APRIA


Espiritualidade

Da Quaresma à Páscoa (46): A oitava palavra sobre a Cruz | VÍDEOS |
O que as “Sete palavras” declinam não é simplesmente a monodia do drama humano. Há um segredo entre estas palavras. É o da expressão derradeira, já depois de proferidas todas as palavras, e que apenas Marcos e Mateus nos transmitem. Entre as “Sete palavras” inseria-se já um grito: «Meu Deus, meu Deus, porque me abandonaste?» (ou «Meu Deus, Meu Deus a que me abandonaste?», segundo algumas traduções contemporâneas). Mas depois desse, Jesus soltou ainda um outro grito, e então expirou. Perante este último, o véu do templo rasgou-se em dois, de alto a baixo. Isto é, o sagrado perde a sua reserva e desloca-se para o profano mais escandaloso: na carne daquele inocente, no corpo torturado, no lancinante silêncio que sucedeu ao seu grito reside agora a revelação de Deus.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Páscoa feliz

TUA E MINHA CRUZ

Vejo um SANTO CORPO exposto na cruz,
Imagem acesa de impiedade,
Que, num momento de ferocidade,
              Pregou na cruz teu corpo, meu JESUS.

Um génio de malfeitores dissonantes,
Fanáticos do pecado e mal,
Eleitos por figura infernal
Lúcifer advogado de dementes.

 Senhor meu JESUS, “O Crucificado”,
Salva-te desse sagrado madeiro
Vem p'ra nossos corações BEM AMADO.

 Sinto a dor afetar meu coração
Pena que já  alastra mundo inteiro
A demandar divina conversão.

                                           Prosa
                                   06ABR2012  

Guardo-vos no coração.Paz e saúde muita.
Para vós este soneto de amor.
PROSA

Espiritualidade

Da Quaresma à Páscoa (45): Luís Miguel Cintra lê o Evangelho da Paixão de Cristo segundo S. João | VÍDEO |
«“Eu dou-vos um novo mandamento: Que vos ameis uns aos outros assim como Eu vos amei, para que vós mutuamente vos ameis. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.” Disse-lhe Simão Pedro: “Senhor, para onde vais tu?”. Respondeu-lhe Jesus: “Para onde Eu vou não podes tu agora seguir-me, mas seguir-me-ás depois”. Disse-lhe Pedro: “Por que não posso eu seguir-te agora? Eu darei a minha vida por ti”. Respondeu-lhe Jesus: “Hás-de dar a tua vida por mim. Em verdade, em verdade te digo que não cantará o galo sem que tu me negues três vezes. Não se turbe o vosso coração. Credes em Deus, crede também em mim”. (…) “Como o Pai me amou, assim vos amei Eu. Permanecei no meu amor.”»

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Espiritualidade

Da Quaresma à Páscoa (44): Luís Miguel Cintra lê o Evangelho da Paixão de Cristo segundo S. Lucas | VÍDEO |
«E chegada que foi a hora, pôs-se Jesus à mesa e com ele os doze apóstolos. E disse-lhes: “Tenho desejado ansiosamente comer convosco esta Páscoa antes da minha Paixão. Porque vos declaro que não a tornarei mais a comer até que ela se cumpra no Reino de Deus”. E depois de tomar o cálice deu graças e disse: “Tomai-o e distribuí-o entre vós. Porque vos declaro que não tornarei a beber do fruto da vide enquanto não chegar o Reino de Deus”. Também depois de tomar o pão deu graças e partiu-o e deu-lho dizendo: “Este é o meu corpo que será por vós. Fazei isto em memória de mim”. Tomou também da mesma sorte o cálice depois de cear, dizendo: “Este cálice é o novo testamento em meu sangue que será derramado por vós”.» O relato da Paixão segundo «o escriba da mansidão de Cristo», o único a mencionar as mulheres de Jerusalém que choram a morte iminente, o único a colocar na boca de Jesus o pedido de perdão por aqueles que o escarneciam, o único a mencionar o “bom ladrão”.

Noticias

Viana do Castelo: Parceria entre paróquia e entidade bancária para ajudar a população

Viana do Castelo, 04 abr 2012 (Ecclesia) – Uma parceria entre a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima (Viana do Castelo) e a Caixa Agrícola Nordeste, através do produto financeiro ‘Títulos de Investimento-Solidariedade’, rendeu um milhão de euros, revelou hoje o pároco local. Durante o mês de março, a instituição...

Maternidade de Substituição: Declaração de voto contra nova legislação no Conselho Nacional de Ética

Lisboa, 04 abr 2012 (Ecclesia) – Seis membros do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV) votaram contra um parecer que aceita a maternidade de substituição constante em propostas de lei parlamentares, alertando para “problemas potenciais graves e potencialmente irreversíveis”.
Numa declaração conjunta de voto assinada por Michel Renaud, Ana Sofia Carvalho, Agostinho Almeida Santos, Francisco Carvalho Gerra, José Germano de Sousa e Maria do Céu Patrão Neves observa-se que a aprovação da “gestação de substituição” não é tida como “eticamente justificada”.
Os conselheiros aludem à “incidência negativa sobre o interesse, a construção de identidade e o bem-estar físico e psicológico do nascituro, entendido como prevalecente sobre o interesse do «casal beneficiário»”.
O voto contra é “essencialmente justificado pelo facto de se considerar que foi o interesse sempre prioritário e frequentemente exclusivo do casal beneficiário e não o interesse do nascituro que esteve na base da discussão do CNECV”.
O Conselho aceita a maternidade de substituição constante em propostas de lei parlamentares, mas apresenta 13 condições, de acordo com um parecer, aprovado por maioria, que divulgou esta segunda-feira.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Espiritualidade

Da Quaresma à Páscoa (43): Luís Miguel Cintra lê o Evangelho da Paixão de Cristo segundo S. Mateus | VÍDEO |
«Foi Jesus a uma granja chamada Getsémani e disse a seus discípulos: “Assentai-vos aqui enquanto eu vou acolá e faço oração”. E tendo tomado consigo a Pedro e aos dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. Disse-lhes então: “A minha alma está numa tristeza mortal. Demorai-vos aqui e vigiai comigo.” E adiantando-se uns poucos de passos prostrou com o rosto em terra fazendo oração e dizendo: “Pai meu, se é possível passe de mim este cálice. Todavia não se faça nisto a minha vontade mas sim a tua”. Depois veio ter com os seus discípulos e os achou dormindo, e disse a Pedro: “Não pudeste uma hora vigiar comigo? Vigiai e orai para que não entreis em tentação. O espírito, na verdade, está pronto mas a carne é fraca”. De novo se retirou segunda vez e orou dizendo: “Pai meu, se este cálice não pode passar sem que eu o beba, faça-se a tua vontade”. E veio outra vez e também os achou dormindo porque estavam carregados os olhos deles. E deixando-os de novo foi orar terceira vez, dizendo as mesmas palavras. E então veio ter com os seus discípulos e lhes disse: “Dormi já e descansai. Eis aqui está chegada a hora em que o Filho do Homem será entregue”.»

terça-feira, 3 de abril de 2012

Tríduo Pascal 2012


Espiritualidade

Da Quaresma à Páscoa (42): Luís Miguel Cintra lê o Evangelho da Paixão de Cristo segundo S. Marcos | VÍDEO |
Princípio da narrativa da Paixão de Jesus Cristo no Evangelho segundo São Marcos: «Faltavam pois dois dias para chegar a Páscoa, em que se começavam a comer os pães asmos e os príncipes dos sacerdotes e os escribas andavam buscando modo como prenderiam por traição a Jesus, para o matarem, mas eles diziam: “Não convém que isto se faça no dia da festa, para não suceder que no povo se excite algum motim”. E Estando Jesus em Betânia, em casa de Simão, o leproso, e sentado à mesa, chegou uma mulher que trazia uma redoma de alabastro cheia de precioso bálsamo feito de espigas de nardo, e quebrada a redoma lho derramou sobre a sua cabeça.». Antes da leitura de Luís Miguel Cintra, o frei Mateus Peres introduz a sequência dos quatro relatos evangélicos e apresenta os traços essenciais da narrativa da Paixão segundo São Marcos.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Espiritualidade: Eunice Muñoz e Ricardo Carriço leem excertos da Bíblia e meditações para a Semana Santa

D.R.
 – Os atores Eunice Muñoz e Ricardo Carriço dão a voz às locuções das meditações e textos bíblicos propostos pelo site passo-a-rezar.net para a Semana Santa, que começou no domingo.
As meditações são recolhidas dos discursos do irmão Roger, fundador da Comunidade de Taizé, e do irmão Alois, atual prior, enquanto que as músicas são originárias da mesma fonte, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
A iniciativa “quer ajudar os portugueses a preparar e viver a Páscoa, continuando na oração diária, no ritmo acelerado do dia a dia, a proposta do encontro com Deus que a Igreja faz”, explica o comunicado.
A comunidade ecuménica de Taizé, situada no sul de França, acolhe milhares de jovens de todo o mundo que rezam com os religiosos, e a sua espiritualidade é replicada em encontros realizados nas paróquias de vários países.
O site passo-a-rezar.net, criado há dois anos com o apoio da ECCLESIA, é um projeto do Apostolado da Oração, obra da Companhia de Jesus, que se dedica à promoção da oração pessoal, oferecendo diariamente orações de 10 a 12 minutos em formato digital que chegam a cerca de nove mil pessoas.

Estiritualidade


Da Quaresma à Páscoa (40): Reaprender a arte da procura (II)
«Procurar cuidadosamente», ensina a mulher da parábola. Nós também temos de ir ao fundo e procurar a raiz daquilo que nos desvitaliza espiritualmente. Talvez seja um enorme, um terrível medo… Talvez seja uma insegurança fundamental no amor de Deus… Talvez me falte a confiança e também, por isso, a minha coragem é incipiente… Talvez tudo nasça de uma incapacidade de perdoar, isto é, de sobrepor às feridas e humilhações sofridas a certeza de que o amor é o único bem… Eu procuro cuidadosamente. Pudéssemos nós dizer com Santa Teresa Benedita da Cruz: «A minha procura da verdade foi autenticamente uma oração.»

Da Quaresma à Páscoa (41): Espero por Ti por toda a eternidade
No chamamento disseste-me que eu teria de sofrer muito. – Dez anos – meu Jesus, fizeste em mim segundo a Tua vontade – e Jesus ouve a Minha oração – se isto Te agrada – se a minha dor e o meu sofrimento – a minha escuridão e a minha separação Te proporcionam uma gota de Consolo – meu querido Jesus, faz de mim o que quiseres – enquanto quiseres, que nada te importem os meus sofrimentos e a minha Dor. Sou Tua. – Imprime na minha alma e na minha vida os sofrimentos do Teu Coração. Não Te importes com o que eu sinto. – Não Te importes sequer com a minha dor. Se a minha separação de Ti, – levar outros a Ti e no seu amor e na sua companhia Tu encontrares alegria e satisfação – pois bem, Jesus, estou disposta com todo o meu coração a sofrer tudo o que sofro – não apenas agora - mas para toda a eternidade – se tal fosse possível. Apenas quero a Tua felicidade.


Celebração de Ramos

– Bento XVI desafiou hoje as comunidades católicas a enfrentarem a “questão crucial” da vida e morte de Jesus num momento em que se preparam para a celebração da Páscoa.
“Para nós, quem é Jesus de Nazaré? Que ideia temos do Messias, que ideia temos de Deus?”, perguntou o Papa na homilia da celebração do domingo de Ramos, com a qual se inicia o ciclo da Semana Santa, o mais importante do calendário litúrgico católico, referindo que essas questões são o “ponto fulcral” dessa festa.
“Precisamente nesta semana, somos chamados a seguir o nosso Rei que escolhe a cruz como trono; somos chamados a seguir um Messias que não nos garante uma felicidade terrena fácil, mas a felicidade do céu, a bem-aventurança de Deus”, observou

“Que o domingo de Ramos possa ser para vós o dia da decisão: a decisão de acolher o Senhor e segui-lo até ao fim, a decisão de fazer da sua Páscoa de morte e ressurreição o sentido da vossa vida de cristãos”, pediu.


Destaques da Semana Santa


Missas da semana: 3ª feira em Colares às 19h00 e 4ª feira em Almoçegeme às 09h30.
Terça-Feira - Dia 2 
21h00 - Confissões de preparação para a Páscoa, em Colares.
TRÍDUO PASCAL
Quinta-Feira Santa – Dia 5 de Abril
21h00 – Celebração da Ceia do Senhor com Lava-Pés
“Não fostes capazes de vigiar uma hora comigo” Mt. 26, 40
Vigília de Oração. Legião de Maria das 22h00 às 23h00; Pastoral Vocacional das 23h00 às 24h00. A partir das 00h00 por localidades: Ulgueira das 00h00 até à 01h00; Penedo da 01h00 às 02h00; Eugaria das 02h00 às 03h00; Azenhas do Mar das 03h00 às 04h00; Colares das 04h00 às 05h00; Mucifal das 05h00 às 06h00; Almoçageme das 06h00 às 07h00; Praia das Maçãs das 07h00 às 08h00; Azóia e  Banzão das 08h00 às 09h00.
Sexta-Feira - 6 de Abril
10h00 – Oficio de Leituras e Laudes
15h00 – Celebração da Paixão e Morte do Senhor
21h00 – Via Sacra nas Azenhas do Mar
Sábado - 7 de Abril
10h00 – Oficio de Leituras e  Laudes
22h30 – Solene Vigília Pascal
Domingo de Páscoa - 8 de Abril
Missas: no Penedo às 9h15, em Almoçageme às 10h30, em Colares às 12h00 e 19h00, e no Mucifal às 18h00

domingo, 1 de abril de 2012

Espiritualidade

Da Quaresma à Páscoa (39): Reaprender a arte da procura (I)
«Qual é a mulher que, tendo dez dracmas, se perde uma, não acende a candeia, não varre a casa e não procura cuidadosamente até a encontrar?» Se calhar ainda nos restam nove ou sete ou cinco ou três moedas… E podemo-nos tentar consolar e enganar com elas, fingindo que não damos pela falta de uma outra vida, de uma outra frescura, de um coração inteiro. O primeiro momento da reconciliação é a decisão interior que nos leva a retomar, precisamente, a arte da procura e da inteireza. «Para ser grande, sê inteiro», dizia Fernando Pessoa. E o grande desafio da vida espiritual não é, claro, o da grandeza, mas o da inteireza. Sermos nós próprios.