segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Papa Bento XVI anuncia resignação


Bento XVI anunciou hoje a resignação ao pontificado a partir de 28 de fevereiro, abrindo a porta à eleição de um novo papa.

«Depois de ter examinado repetidamente a minha consciência diante de Deus, cheguei à certeza de que as minhas forças, devido à idade avançada, já não são idóneas para exercer adequadamente o ministério petrino», disse aos cardeais reunidos em consistório. no Vaticano.

«Estou bem consciente de que este ministério, pela sua essência espiritual, deve ser cumprido não só com as obras e com as palavras, mas também e igualmente sofrendo e rezando. Todavia, no mundo de hoje, sujeito a rápidas mudanças e agitado por questões de grande relevância para a vida da fé, para governar a barca de São Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário também o vigor quer do corpo quer do espírito; vigor este, que, nos últimos meses, foi diminuindo de tal modo em mim que tenho de reconhecer a minha incapacidade para administrar bem o ministério que me foi confiado», disse Bento XVI, citado pela Renascença.

Joseph Ratzinger, eleito em abril de 2005 para suceder a João Paulo II, completa 86 anos a 16 de abril.

De acordo com a mesma fonte, o último caso de um papa que resignou foi com Gregório XII, em 1415.

Sem comentários: