quinta-feira, 14 de março de 2013

Francisco I


Francisco: novo papa vai inspirar «cultura de misericórdia no interior da Igreja e nas relações com o mundo», diz padre Tolentino Mendonça
O padre José Tolentino Mendonça está convicto de que o novo papa, Francisco, vai ser «um grande inspirador de uma cultura da misericórdia no interior da Igreja e nas relações com o mundo e a cultura». Para o diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura a «misericórdia» e a «alegria», temas que pontuaram a intervenção de Francisco I nas reuniões entre cardeais que antecederam o conclave sinalizam «uma primavera de esperança na Igreja». O responsável lembrou que na primeira aparição aos fiéis, na praça de São Pedro, o novo papa disse em tom de brincadeira que os cardeais o tinham ido buscar ao fim do mundo, numa alusão ao seu país de origem. «Às vezes é preciso fazer uma grande viagem para lançar para próximo de nós o caminho da esperança», realçou.

Quaresma, quinta-feira da semana IV: mensagem quaresmal do cardeal Jorge Bergoglio, papa Francisco
Rasguem o coração e não as roupas de uma penitência artificial sem garantias de futuro. Rasguem o coração e não as roupas de um jejum formal e de cumprimento que nos continua a manter satisfeitos. Rasguem o coração e não as roupas de uma oração superficial e egoísta que não chega às entranhas da própria vida para a deixar tocar por Deus. Este é o convite, frente a tantas feridas que nos magoam e que nos podem levar à tentação de endurecermos: Rasgai os corações para experimentar na oração silenciosa e serena a suavidade da ternura de Deus. Rasguem os corações para sentir o eco de tantas vidas rasgadas e que a indiferença não nos deixe inertes. Rasguem os corações para poder amar com o amor com que somos amados, consolar com o consolo que somos consolados e partilhar o que recebemos.

Sem comentários: