quarta-feira, 27 de março de 2013

Palavras de Fé

O Poder de Cristo Ressuscitado

A Ressurreição de Jesus tem poder para transformar as nossas vidas. Pois, quanto mais aceitarmos a sua verdade, a sua realidade, maior será a mudança na nossa relação com Deus e com o mundo em que vivemos.
O pecado e a morte não triunfaram sobre Jesus Cristo. Nem podiam, na verdade, porque o homem Jesus Cristo é também Deus!
Quando, um dia, contemplarmos Deus como Ele verdadeiramente É, compreenderemos a riqueza da nossa própria vida, em toda a sua plenitude e dignidade. Havemos ainda de compreender  a perfeição e o Amor que se encontra n’Ele.
Agora, estas realidades ultrapassam-nos pois encontram-se para além do nosso simples entendimento. Compreendemos, no entanto, o suficiente para saber que a Vida e Amor em Jesus Cristo não se podem extinguir, não se podem derrotar. Com Ele, brotarão e crescerão, tornando-se a Sua dádiva para connosco.
E Ele quer nos dar a Sua Vida. Quer nos dar o Seu Amor. Fá-lo-á, se aceitarmos receber a Sua dádiva. Foi o que São Paulo procurou transmitir quando escreveu: “Agora a vossa vida está escondida com Cristo em Deus”(Col. 3,3). É-nos dada assim uma Nova Vida. Recebemo-la primeiro no batismo. Essa vida levou São Paulo a afirmar, noutra ocasião: “Vivo agora, não eu, mas é Cristo que vive em mim” (Gál. 2,20). Palavras arrojadas mas cheias de significado.
Jesus Cristo está vivo! Em nosso nome, e pela nossa salvação, Ele ganhou uma vitória final às trevas e à morte. A sua ressurreição é o esteio da nossa Fé cristã. É a certeza que nos orienta, o sinal dado por Deus de que nunca seremos derrotados nem morreremos.
Não podemos deixar de ter presente este Cristo ressuscitado da morte, cuja presença nos deve interpelar a lutar o melhor que soubermos e pudermos, de forma a vivermos como Ele nos ensinou. Ele está connosco, invisível aos nossos olhos mas sempre presente nos nossos corações, assim queiramos nós!
Pela Fé, podemos compreender, cada vez melhor, a Sua presença salvífica, em nós e em nosso redor. A celebração dos grandes mistérios da Fé, a Paixão Morte e Ressurreição do Senhor, são assim verdades que têm de influenciar a nossa vivência interna, aqui e agora, e não apenas verdades externas celebradas uma vez por ano. Estas verdades têm ainda de exercer o seu Poder sobre nós, a fim de estarmos melhor preparados para sermos, hoje, testemunhas de Cristo. A força para tal advém diretamente da nossa Fé e da nossa união com Cristo, e nunca de nós e nem dos nossos próprios recursos.
Caros colaboradores deste blog e amigos que o visitam, que o Senhor vos conceda esta preciosa força bem como uma Feliz e Santa Páscoa, animada pela Vida em Cristo Ressuscitado!

Pe. José António Rebelo da Silva

Sem comentários: