segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Partilha

Caros  companheiros de viagem peregrina aqui nesta Terra tão maravilhosa  (não fosse criada por Deus) e às vezes tão cruel (não fosse o Homem viver n'ela, governando-a),  veio-me ter à mão um escrito de Taizé e que eu quero partilhar convosco, ma vez que há "séculos" que não nos sentamos para falarmos destes assunto do Pai.
Ora aqui vai para ler no silencio da alma e reflectir com a assistência do E.Santo:
..." Cristo diz:  " É este o meu  mandamento: que vos ameis uns aos outros como eu vos amei" (João 15,12). Precisamos de silêncio para acolher estas palavras e pô-las em pratica. Quando estamos agitados e inquietos, temos tantos argumentos e razões para não perdoar e para não amar facilmente.Mas quando temos a nossa alma em paz e silêncio, estas razões desaparecem. Talvez por vezes evitemos o silêncio, preferindo-lhe qualquer barulho, palavras ou distracções, quaisquer que elas sejam,porque a paz interior é uma questão arriscada: torna-nos vazios e pobres, dissolve as amarguras e a revoltas e leva-nos ao dom de nós mesmos. Silenciosos e pobres, os nossos corações saõ conquistados pelo Espirito Santo, cheios de amor incondicional. DE FORMA HUMILDE MAS CERTA; O SILENCIO LEVA A AMAR:"
Assim, e isto agora digo eu, o silêncio põe-nos à escuta,  escuta de como posso "ver" Deus, com o meu olhar de finitude (?) Sim, eu sei, através da Palavra, dos Sacramentos, da oração pessoal e comunitária, através da Igreja e .... do rosto do meu irmão que por mim passa e que eu nem sempre vejo com o olhar de Maria... vou apressado de mais e o silencio nem sempre habita em mim.  Quando fico cheia de mim mesmo não tenho lugar para mais nada!
Diz  Sª Teresa do Menino Jesus: " A oração é um impulso do coração, é um simples olhar lançado para o céu, é um grito de gratidão e de amor, tanto no meio da provação como no meio da alegria "
Então é isso, quando souber (ou quiser) mesmo fazer silencio interior e der lugar a Deus e ao Homem no meu coração a minha vida  vai-se tornando  uma oração, um louvor. É como Santa Teresa diz um impulso...um grito.... e tudo por causa do Amor silencioso que Deus faz geminar em mim.... (se eu deixar)
Já escrevi muito e disse pouco; mas fica uma prece: Meu Senhor e Meu Deus faz-me humilde só Tu  és o Senhor desse dom .Sem Ti  não há silencio, gestos de Amor, sem Ti eu não sei fazer da minha Vida uma Oração...
Abraço na PAZ DE CRISTO e resto de Santo Domingo. ana saldanha (elemento da Equipa Casais Stª Maria/Colares)

Sem comentários: