domingo, 22 de dezembro de 2013

Boas Festas Natalícias

Caros amigos que nos visitais nesta página da Internet, nesta ocasião tão especial que é celebração do nascimento do nosso Deus. No Natal  somos todos convidados a entrar na gruta, transformada em catedral de luz, e a contemplar, nesta divina claridade com os olhos de Maria, O menino de Belém, deitado sobre palhas. “O Verbo era a Luz verdadeira que a todo o homem ilumina” (Jo 1,9). O silêncio, música de fundo, no coração da noite, é a nova linguagem do amor, sinal de acolhimento, respeito e adoração. Nesta escuta silenciosa em comunhão eclesial, louvamos e adoramos, no Espírito Santo, o inefável amor do Pai, que nos dá como presente de Natal o maior bem do mundo: o seu Filho Unigénito, cheio de bondade e misericórdia.
            Os sinais da manifestação de Deus, por vezes desarmam-nos. Deus baixa-se até ao homem, envolto em pobres panos, e revela-se em gestos de humildade, pequenez e pobreza.
            De permeio ao silêncio adorador de Maria e de José, um movimento inusitado surpreende os céus e as campinas de Belém. Os Anjos cantam as glórias do Senhor e os pastores, vigilantes, acorrem apressados ao presépio. Chegou o Emanuel o Deus connosco. O dinamismo do Natal impele-nos a olhar os céus para discernir a vontade Deus e a contemplar a terra para escutar os pedidos de socorro dos irmãos que precisam de nós. É impossível escutar a voz de Deus sem escutar os outros, em particular o grito dos oprimidos, dos marginalizados, dos pobres desprezados e dos doentes.
            Deus enviou o Seu amado Filho, para nos libertar da escravidão do pecado, e oferece a cada homem e a cada mulher a possibilidade de viver a plenitude da vida n`Ele. Deus amou de tal maneira o mundo que enviou o Seu Filho Unigénito para o salvar (cf.1Jo 4,14. A grandeza deste amor sublime enche-nos de assombro e gratidão, porque Deus, para nos enriquecer e engrandecer, revestiu-se da natureza humana e fez a Sua tenda entre nós.
            Só aos humildes o Senhor se revela, só os pequenos têm acesso à gruta de Belém, onde se entra dobrando a cerviz da importância da auto-suficiência, do amor próprio, vestindo a roupagem da generosa disponibilidade no serviço. Irmãos deixemo-nos tocar verdadeiramente pelo espírito do Natal.Pelo espírito de Deus, que é vida, mansidão e paz. O menino que hoje nasceu é o príncipe da paz, é aquele que nos pode dar a verdadeira paz.
            Neste natal, saúdo com profunda alegria e sincero afeto no Deus Menino todos os paroquianos de Colares, bem como todos aqueles que nos visitam nesta altura do ano bem como aqueles que nos visitam a partir deste blog. Além das luzes e ornamentos natalícios, que embelezam as nossas ruas e as nossas casas, a alegria, a saudade e o amor juntam as nossas famílias e amigos, em saudável convívio fraterno. Todos estes gestos simples de profundo unem o passado e o presente. É tempo de festa e de alegria que se prolonga durante a oitava do Natal, como se fosse um só dia. O mistério do natal deve acontecer, todos os dias, na nossa vida!
            Boas festas! Alegria! santo e Feliz Natal!


Pe. José António Rebelo da Silva.

Sem comentários: