segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Encontro

No passado dia 6 a "LUMEN GENTIUM" foi motivo de encontro da nossa comunidade paroquial com o Sr. Bispo D. Joaquim Mendes.
O encontro iniciou-se pelas 21.30 h, numa das salas do Centro Social e Paroquial.
O tema predominante foi a "Lumen Gentium" (LG), sendo uma das parte de Vat II que trata da Constituição Dogmática da Igreja, a qual se divide em VIII Capítulos distintos.
Abordamos sumariamente cada um deles, nomeadamente, a Igreja, como Povo de Deus que caminha, aqui na terra, iluminada pela Luz de Cristo e guiada pelo Espírito Santo, sendo a meta o Reino de Deus (aquele momento mágico, digo eu em meu humilde pensar, em que o Povo de Deus se encontrará  definitivamente reconciliado com e em Jesus Cristo, face a face com o Pai, para com Ele viver a glória do Seu Reino de Eternidade, que não é deste mundo, mas começa aqui e agora).
Cristo fundou a Sua Igreja, na comunhão da Trindade e por isso Santa,da qual nós somos as "pedras vivas" que comungando dessa mesma comunhão, em Cristo, formamos o Seu Povo em movimento e tantas vezes pecador.
No entanto a Igreja que chega aos nossos dias, não nasce assim, de um momento para o outro, Ela é o fruto de uma caminhada de história que DEUS faz com o Seu Povo, firmada em constantes alianças com o propósito da salvação comunitária do homem desde o Antigo Testamento e que se prolonga e prolongará  no tempo na Igreja de Cristo do Novo Testamento,  firmada com o selo da Sua Fidelidade e do Seu Amor.
É assim, que de infidelidade em infidelidade humana,  o Senhor nosso Deus vai preparando o caminho para a chegada da NOVA e ETERNA ALIANÇA, Aliança perfeita que em "Jesus Cristo havia de ser estabelecida e da revelação mais completa" (LG) :- A revelação do Pai através do Filho, muito amado, VERBO ENCARNADO feito Homem.
Com a novidade de Jesus, abre-se um novo caminho de Esperança para o Povo de Deus que passou do   AT, para o NT, a Igreja que hoje somos.
Tal como Cristo, a Luz do Mundo, projecta a Sua Luz na Sua Igreja, assim  também nós  somos iluminados por essa mesma Luz , como membros activo de um Corpo (Corpo Místico de Xto), em que Ele é a cabeça. (s. Paulo).
Aqui passamos pelo testemunho. É  para nós que olham quando procuram Jesus. (Act)
Para este ponto, D. Joaquim, chamou-nos bem a atenção, lembrando-nos os exemplos de Xto, na Partilha não só espiritual, mas também material, no Acolhimento, sinal de comunhão Trinitária, no Perdão, na Misericórdia, na Relação diária entre o Pai e o Filho e o Filho e o Pai, e que passa pelo próximo (parábola do samaritano).
Como disse  o Sr. Bispo, não textualmente, estas palavras não podem ecoar na Igreja, isto é, em nós, como vazias e bonitas, agradáveis ao ouvido e deitadas ao vento, tem de ser muito mais.... Tem de ser, ou deviam ser, interiorizadas, meditadas como expressão do nosso viver:- A vida em comunhão com toda a Igreja (papa, bispo,sacerdote, diácono, consagrados e leigos, diferentes mas iguais) que  amamos em Cristo Jesus, na união do mesmo Credo (Fé) e no amor fraterno aos irmãos, a todos sem excepção.
Assim, também nós que tivemos a graça de receber a Luz de Cristo, pelo baptismo, a devíamos partilhar, projectando-a no irmão.
Não quero deixar de dizer que falamos ainda da Virgem Maria, no seu papel de Mãe aceitando acolher em Seu ventre o Verbo que se faz Palavra "comparando-A" com o papel acolhedor da  Igreja (Mãe que acolhe).
Assim, terminou o nosso tempo de partilhas fraternas, onde seguramente aprofundamos um pouco mais a nossa Fé, num Deus Trino e Uno de Amor.
Ao Sr. Bispo D. Joaquim expressamos, na altura em uníssono, o nosso agradecimento pela partilha que connosco fez e o desejo de "volte sempre".
ana saldanha (elemento da Equipa Casais Stª Maria/Colares)

Sem comentários: