domingo, 15 de dezembro de 2013

Partilha

Olá ! Uma saudação amiga em Cristo Jesus.

Há muito que a chata não diz nada, mas foi uma semana cheia de voltas e.... sabem como é.....o tempo passa correndo ligeiro . Não queria,, no entanto que passasse (embora estejamos à beira disso) a II Semana do Advento, sem falar, não só daquela figura gigante do Antigo Testamento, retrata por Mt, que  é João Batista. Sabiam que João quer dizer "Dom de Deus"? Dom de Deus que batizava ,com água e que disse que havia de vir  um Maior que ele e que  batizava no Espírito Santo e no fogo. Arrependei-vos era a palavra chave. Celebramos também neste domingo Aquela que foi é e será a Senhora do Sim, Aquela que transportou o Verbo Encarnado para salvação de todos nós, sem excepção, Padroeira e Raimha de Portugal, coroada por D. João IV (acho) e a partir dessa data, quer os nossos reis quer as rainhas, colocaram mais a coroa, porque a Senhora Mãe do Menino, da Igreja e nossa Mãe é a Rainha!
Mais uma cusquice, sabiam que a Coroa do Advento era um costume nórfico?
Uma coroa e 4 velas, sendo que uma após outra se vão acendendo a cada semana do Advento. Cada vela representa uma figura do Advento. A 1ª vela (1º domingo) repesenta a figura de Isaias, profeta do AT. O Livro de Isaias está cheio de profecias de esperança prefiguradas em JC. A 2ª vela (II domingo) transporta-nos à figura de João Batista, o maior de todos os profetas do Antigo Testamento (AT)). Sendo anterior ao Reino que Jesus nos traz, João Batista  anuncia a vinda  do "Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo" fechando assim o AT, porque.... a Senhora do Sim abre-nos as portas do Novo Testamento (NT), é Ela que transporta em Seu ventre a Esperança anunciada , pelos profetas, .no NT (simplesmente maravilhoso! São as maravilhas do Senhor Deus!) . Assim, a Maria corresponde a 3ª vela (III domingo- amanhã).
Depois de Isaias (representa o AT), vem J.Batista (como que se encerra-se um capitulo da,  História de Deus com o seu Povo do AT), segue-se Maria, portadora da Esperança anunciada no AT, e...eis que surge a 4ª luz da coroa do Advento, a maior revelação de Deus ao Homem : JESUS! Deus feito , um de nós... que connosco caminha!
Uma frase que eu medito, entre  outras, é esta dum sr  C.Lewis: "O Filho de Deus tornou-se Homem para permitir que os homens se tornassem filhos de Deus" (um no meio de nós).
Deixo-vos na Paz deste Menino de Belem, desejando que a Advento seja o tempo da espera e da vinda, porque Ele é o Senhor do "encontro e da procura".

ana saldanha (elemento da Equipa Casais Stª Maria/Colares)

Sem comentários: