quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Pastoral da Cultura » É novo

Fé em Deus precisa de «muito estudo» e «diálogo» para combater «bloqueio cultural»A afirmação da fé em Deus confronta-se com um «autêntico bloqueio cultural» proveniente de um «”cientismo” satisfeito ou meramente ignorante», afirmou esta terça-feira em Lisboa o bispo do Porto, D. Manuel Clemente. «Considero este bloqueio uma das fronteiras mais difíceis e exigentes da nova evangelização, requerendo da nossa parte [Igreja Católica] muito estudo e vontade de aprender, bem como reforçada disposição para o diálogo e o esclarecimento, com a maior coerência prática também», frisou numa conferência sobre o impacto do Concílio Vaticano II (1962-1965).

Semana Santa de Braga apresenta programa com 20 eventos culturais | VÍDEO |
O programa das celebrações da “Semana Santa de Braga”, que o Turismo do Porto e Norte de Portugal quer candidatar a Património Imaterial da Humanidade, vai ser composto por 20 eventos culturais, como exposições de pintura e fotografia e concertos. Uma procissão penitencial ao Bom Jesus, a trasladação do Senhor dos Passos e Via Sacra, a bênção dos Ramos, as procissões dos Passos, do Senhor “Ecce Homo”, da Burrinha e do Enterro do Senhor e a Visita Pascal são alguns dos tradicionais momentos religiosos das celebrações que atraem milhares de peregrinos e turistas a Braga. Conheça as iniciativas, as datas e os locais.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Internet - Lisboa

Mais de 40 movimentos de leigos católicos portugueses unem-se em novo site | VÍDEO |
A Confederação Nacional do Apostolado dos Leigos estreou na sexta-feira um site na internet que congrega as atividades e objetivos de mais de 40 movimentos católicos portugueses. A página «tem por finalidade proporcionar uma plataforma de comunhão entre os leigos em Portugal, no intuito de testemunhar as razões da sua fé, fomentar o conhecimento recíproco, promover o discernimento cristão comunitário das realidades contemporâneas e dos desafios da sua evangelização e, assim, contribuir para uma maior unidade de espírito e de ação no serviço dos leigos no mundo», explica uma nota enviada ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.
Revelação de escultura baseada na cruz de Cristo antecede simpósio sobre Teologia do Corpo | VÍDEO |
A cruz “Ut Christus Ecclesiam Amavit” (Como Cristo amou a Igreja), do escultor Carlos Oliveira e do padre Miguel Pereira, vai ser apresentada quarta-feira em Lisboa, no âmbito do Simpósio Internacional da Teologia do Corpo, marcado para junho, em Fátima. Os autores, que se inspiraram nas catequeses do beato João Paulo II sobre a Teologia do Corpo, vão fazer a apresentação da cruz a nível artístico e teológico, enquanto que a cantora lírica Lucília de Jesus interpretará o “Stabat Mater” em gregoriano.

Ação pela caridade une Igrejas cristãs

CONCELHO DE SINTRA INICIA PROJETO ECUMÉNICO

Um conjunto de organizações ligadas a diversas Igrejas cristãs, incluindo a Igreja Católica, presentes no concelho de Sintra, assinou, no passado Domingo, 20 de janeiro, um memorando de intenções “de.

Patriarcado de Lisboa

O Santuário do Senhor Jesus do Carvalhal, um dos santuários do Patriarcado de Lisboa, onde durante o ano da fé pode alcançar Indulgência Plenária renovou o seu site. Conheça aqui: http://santuariosrjesus.wix.com/site

Oração de entrega total a Deus

Meu Deus e Pai, venho a Ti em oração para te entregar toda a minha vida, pois está escrito que o Senhor amou o mundo de tal maneira, que enviou Teu único Filho para nos salvar. Quero abrir as portas do meu coração neste momento, para reconhecer e receber a Jesus Cristo como meu único Senhor e Salvador.
Senhor Jesus, entrego-me a Ti de todo o meu coração. Perdoa-me de todos os meus pecados e fraquezas e, como barro nas mãos do oleiro, molda-me como um vaso consagrado, cheio do Teu Santo Espírito. Eu me coloco totalmente nas tuas mãos para fazer a Tua vontade, e não a minha.

Entrego a ti todos os meus sonhos e desejos, peço que o Senhor revele a tua vontade. Instrua-me no caminho que devo seguir, pois está tudo em Tuas mãos. Amém.
http://www.nospassosdemaria.com.br

sábado, 26 de janeiro de 2013

Oração da Manhã:

“Renova-me Senhor Jesus,
Já não quero ser igual,
Renova-me Senhor Jesus,
Põe em mim teu coração,
Porque tudo que há dentro de mim,
Necessita ser mudado Senhor,
Porque tudo que há dentro do meu coração,
Necessita mais de ti...” ( música católica)
http://www.nospassosdemaria.com.br/Evangelho.html

Vaticano

Pontifício Conselho da Cultura reúne para debater «evidente dificuldade na transmissão da fé» aos jovens«A questão juvenil existe também na Igreja e torna-se mais candente por causa, entre outros fatores, da evidente dificuldade na transmissão da fé», considera o responsável máximo do Pontifício Conselho da Cultura. As culturas juvenis constituem o tema da próxima assembleia plenária do Pontifício Conselho da Cultura, que decorre de 6 a 9 de fevereiro, em Roma, com a participação de mais de 60 personalidades do mundo eclesial e da sociedade civil de vários países, entre as quais o diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, padre José Tolentino Mendonça, um dos consultores do organismo sediado no Vaticano. O presidente do dicastério, cardeal Gianfranco Ravasi, decidiu abrir um diálogo com os jovens na rede social Twitter. A 31 de janeiro, durante a conferência de imprensa de apresentação dos objetivos e programa da assembleia plenária, serão lidas algumas das questões colocadas.
Curso de Espiritualidade da Universidade Católica quer robustecer «poço de interioridade» dos cristãos
A Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa inicia em fevereiro a 5.ª edição do Curso de Espiritualidade Cristã, com sessões em Lisboa que decorrem até dezembro aos sábados de manhã. «Vivemos num contexto cultural em que a fé cristã tende a evaporar-se e enfrenta mesmo contestação. Cada cristão tem que se responsabilizar por aprofundar as razões do seu crer. Deve robustecer o ‘poço da interioridade’, tanto vivencial como intelectualmente. Trata-se de cultivar a experiência da relação com Deus – frescura espiritual – e, ao mesmo tempo, refletir sobre essa experiência – aprofundamento intelectual».

Bíblia, cultura e unidade dos cristãos
«A cultura é, por natureza, um grande laboratório da experiência ecuménica; por um lado há a valorização da singularização, mas por outro há a alegria e a necessidade de gerar convergências e encontros. A Bíblia é, sem dúvida, a casa comum dos cristãos das várias confissões. Não é por acaso que em torno à reivindicação da Bíblia muitas das confissões cristãs se estruturaram. No último dia da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, 25 de janeiro, propomos uma breve reflexão sobre a importância da Bíblia e da cultura para o desenvolvimento do ecumenismo, recolhida do diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, padre José Tolentino Mendonça

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Catequese

Caros catequistas,
já disponível em www.catequese.net

1. Programa anual para adolescentes - atualizado
veja as novas datas e atualizações do programa anual dos adolescentes.
2. A Peregrinação da fé: para viver a quaresma e a páscoa
A proposta do Departamento de Catequese para a vivência da quaresma e a páscoa

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Oração da noite

Boa noite, Pai.
Termina o dia e a Ti entrego meu cansaço.
Obrigado por tudo e... perdão.
Obrigado pela esperança que hoje animou os meus passos,
pela alegria que vi no rosto das crianças;
Obrigado pelo exemplo que recebi daquele meu irmão;
Obrigado também por isso que me fez sofrer...
Obrigado porque naquele momento de desânimo me lembrei que tu és meu Pai;
Obrigado pela luz, pela noite, pela brisa, pela comida, pelo meu desejo de superação...
Obrigado, Pai, porque me deste uma Mãe!
Perdão, também, Senhor!
Perdão pelo meu rosto carrancudo;
Perdão porque não me lembrei que não sou filho único, mas irmão de muitos;
Perdão, Pai, pela falta de colaboração e serviço
e porque não evitei aquela lágrima, aquele desgosto;
Perdão por ter guardado para mim a tua mensagem de amor;
Perdão por não ter sabido hoje entregar-me e dizer: "sim", como Maria.
Perdão por aqueles que deviam pedir-te perdão e não se decidem.
Perdoa-me, Pai,
e abençoa os meus propósitos para o dia de amanhã;
que ao despertar, me invada novo entusiasmo;
que o dia de amanhã seja um ininterrupto "sim" vivido conscientemente.
Boa noite, Pai. Até amanhã.

http://www.nospassosdemaria.com.br/

D. Noberto Rivera

Com Jesus o casamento pode ser transformado em vinho novo, ensina Cardeal do México 
"Se Jesus está na casa, a ele se pode recorrer quando começa a faltar o vinho, quando diminui o entusiasmo, o atractivo físico, a novidade, -em uma palavra-, quando o amor dos noivos chega a faltar. Jesus saberá converter a água da rotina em vinho melhor que o primeiro amor; Jesus fará com que apareça um amor mais profundo, mais duradouro, feito de compreensão, de diálogo e mútuo conhecimento, de solidariedade, de respeito e de perdão: um vinho melhor que o primeiro que nem sequer os esposos conheciam", declarou Dom Noberto Rivera.

Bento XVI

Setúbal: Papa concede Indulgência Plenária Perpétua ao Santuário de Cristo-Rei

Setúbal, 22 jan 2013 (Ecclesia) – O Papa concedeu a Indulgência Plenária Perpétua ao Santuário de Cristo-Rei, na Diocese de Setúbal, conhecido pela imagem de Jesus de braços abertos que domina o rio Tejo junto a Lisboa. O reitor do santuário disse hoje à Agência ECCLESIA que o documento é “bastante importante”...

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

São Sebastião 20-01-2013




Santo Antão

Santo Antão: deixar tudo e partir para o deserto | IMAGENS |
Em 269, um jovem egípcio toma à letra o conselho que Jesus dá um homem rico no Evangelho: “Se queres ser perfeito, vende tudo o que tens… Depois vem e segue-me” (Mateus 19, 21-22). António distribui todos os seus bens aos pobres e vai viver como eremita no deserto da Tebaida, na margem oriental do Nilo. Santo Antão incarna a figura emergente do eremita na história do cristianismo. Ele é considerado o “pai” dos anacoretas (do grego anakhôrein, “retirar-se”). As tentações a que Santo Antão foi submetido inspiraram muitos artistas. Uma das representações mais marcantes é a do surrealista Salvador Dali (1904-1989). Realizada em 1946, depois da II Guerra Mundial, reflecte o período místico do autor.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Retiro no Centro Diocesano de Espiritualidade do Turcifal

A Direcção Diocesana de Lisboa do movimento familiar “Casais de Santa Maria”, leva a efeito a partir das 9 horas de Sábado dia 2, até cerca das 17 horas de Domingo dia 3 de Fevereiro, no Turcifal um Retiro coordenado pelo Pe. Carlos Delgado da Paróquia de Nossa Senhora de Lurdes – COIMBRA, sobre o tema “VIVER A FÉ A PARTIR DA FAMÍLIA”, aberto a todos os interessados.
O custo por casal é de € 70,00, pagável à chegada. As inscrições devem ser feitas até dia 20 de Janeiro, na secretaria Paroquial, ou através dos comentários desta mensagem

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Festa de São Sebastião 19 e 20


Pastoral da Cultura

Catecismo da Igreja Católica revisitado no DVD “Esta é a nossa fé” | VÍDEO |
A Paulus lançou este mês o DVD “Esta é a nossa fé”, que pretende tornar-se um «bom subsídio de divulgação dos conteúdos do Catecismo da Igreja Católica», lançado há 20 anos. Os conteúdos, preparados com o aconselhamento do Instituto de Formação Cristã do patriarcado de Lisboa, «são destinados aos cristãos católicos em geral, com um foco especial na juventude», explica uma nota enviada ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura. O filme de 84 minutos, à venda por 12 euros, está dividido em quatro partes e segue o esquema do Catecismo: “Em que acreditamos”, “Como celebramos os mistérios cristãos?”, “Como Vivemos? e “Como Rezamos?”. O DVD, de que apresentamos excertos, recolhe depoimentos de bispos, teólogos, formadores e catequistas, padres e leigos portugueses.
O mal: uma difícil questão 
Como é que o mal deixa de ser o irreparável? Quando aproveitamos o contexto de mal para um acontecimento doutra ordem. Quando deixamos apenas de perguntar: «Porque é que isto me aconteceu?». E investimos antes as nossas forças criadoras a decidir: «Como é que devo reagir vitalmente a isto que aconteceu?».
“Guia para um final feliz”: saber olhar o futuro com esperança após a perda, ausência e frustração | IMAGENS + VÍDEO |
Construir de forma consistente uma obra que se debruce sobre um dos maiores e mais comuns problemas que afligem a nossa sociedade – a capacidade de lidar com a perda, a ausência e a frustração – está longe de ser uma tarefa fácil. Mas foi a que assumiu o realizador David O. Russell ao propor-se simultaneamente retratar, convidar à reflexão e divertir os espetadores com a adaptação ao cinema do romance “Silver Linings Playbook” de Matthew Quick (2008). Do ímpeto de evasão à procura dos paliativos mais imediatos, do desmoronamento à reconstrução da relação a dois, da dúvida e do pessimismo à convicção e à esperança em melhores dias, tudo começando no princípio de que é de dentro de nós que parte a solução, eis um filme que de forma suave é capaz de tocar questões importantes que fazem parte do nosso dia-a-dia – questões nossas ou dos que nos rodeiam.

Oração


15 3ª-f.
Senhor, nosso Deus, como é admirável o teu nome em toda a terra! Que o teu louvor seja cantado pela boca das crianças e dos pequeninos.
(Sl 8)

16 4ª-f.
Ana disse: «O meu coração exulta de júbilo no Senhor, porque me alegro na sua salvação. Ninguém é santo como o Senhor, ninguém é forte como o nosso Deus.»
(1 Sam 2,1-4)

17 5ª-f.
Ao cair da tarde, quando o sol se pôs, trouxeram a Jesus todos os enfermos e possessos. E Jesus curou muitos enfermos e expulsou muitos espíritos malignos.
(Mc 1,29-39)

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Filme de temática Espiritual

Sexta-feira 18 de Janeiro, no CEDCRAM, nas 
Azenhas do Mar às 21h30. 

Destaques da Semana

Durante os dias de semana não haverá Missas na Paróquia.
QUINTA-FEIRA: Confissões às 19h00, Oração Mariana, Rosário, Missa e Adoração ao SS.mo Sacramento às 21h00, nas Azenhas do Mar. Ensaio de Cânticos litúrgicos, em Colares às 21h30.
SEXTA-FEIRA: Filme de temática espiritual, no CEDCRAM das Azenhas do Mar, às 21h30: “Vida do Pe. Pio”.
SÁBADO: Celebração da Palavra na Azóia às 16h00 e na Praia das Maçãs às 17h30. Missa no Mucifal às 19h00.
DOMINGO: Festa de São Sebastião: Procissão com saída do Mucifal às 15h00 e Missa na Igreja de São Sebastião às 16h00. Haverá também festa com programa a consultar. A receita da festa reverte para obras de manutenção da Igreja de São Sebastião, algumas de carácter urgente.

domingo, 13 de janeiro de 2013

Oração

12 Sáb.
Santos e humildes de coração, bendizei o Senhor: a ele o louvor eternamente. A sua misericórdia é eterna.
(Dan 3,51-90 (A,65-67))

13 Dom.
O Espírito Santo desceu sobre Jesus, como uma pomba. E do Céu veio uma voz, que dizia: «Tu és o meu Filho muito amado; em ti pus o meu encanto.»
(Lc 3,15-22)

14 2ª-f.
Deus disse: «Eu sou o Senhor, teu Deus, que te fez sair do Egipto, de uma casa de escravidão. Não terás outro deus além de mim».
(Ex 20,1-21)

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Religião

Patriarca de Lisboa apresenta novo tema de 'Acreditar com o Concílio'http://www.youtube.com/watch?v=ymtaWl0vNpo&feature=share&list=PLTOpARp2MHfYK6OVzdAEJ6ERqL4Uk19WH

Oração

Dia 9 4ª-f.
Eu confio no Senhor, a minha alma confia na sua palavra. A minha alma espera pelo Senhor mais do que as sentinelas pela aurora.
(Sl 130)

Dia 10 5ª-f.
São Paulo escreve: O Espírito aspira ao que dá vida e paz.
(Rom 8,5-11)

Dia 11 6ª-f.
São Paulo escreve: Se morrermos com Cristo, também com ele viveremos.
(2 Tim 2,8-13)

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Oração dia 8 - 3ª Feira

Tu usaste de muita misericórdia, Senhor, e não abandonaste o teu povo no deserto; não se afastou dele a coluna de nuvem que o guiava durante o dia, nem a coluna de fogo que, durante a noite, lhe iluminava o caminho.
(Ne 9,9-19)

Paula Moura Pinheiro: o exercício «simples e arriscado» de expor as dúvidas de fé | VÍDEO |
«Por que é que Deus, que pode tudo, não abençoou todos com a graça da fé?» Esta foi uma das dúvidas de fé colocadas por Paula Moura Pinheiro, em conversa que teve lugar em novembro na Capela do Rato, em Lisboa. Num exercício que qualificou de «simples e arriscado», a jornalista contou que algumas das suas incertezas, como o motivo da irascibilidade de S. Paulo, foram ultrapassadas com o tempo. Outras subsistiram ou foram emergindo. Entre as dúvidas, duas certezas: «Não tenho dúvida de que a todo o instante acontecem milagres» e que «Deus pode tudo». Na iniciativa participaram também João Duque, presidente do Instituto Superior de Economia e Gestão, e Maria da Glória Garcia, reitora da Universidade Católica Portuguesa.

sábado, 5 de janeiro de 2013

6 Domingo, dia de Reis

 DOMINGO: Solenidade da Epifania: Encerramento da Visita Pastoral à Vigaria de Sintra. Missa no Pavilhão de Hóquei de Sintra às 11h00, presidida pelo Sr. Cardeal Patriarca e transmitida pela TVI

Fé e Cultura

Tese de doutoramento sobre “Fátima e criação artística” aprovada na Universidade de CoimbraO responsável pela secção de Arte e Património do Santuário de Fátima e director do respectivo museu, Marco Daniel Duarte, defendeu com sucesso a 2 de Janeiro, na Universidade de Coimbra, a sua dissertação de doutoramento. «A investigação operada leva a concluir que o santuário se mostra, ao longo de 90 anos de história, como estaleiro por onde passam vários movimentos estéticos, desde os que se fazem repercutores da arte de Oitocentos, dando início à construção de um santuário de traçado revivalista coroado por uma monumental basílica riscada por Gerardus van Krieken, até aos que já podem ser entendidos como exibidores da arte do século XX».

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Música

Música: Rão Kyao em «melodias franciscanas»

Lisboa, 03 jan 2013 (Ecclesia) – O músico português Rão Kyao lançou um CD com “melodias franciscanas”, a convite da Ordem dos Frades Menores, em Portugal.
O provincial da Ordem Franciscana, padre Vítor Melícias, apresenta o álbum, enviado à Agência ECCLESIA, como uma forma de associar a “arte sublime e a profunda espiritualidade de Rão Kyao” às “melodias, letras e a mística a que a alma franciscana foi dando forma”.
“Cantar com Francisco de Assis, é gritar Alegria e Esperança”, acrescenta.
O CD é composto por 20 temas interpretados por Rão Kyao, nas flautas de bambu, e Renato Silva Júnior, ao órgão.
No repertório podem ser escutados temas conhecidos da família franciscana como “Oração de São Francisco” ou “Vou cantar um hino à vida

Escutas

Escutismo: Chefe nacional dirige mensagem de ano novo

Lisboa, 03 jan 2013 (Ecclesia) – O responsável máximo do Corpo Nacional de Escutas, que agrega os escuteiros católicos, deseja que 2013 seja um “ano de paz para todo o mundo e que o espírito de homens de boa vontade cresça na Terra”.
“Que seja um ano marcado pela esperança que somos capazes de transmitir aos outros, e pela fé, de que daremos testemunho”, diz Carlos Alberto Pereira, chefe nacional, na mensagem apresentada em vídeo
RJM
O Serviço Diocesano de Acólitos do Patriarcado de Lisboa promove, nas manhãs de sábados de Janeiro, a Formação de Acólitos Seniores.
“Este ano a Formação dos Acólitos Seniores não será um Curso de Cerimoniários, mas terá uma nova dimensão, pois ajudará os grupos paroquiais a viver melhor o Ano da Fé, além de os ajudar a viver mais como Grupo que serve Jesus no Altar”, refere um comunicado do director deste serviço, padre Luís Leal, que convida ainda os acólitos para o Encontro/Retiro, na Serra da Estrela, no Carnaval.
 Este sacerdote lembra também a importância do jogo ‘O Peregrino’, que se encontra disponível na Livraria Nova Terra, no Patriarcado, “e que é uma boa ajuda para a formação dos acólitos”

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Vaticano: Bento XVI saúda chegada de 2013 e elogia quem promove mundo mais justo e em paz

Cidade do Vaticano, 01 jan 2013 (Ecclesia) – Bento XVI desejou hoje no Vaticano um “bom ano” para todas as pessoas, em 2013, apelando à construção de um mundo mais “justo e fraterno”, no qual se eliminem guerras e inimizades.
“Dirijo a todos o voto mais cordial para o novo ano: que possa ser verdadeiramente um bom ano e assim será se acolhermos em nós e entre nós o amor que Cristo nos deu”, disse o Papa, desde a janela do seu apartamento pessoal, perante milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro para a recitação da oração do Angelus.
O primeiro dia de 2013 foi também o momento escolhido por Bento XVI para regressar à rede social Twitter, com nova mensagem em oito línguas, incluindo o português, para mais de 2 milhões de seguidores: “Que o Senhor vos abençoe e proteja no novo ano”.
Na oração do Angelus, o Papa dirigiu-se também a “todos os povos e nações de língua portuguesa, aos seus lares e comunidades, aos seus governantes e instituições”: “Desejo a paz do Céu que hoje vemos reclinada nos braços da Virgem Mãe. Feliz ano novo”.
Bento XVI pediu “gestos concretos” que promovam “diálogo, compreensão e reconciliação”, evocando a celebração do Dia Mundial da Paz.
À imagem do que fizera no último dia de 2012, Bento XVI elogiou os que promovem o bem, em particular os “muitos obreiros da paz”, que trabalham sem ruído, como “fermento na massa”.
Segundo o Papa, o novo ano é como “uma viagem”: “Com a luz e a graça de Deus, que [2013] possa ser um caminho de paz para cada homem e cada família, para cada país e para o mundo inteiro”.
 OC

Portugal: Cardeal-patriarca pede políticas que defendam a família

Rio de Mouro, Lisboa, 01 jan 2013 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa pediu hoje que Portugal promova uma “autêntica política de proteção à família” para superar a atual situação em que se encontra, alertando para uma “crise de civilização” na Europa.
“Somos um país a lutar corajosamente para vencer um período difícil da nossa história. Mas olhemos corajosamente para o que está a acontecer às famílias: leis permissivas que não valorizam o aprofundamento dos seus valores constitutivos; leis fiscais que penalizam a família; a incapacidade de evitar que o drama do desemprego se abata sobre famílias inteira;”, disse D. José Policarpo, na homilia da missa da solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, Dia Mundial da Paz, a que presidiu na Paróquia de Rio de Mouro

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Oração da Família

Senhor, nós vos louvamos pela nossa família e agradecemos a vossa presença em nosso lar.
Iluminai-nos para que sejamos capazes de assumir nosso compromisso de fé na Igreja e de participar da vida de nossa comunidade.
Ensinai-nos a viver a vossa palavra e o Vosso mandamento de Amor, a exemplo da FAMÍLIA DE NAZARÉ.
Concedei-nos a capacidade de compreendermos nossas diferenças de idade, de sexo, de carácter, para nos ajudarmos mutuamente, perdoarmos nossos erros e vivermos em harmonia.
Dai-nos, Senhor, saúde, trabalho e um lar onde possamos viver felizes.
Ensinai-nos a partilhar o que temos com os mais necessitados e empobrecidos, e dai-nos a graça de aceitar com fé e serenidade a doença e a morte quando se aproximem de nossa família.
Ajudai-nos a respeitar e incentivar a vocação de nossos filhos quando quiserdes chamar a Vosso serviço.
Que em nossa família reine a confiança, a fidelidade, o respeito mútuo, para que o amor se fortifique e nos una cada vez mais.
Permanecei em nossa família, Senhor, e abençoai nosso lar hoje e sempre. Amém!