quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Partilha

Hoje, dia 22 de Janeiro  temos na Igreja Católica a Solenidade de São Vicente, padroeiro do Patriarcado de Lisboa, pelo que o Sr. Patriarca presidirá, pelas 19h, na Sé de Lisboa, à Eucaristia. Uma forma de nos unirmos todos à "volta da Mesa" para, em conjunto, celebrarmos, em Acção de Graças, também a graça deste diácono mártir ter passado pelas nossas terras deixando-nos marcas de Esperança. Claro, aos nossos antepassados, mas que chegam sempre até nós pela passagem do testemunho. 
Vicente era natural de Huesca (Espanha), descendendo de uma ilustre família. Foi arquidiácono em Saragoça.
Perseguido por Dioclaciano, no ano 303, foi preso e torturado, em Valência. É proclamado padroeiro de Lisboa em 1173, aquando da transferência das suas relíquias do Algarve para uma Igreja fora das muralhas de Lisboa, hoje denominada pela nossa tão conhecida Igreja de S. Vicente de Fora (onde hoje fica o Patriarcado)

Vou-vos deixar com esta frase de S. Francisco de SAles: " O pedido mais importante que devemos fazer a Deus é a união da nossa vontade com a d'Ele".
É uma verdade! Eu por mim, costumo dizer: que a vontade d'Ele seja a minha e se isso não acontecer, que eu saiba aceitar a d' Ele.

Despeço-me desejando que a Santa Maria vos acompanhe.

ana saldanha (elemento da Equipa Casais Stª Maria/Colares)

Sem comentários: