segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Partilha

Este domingo celebramos a Epifânia do Senhor, isto é, a manifestação, ou revelação , do Senhor Jesus a todos os povos da terra, nas pessoas dos Reis Magos . Até então a manifestação de Deus foi feita, através dos profetas e dirigida ao povo por Ele escolhido : Povo Judeu ("Escuta Israel...."), mas com a Encarnação do Verbo passou a ser um Deus para toda a Humanidade.  Os Reis Magos vindos do  Oriente ao procurarem, através  de um sinal (uma estrela) o Menino Rei que havia nascido há  dias,  são representativos de todas os povos  (um Deus de amor que vem até nós,caminhando com cada um  independente da raça ou da cor da pele ,  fazendo da nossa história a Sua história . Um DEUS ÚNICO E UNIVERSAL) . Alegremo-nos! Veio para mim e para ti! Para TODOS!
É uma das novidades.....! E um dia, eu espero, será reconhecido por todos os povos e nações  do mundo inteiro.
Há alguns aspectos que me tocaram na liturgia de hoje, interrogando-me, como por exemplo:
-à procura do Menino ( e nós , procuramos?); 

-a estrela. Um sinal....(quantos sinais me passam, sem os reconhecer, dada à  minha distracção, comodismo  ou indiferença ?);

-adorar e oferecer (Os  sábios reis vieram de longe para O adorarem e oferecerem o que de melhor acharam para ser digno de um Rei Divino e eu? Desinstalo-me, vou ao encontro do "meu" Deus e Senhor ,através  da graça que Ele me concedeu de me colocar no caminho meu irmão em Xto? Que Lhe ofereço? Não tenho ouro incenso ou mirra, mas tenho a minha adesão à sua causa e o ... meu coração! Será que ponho À Sua disposição estes humildes presentes? );

-brilhar. (Quantos irmãos passam por mim que  são verdadeiras estrelas brilhantes e me indicam, com a sua vivência,  o caminho para Ti? Reconheço-os, como os magos reconheceram o brilho da estrela ?);

-local. (Onde devia nascer o Menino é pergunta de Herodes  aos conhecedores das escrituras. 
"Em Belém de Juda" - é  a resposta. E eu penso... tantos e tantos anos antes do nascimento do Menino que mudou o Mundo, e já o Espírito Santo nos revelava  todas estas "Coisas" através dos profetas (principalmente Isaías -Antigo Testamento). Como não acreditar? Como não conhece-Lo? Como não aceita-Lo? Como não ama-Lo? Como não saber que Ele, H O J E , nasce no coração de todos nós , sempre que queremos ou deixamos?).

Por fim ,Senhor Jesus, te agradeço com humilde alegria a SALVAÇÃO que vieste trazer a cada um de nós, a SALVAÇÃO que a cada passo ofereces a toda a Humanidade!...
E baixinho, vendo-Te dormindo nas palhinhas,como qualquer criança frágil e indefesa, confiada aos cuidados de sua mãe, eu Te peço fica connosco . Que eu nunca Te perca e ,se isso acontecer, ajuda-me a encontrar -Te.  Que eu reconheça, e queira seguir, as estrelas brilhantes que  colocas no meu caminho, para que  Te possa encontrar de novo.

Já escrevi muito... E sei que vos chateio com estas letras, tomando o vosso tempo. Desculpem.....
Com uma saudação fraterna na Paz deste Deus Menino . 
ana saldanha (elemento da Equipa Casais Stª Maria/Colares)


Sem comentários: