domingo, 5 de janeiro de 2014

Solenidade da Epifania do Senhor

Evangelho – Mt 2,1-12

Comentário breve

A liturgia deste domingo celebra a manifestação de Jesus a todos os homens… 
Atentos aos sinais da chegada do Messias, os “magos” do oriente, representantes de todos os povos da terra, procuram-n’O com esperança até O encontrar, reconhecem n’Ele a “salvação de Deus” e aceitam-n’O como “o Senhor”. A salvação rejeitada pelos habitantes de Jerusalém torna-se agora um dom que Deus oferece a todos os homens, sem excepção.
Esta catequese sobre Jesus e o projecto do Pai que corporiza recolhe, de forma paradigmática, duas atitudes que se vão repetir ao longo de todo o Evangelho: o Povo de Israel rejeita Jesus, enquanto que os “magos” do oriente (que são pagãos) O adoram; Herodes e Jerusalém “ficam perturbados” diante da notícia do nascimento do menino e planeiam a sua morte, enquanto que os pagãos sentem uma grande alegria e reconhecem em Jesus o seu salvador. 
O itinerário seguido pelos “magos” reflecte a caminhada que os pagãos percorreram para encontrar Jesus: estão atentos aos sinais (estrela), percebem que Jesus é a luz que traz a salvação, põem-se decididamente a caminho para o encontrar, perguntam aos judeus – que conhecem as Escrituras – o que fazer, encontram Jesus e adoram-n’O como “o Senhor”.
Como os Magos, ponhamo-nos a caminho. Não sabemos exactamente o que será a aventura. Tenhamos confiança. 
Como eles, ergamos os olhos. A luz vem de Deus, deixemo-nos iluminar. 
Como eles, procuremos, não tenhamos demasiadas certezas. 
Como eles, ofereçamos presentes: o da oração, o do respeito de todo o homem. 
Como eles, aceitemos começar um novo caminho.

Sem comentários: