terça-feira, 22 de abril de 2014

A CHATA, NO DIA A SEGUIR AO GRANDE E GLORIOSO ACONTECIMENTO DA BOA NOVA DA RESSURREIÇÃO DO SENHOR JESUS.

No silêncio do meu quarto do Hotel em V. Real (Trás os Montes), pego num dos  meus  livros que comigo viajaram (Evangelho Diário 2014), e porque ontem andava atarefada (como a Marta, irmã de Lázaro, numa outra passagem do Evangelho) não senti o eco da liturgia de Domingo de Pascoa  como eu desejaria. Assim abro-o na página correspondente e releio as leituras propostas para o dia de Pascoa, com todo o tempo do mundo, pois estou sozinha, o meu marido foi veranear pela cidade e aproveitei para, após uma longa e divertida viagem até cá a cima, ficar a saboreá-las. Ao lê-las mais atentamente, lembrei-me de uma outra passagem onde entrava um anjo, mensageiro de Deus. Fui lê-la. Reparei que tinham muita coisa em comum, incluindo a VIDA.
Dois anúncios, dois anjos em dois tempos diferentes e duas palavras tendo em comum o mesmo significado:
- 1° Momento - Anunciação do Senhor a Maria (solenidade festejada na Igreja católica a 25 de Março, isto é 9 meses antes do nascimento de JC,  Evangelho segundo S.  Lucas capítulo 1 versículo 26-38). Quando o anjo Gabriel apareceu a Maria para anunciar que iria ser Mãe de Jesus, ela perturbou-se e ele disse "Não temas Maria".
- 2° Momento - Domingo da Ressurreição do Senhor (Mateus 28, 1-10) . No domingo após a Morte De Jesus, Maria Madalena e outra Maria foram ao sepulcro. Eis que lhes apareceu um anjo que, perante os seus temores, lhes disse "Vós não tenhais medo..... Ele não está aqui. Ressuscitou" - o mesmo significado:
"NÃO TEMAS", "NÃO TENHAIS MEDO"
Veio-me à ideia um outro momento dirigido aos jovens, em que, também um outro mensageiro dizia: "Não Tenhais medo" (o nosso querido João Paulo II).
Assim passam a ser três mensageiros em três tempos diferentes com um significado único. E eu retenho-me nesta frase "Não Tenhas Medo!" É um imperativo!
Que quererá o Senhor dizer-me, hoje, neste dia 21, às 19 horas e pouco? 
Mensagens que anunciam VIDA! Salvação! Tenho medo? Maria teve receio? Ela interrogou o anjo... e Maria Madalena teve medo? Um misto de medo, ou talvez dúvida conjugado com alegria?
O medo foi substituído pela Alegria! A dúvida  pela FÉ, "FAÇA-SE"! Os meus medos..... aos teus convites! Senhor, que eu saiba dizer sempre sim aos teus muitos convites. Dúvidas, interrogações, coisas que não compreendo ou momentos de indecisão, posso tê-los, à semelhança destas 3 Marias aqui apresentadas, mas que seja apenas em breves momento,  como nelas aconteceu… Te peço, Pai, que sejam apenas breves momentos introdutórios para o meu sim de alegria Ajuda-me a aceitar com fé e alegria os Teus convites, sempre de Amor, mesmo que eu não os entenda no momento.
Abraço na alegria da RESSURREIÇÃO,
ana saldanha (elemento da Equipa Casais Stª Maria/Colares)

Sem comentários: