segunda-feira, 2 de junho de 2014

A CHATA VAI CHATEAR....

OLÁ, uma saudação amiga na Paz de Cristo.
Este Domingo  festejamos a "SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO SENHOR", o dia da Sua partida (subida) para o Pai (última página do Evangelho  de Mateus 28,16-20)
É complicado... fazer uma festa por Alguém que vai partir (não deixar!).... 
Nós fazemos Festa! Sabemos (hoje) que o Senhor não foi para uma zona distante para além das nuvens, mas sim,  para lá das formas, sabemos que, para ficar mais próximo de nós, a partida para o Pai tinha de ser feita. Ele estava junto dos discípulos e partiu mas HOJE está dentro de cada um de nós. 
Bento XVI, à cerca deste assunto escreveu: "A Ascensão não é um percurso cósmico-geográfico, mas a navegação espacial do coração que te conduz do encerramento em ti  ao  amor que abraça o universo".  
Sábias palavras que nelas encerram a certeza, não só do AMOR, mas que  em todos os momentos da nossa vida, Cristo está presente em nós, abrindo-nos o coração ao outro. É a Ascensão  do Senhor que começa em nós já aqui e agora! Não O temos de alcançar ou correr para o conquistar, Ele já se deu e esta dentro e quer continuar a permanecer "Eu estou sempre convosco até ao fim dos tempos".
Jesus parte como Alguém que vai à frente, a "preparar o lugar", deixando na Terra, um punhado de homens e mulheres, alguns, amedrontados e desconfiados, como nos diz o Evangelho ("alguns ainda duvidavam") e regressa ao Pai.
E... é a estes que ainda duvidavam, e hoje  a nós, aos nossos medos e infidelidades, que Ele entrega o mundo! O homem duvida e Ele confia...! 
Quero ainda partilhar convosco a palavra "força" que liga as três leituras de hoje. Na 1ª leitura: "recebereis a força do Espírito Santo"; na 2ª leitura: "Podeis apreender a eficácia da força"; e na 3ª leitura (Evangelho): Todo o poder te foi dado no céu e na terra".
FORÇA, ENERGIA, PODER - força para viver, energia para caminhar e capacidade para fazer novos nascimentos em Cristo ("Ide e ensinai todas as nações, baptizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo")  É  CRISTO que vem com a Força do Amor que, através do Espírito Santo, derrama em nós, mais vida luminosa para uma maior consciência, um maior amor e liberdade, tornando-nos anunciadores, pelo testemunho, de tudo aquilo que Ele nos ensinou. E o que é que Ele nos ensinou? A AMAR sem medida, como Ele!
Como um dia um professor me disse "mergulha o homem em Deus e ensina-o a amar". "Como?" perguntei e ele me respondeu "primeiro a deixar-se amar, e depois a dar amor"
...Dar ESPERANÇA, CAPACIDADE DE AMAR E FORÇA DE VIDA A TODAS AS CRIATURAS, todos os dias e em cada momento das nossas vidas sempre, em nome do Pai do Filho e do Esp. Santo.
Queria-vos dizer tanta coisa... O nosso Deus nunca se esgota... mas vou acabar (para vosso descanso).
Um abraço, aquele abraço que não se encerra em mim mas abre fronteiras, à grande família das Criaturas de Deus.
ana saldanha (elemento da Equipa Casais Stª Maria/Colares)

Sem comentários: