sábado, 21 de junho de 2014

Partilha, da chatinha...

"Já não sou eu que vivo mas é Cristo que vive em mim" palavras de Paulo na epístola aos Galatas  (GL l2,2).


Hoje festejamos o Corpo e Sangue do Senhor .
O Evangelho que somos convidados a escutar - João 6, 51-58-, constitui a parte conclusiva do chamado "Discurso do Pão da Vida", feito em Cafarnaúm, após a multiplicação dos pães e dos peixes... Jesus apresenta-se à multidão como o PÃO DA VIDA DESCIDO DOS CÉUS.
É este o único PÃO partilhado que faz de nós, crentes, uma comunidade universal "num só coração e numa só alma" (Actos  4,32).
Esta passagem do Evangelho, principalmente para os Judeus, é desconcertante, mas Jesus não podia dizer doutra forma que era (é) Ele próprio que se oferece como alimento para que nós tivéssemos vida e vida eterna. Não é por acaso que no texto proposto Jesus repete 7 vezes que comer a sua Carne faz Viver. É algo de novo que Ele nos traz sem o qual não podemos passar, algo que inverte a direcção da vida, orientando-a já não para a morte, mas para a eternidade. Esse algo é a Vida de Deus.
Jesus não diz tomai e comei a minha sabedoria, a minha santidade, a minha divindade, mas sim tomai e comei a minha carne, o meu sangue.
A carne e o sangue são a totalidade da Sua Humanidade, como Jesus nos dissesse tomai como alimento o amor e a dor, energia e luz, debilidade e liberdade. Vede como eu mostrei com a vida!
Jesus faz-nos ricos da sua Humanidade. O meu Jesus conhece-me, conhece os meus sentimentos, porque fez a experiência do medo e da alegria, foi traído e rejeitado. É o meu Deus! Se eu O acolher toda a minha vida se transforma.  Posso comer o Seu Corpo e sentir que faço um acto ude comunhão com Deus, com os homens, com a criação, assim se tornando sagrados os gestos de solicitude e de amor.
É a pobreza e humildade do pão e do vinho na mesa do altar que, com um pouco de água e pelo poder do Espírito Santo, se consagram no CORPO E SANGUE DE JESUS.
EU CREIO!
Relembro o dia da minha Primeira Comunhão com muita alegria. Foi um sonho de menina realizado naquele dia... Naquela altura e ainda hoje, não conseguia abarcar o grandioso e maravilhoso gesto da COMUNHÃO com Cristo, em Cristo e por Cristo, que forçosamente, passa pela comunhão com o Homem.
Para mim, hoje, é no Corpo de Cristo que eu sinto e percebo melhor a Unidade da Igreja. Um gesto sentido interiormente que me põe em presença do nosso Salvador, vivendo a Unidade de um Corpo, onde eu sou um pequenino membro, pois não importa o tamanho, importa transformar o querer ser, em Ser, e essa transformação é constante.... constrói-se na nossa vida. Vida que um dia será, não sei como ou onde, mas eterna na plenitude dos tempos e.... na eterna Misericórdia do Pai.
Quando tomo o Corpo de Cristo acredito que é Ele próprio que está presente em mim oferecendo-se....
Hoje falei muito..... mas nada disse acreditem! Nada do que eu diga consegue transmitir a minha alegria e muito menos..... JESUS CRISTO, O CORDEIRO DE DEUS que a todo o momento se oferece a nós por nós e para nós. Sempre com a mesma Humildade do Seu Nascimento, da Sua Vida, da Sua Paixão e  Morte.... e na Sua gloriosa Ressurreição e Ascenção.
Um abraço na PAZ de Cristo e para quem vai ou está de férias como eu, boas férias com a bênção de Deus Pai, Deus Filho e Deus Esp. Santo. 
ana saldanha (elemento da Equipa Casais Stª Maria/Colares)

Sem comentários: