terça-feira, 2 de setembro de 2014

Partilha - A CHATINHA CÁ ESTÁ!

Olá, amigos! As férias já acabaram para alguns.... Bom regresso, e para todos, uma saudação na PAZ DE CRISTO.
A semana passa, Jesus perguntou-nos "... quem dizeis vós que Eu sou?" Cada um responderá o que realmente representa e é Jesus na sua vida.
Hoje, e no mesmo seguimento da Sua Pessoa, vem-nos explicar, através do dialogo com os apóstolos, que tinha de ir para Jerusalém e lá sofrer, ser morto e ressuscitar ao 3º dia. Pedro, com a euforia ainda de O reconhecer como O Grande,  O Messias, O Senhor, O Rei, diz-lhe, que nem pensar!... Isso é lá para Ti? Um Deus que entra na dor e na morte, é lá possível? Isso não é para Ti, não é próprio da tua condição... isso é um escândalo! Já se viu um "todo poderoso" em milagres falando às multidões ir sofrer às mãos dos sacerdotes, dos escribas e dos anciãos?... poderá lá ser? Tu vieste para salvar o mundo e queres ser mais um crucificado? Usa o teu poder e autoridade...!
Pois é, e quantas vezes o vimos nós assim, também, ainda com os olhos do poder e da grandeza material? E tudo Lhe pedimos... faz-me isto e dá-me aquilo por troca de uma oração passageira sem compromisso ou de um pensamento momentâneo para justificar o nosso pedido.... É a troca!... Tu dás-me e eu faço!.... Muitas vezes, por mim falo, ainda com os olhos no Antigo Testamento, tentamos "negociar" com Ele.... e Ele que nos vem dizer hoje em Mateus 16,21-17, coisas tão diferentes...
Nada disso meus amigos! Desiludam-se! Eu recuso-Me a aceitar o poder e a autoridade mundana, tenho outros meios, como o amor desarmado, o coração límpido e humilde, não recorro à violência, perdoar ao arrependido... dou um abraço ao pobre, ao leproso, à prostituta, ao doente... Homens deixai as coisas dos homens e tende em vista as de Deus, Meu Pai que está nos céus. Diz mais (textualmente) : "Se alguém quiser seguir-Me, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me. Porque quem quiser salvar a sua vida há-de  perde-la; mas quem perder a sua vida por MINHA CAUSA, há-de encontrá-la..."
Nesta pequenina e simples (?!) frase e, após  nos ter feito a pergunta sobre quem era (É), no passado domingo, apresenta-nos, hoje,  6 verbos: quiser, seguir, renunciar, tomar, salvar e perder: - 6 etapas para O CAMINHO... o d'Ele e o nosso!
1 - "Se alguém Me quiser seguir...", mas porquê? porque motivo? O motivo revela-nos o próprio Jesus quando diz: se alguém quiser salvar a vida, encontrará a vida.Dilatar a vida, vivê-la é a Sua proposta!
2 - "...Renuncie a si mesmo...", esta palavra pode-nos enganar, se pensarmos que significa  deitar fora os nossos talentos, tornando-nos insípidos. Jesus não deseja seguidores frustrados, mas gente que faz multiplicar os seus talentos. Seguir Cristo não significa  aniquilarmo-nos numa falsa humildade, antes pelo contrário, quer dizer eu não sou o centro do universo, não sou toda a medida do mundo, estou dentro de uma força maior. É a conquista de uma paixão infinita pela existência, sob todas as suas formas, por todas as coisa por Ele criadas (eu penso assim, mas nem sempre ajo de acordo).
3 - "...Tome a sua cruz...", esta, talvez seja a frase mais celebre do Evangelho. Ouvimos, e dizemos, muitas vezes : "é a minha cruz" ou ainda "cada um tem a sua cruz", como se de um destino fatal se falasse!.. Mas ...cuidado!  Nada disso!  Não significa sofrer com paciência, suportar, resignar. A CRUZ no Evangelho é o impensável  (tal como um Deus que sofre), é a prova de que Deus me ama, mais do que a própria vida. è como se Jesus me esteja a dizer: toma a tua porção de amor, caso contrário não vives,  toma a tua porção da minha cruz (do meu amor) proporcional ao teu amor, caso contrário não amas. Sabes, a CRUZ é o "preço" do AMOR! Do meu amor por ti!.... Mas  lembra-te,eu não paguei nada com dinheiro!  A minha moeda é a  DOAÇÂO, a entrega à vontade de Meu Pai que está nos céus.
4 - "Segue-Me...", isto é, faz como Eu. Tem coragem (amor) de tocares o leproso, propor a morte da mulher adúltera a quem não tiver pecados, comer com os pecadores, os pobres e os marginalizados da sociedade, acolher a quem de ti precisa, seres livre como Eu nas opções que faço, em união com o Meu Pai, porque Eu e Ele somos um. Toma sobre ti uma vida que seja o resumo da minha vida, das minhas paixões. Segue-Me....
5/6 - "Salvar... Perder", dir-me-às, Tu Jesus, que quem perde assim a sua vida, seguindo-Te, ganha-la-à! 

Em cada manhã, Jesus faz-me sempre estas  duas perguntinhas, como que a lembrar-me, olha Eu estou aqui :
- Que dizes tu quem EU sou? Ou antes, QUEM SOU PARA Ti?
- Qual é o "preço" que tu estás disposta a dar para ganhar a tua vida perdendo-a?! Isto é, até que medida estás disposta a seguir-Me? Que lugar ocupo, neste começo de dia, na tua escala de valores?

Hoje escrevi demais, mas também quase não tenho escrito e, como recurso À minha chatice, podem sempre não ler.
Um abraço fraterno na Paz de Cristo.
ana saldanha (elemento da Equipa Casais Stª Maria/Colares)

Sem comentários: