segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Portugal: Bispo das Forças Armadas preocupado com conflitos no Iraque e Ucrânia

D. Manuel Linda vai presidir à peregrinação internacional de setembro em Fátima
Fátima, Santarém, 06 set 2014 (Ecclesia) – O Bispo das Forças Armadas e de Segurança em Portugal alertou hoje para o perigo do fundamentalismo islâmico e para a situação na Ucrânia.
“Repare-se no que se passa com o fundamentalismo islâmico que pretende a constituição do califado que englobaria já não só a Península Ibérica, mas também a Europa onde o Islão está muito presente. E repare-se também no que está a acontecer na Ucrânia: a geopolítica é sempre bem mais complicada do que aquilo que aparece à superfície. Por aquilo que me é dado ver, a situação na Ucrânia é preocupante. E muito”, afirma D. Manuel Linda, em entrevista à sala de imprensa do Santuário de Fátima.
O prelado vai presidir à peregrinação aniversária de setembro, em Fátima, que terá como tema “Quereis oferecer-vos a Deus em reparação?” (das ‘Memórias da Irmã Lúcia’).
D. Manuel Linda revela que pretende rezar pelos militares que lhe estão confiados: “Como os outros cristãos, os militares e os membros das forças de segurança e suas famílias sabem que são chamados à santidade e a aperfeiçoar o mundo”.
“Rezarei para que, com a coragem que os caracteriza, nunca se esqueçam desta dupla dimensão da sua fé. E como constituem a porção do Povo de Deus que mais diretamente me está confiada, rezarei também para que Deus lhes conceda todo o bem, a felicidade e a alegria que nasce da fé”, acrescentou.
Segundo este responsável, assistem-se hoje a “novas formas de tirania e controlo dos cidadãos”, uma espécie de «gaiola de ferro» na qual “o espaço de liberdade é efetivamente muito reduzido”.
D. Manuel Linda apela à mudança, ao considerar que "é urgente reequacionar a maneira como o Ocidente está a lidar com os três grandes valores da modernidade: com a liberdade, igualdade e fraternidade”.
O bispo do Ordinariato Castrense de Portugal destaca a “responsabilidade” de presidir à peregrinação, “devido aos tempos conturbados” que se vivem no país e à função iluminadora que a Igreja é chamada a realizar, como faz o muito querido Papa Francisco”.
LDS/OC

1 comentário:

Júlio José Silva disse...

Será que ainda não estamos todos preocupados?