segunda-feira, 3 de novembro de 2014

DA CHATA (Evangelho Mateus 22,34-40)

Olá, cá estou! De novo !? 
Uma saudação amiga na Paz de Cristo, nosso irmão e salvador.
O Evangelho, hoje fala-nos de um escriba (doutor da Lei) que quis experimentar Jesus, claro pondo-O mais uma vez "entre a espada e a parede" e perguntou-Lhe "Qual é o maior mandamento da Lei?" Jesus responde-lhes, usando o texto bíblico conhecido pelo "Shema ' Israel"- Escuta Israel - ( Dt-6,5 - Antigo Testamento):"Amarás o Senhor , teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todas as tuas forças", dizendo logo de seguida que" o 2ºmandamento é semelhante ao 1º, isto é: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo" (verificamos mais tarde que Jesus dirá : Ama o teu próximo como Eu te AMEI . E este é perfeito!  Pois é....  como Ele ...!  "como Eu" ...até à morte!')
Nesta época, os rabinos tinham chegado à conclusão que os 10 Mandamentos dados no Monte Sinai a Moisés era muito pouco e, então descobriram, ao estudarem a Bíblia , que haviam 613 mandamentos. Imaginam as nossas catequistas que já sofrem tanto a meter-nos na cabeça 10, o que seria 613?! Isto era um fardo insuportável (Lucas 11,46). Jesus veio rectificar esta ideia rabínica  (não os 10 Mandamentos, esses completou-os, introduzindo-lhes  AMOR).
Mas aqui o que mais me fez pensar , foram as palavras coração, alma , forças e semelhante.
Amar-Te Senhor com o coração indiviso (com todo). Quantas vezes Te amamos com o coração partido entre os bens terrenos, títulos, carreira, poder.... até Te mandamos esperar, como seja: fecha lá os olhos. Temos tantas vezes o coração repartido e não Te ama-mos "com todo o coração", como Jesus nos pede.
Amar-Te com toda a alma! A alma é Vida,, é sopro divino... e como vamos nós (eu)? Jesus pede-nos disponibilidade... Amar a Deus com toda a nossa vida, confiança, entrega, escolhas... renúncias...
Amar-Te com toda a mente.... E é verdade, o racional também faz parte  do Teu Amor. É certo que as nossas emoções não podem fazer mandamento, mas poderá ser uma necessidade que tenho de pôr todo o meu intelecto na Tua procura e busca da Tua vontade.
Enquanto me interesso por  futilidades, distraindo-me com frivolidades, não me empenho no descobrir  mais e melhor as razões da minha própria fé, não me envolvendo no Amor de Deus,  e consequentemente, no testemunho que deveria ser o espelho desse amor.
Depois de dizer qual o grande mandamento (maior) Jesus acrescenta ao 1º, fazendo como que um caminhar para introduzir o 2º a palavra "semelhante ao 1º ". É aqui que surge a novidade que Ele nos trás semelhante. Que nos quer dizer igualmente grande, igualmente importante. Igual a..  Isto, penso eu, confere ao amor pelo ser humano o mesmo valor do amor de Deus. Só Jesus colocou estes 2 mandamentos no mesmo plano, atribuindo-lhe o mesmo valor. Recordo o evangelista João ( 13,34-35), que nos transcreve as palavras de Jesus: "Dou-vos um mandamento novo: que vos ameis uns aos outros assim como Eu vos amei"  Ele ama o Pai e só assim, está  junto de nós dando-SE com e por AMOR
E aqui me despeço, pois vou até à Missa, com esta mensagem tirada da 1ª Epistola  de João 4, 19-21: " QUEM NÃO AMA O IRMÃO QUE VÊ, NÃO PODE AMAR A DEUS QUE NÃO VÊ"
Que a Paz de Cristo esteja connosco, 
ana saldanha (elemento da Equipa Casais Stª Maria/Colares

Sem comentários: