quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

2015: Santuários de Fátima e do Cristo-Rei marcam «réveillon» com oração, fogo-de-artifício e gesto da paz
Lisboa, 30 dez 2014 (Ecclesia) – Os santuários de Fátima e do Cristo-Rei (Almada) vão promover esta quarta-feira, último dia de 2014, uma passagem de ano composta por muita oração, fogo-de-artifício e também um gesto da paz.
O “réveillon” no Santuário do Cristo-Rei começa às 22h00, com uma “missa vespertina de Ano Novo”, seguida de adoração eucarística.
Quinze minutos antes das 12 badaladas, o local de culto propõe a todos quantos se quiserem associar à festa um momento de louvor e agradecimento a Deus, com a proclamação do “Te Deum”, um dos mais antigos hinos litúrgicos, tradicionalmente cantado em celebrações solenes de ação de graças.
A entrada em 2015 vai ser feita depois ao ritmo de um fogo-de-artifício, lançado a partir do miradouro do santuário.
O evento prolonga-se até às 2h00, com um lanche partilhado na cave do Edifício de Acolhimento daquele local de culto.
Haverá “bolo-rei, champanhe e chá” à disposição das pessoas e “quem poder pode trazer algo para partilhar”, refere o programa do santuário.
Aqueles que tiverem bolos, bebidas ou outros produtos alimentares para partilhar no lanche-convívio deverão entregá-los no Edifício de Acolhimento até às 21h45, ou então no final do fogo-de-artifício.
Em Fátima, o fim de ano vai ter como destaque um “gesto da paz” e a “consagração” de 2015 “ao Imaculado Coração de Maria”, animada pelo toque dos sinos da Basílica da Santíssima Trindade.
Antes disso, o santuário mariano celebra às 22h00 uma eucaristia com “Te Deum”, que será seguida de procissão para a Capelinha das Aparições e da recitação do rosário.
A noite terminará às 00h30 com um “chá-convívio” na Casa de Retiros de Nossa Senhora das Dores.
Em Évora, a Pastoral Juvenil da diocese promove uma passagem de ano "diferente" para os jovens, no mosteiro de Campo Maior.
JCP/OC

Sem comentários: