quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

A CHATA em Noite de Natal


Esta noite festejamos o nascimento do DEUS MENINO. Alegria! A Virgem deu-nos o Salvador!
Jesus nasce para que eu possa nascer! Nascer novo e diferente...
Olhando aquele Menino no presépio, percebo que é Deus que nasce. Nasce no coração de quem estiver disponível e O quiser receber . No coração ....no meu coração..... No teu coração!
Olhando para aquele Menino compreendo que o único legado que preenche toda a Humanidade é este Menino... Ser como este Menino!
Em cada ano, diante aquele Menino do presépio, sinto abrir-se em mim como que um vazio nos pensamentos, nas palavras e na razão. Não sei entender ... está para alem de mim, o facto de um Deus que se fez Homem.... Um Deus que também é humano..... Como eu.... como tu!
Os olhos daquele Menino são os olhos de Deus , a fome daquele Menino é a fome de Deus, (tem fome de nós, do nosso amor) , e os braços que se estendem para a Sua mãe  são os braços de Deus que se estendem para me abraçar.
Sinto o meu coração leve... Este Deus da Criação ama- me... Espera por mim... Fecho os olhos... Tento apenas fazer silêncio, contemplar, fixar os olhos daquela criança indefesa, deixando-me encantar por um Deus que se fez carne, que continua agora , como sempre, ontem, hoje e amanhã a fazer -se vida em cada um de nós! E... tudo por AMOR!
Partilho convosco a parte  final de um poema de José Tolentino Mendonca ( padre, meu professor na Católica):
..." O Presépio somos nós.
É dentro de nós que Jesus nasce.
Dentro da alegria e da nudez do tempo.
Dentro do calor da casa e do relento imprevisto.
Dentro do declive e da planura.
Dentro da lâmpada e do grito.
Dentro da sede e da fonte.
Dentro do agora e do eterno."


Para todos vós, irmãos em Cristo, um abraço fraterno de SANTA NOITE e ao Deus Menino peço , para o sapatinho da Humanidade a Paz, nem que seja só uma centelha de Paz, da Sua Paz! Fica connosco, não só esta noite, mas todas as noites das nossas vidas.
ana saldanha (elemento da Equipa Casais Stª Maria/Colares)

Sem comentários: