quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

A Chata no II DOMINGO DO ADVENTO (Marcos 1,1-8)

Olá, boa noite!
Venho apenas, num instante, partilhar convosco algumas frases do evangelista Marcos que foram lidas na Eucaristia do domingo passado que para mim fizeram eco especial.
Ele começa o seu Evangelho desta forma: "Principio do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus". Prossegue fazendo  menção a uma passagem bíblica do Antigo Testamento, do profeta Isaías que nos diz : "Vou mandar à Tua frente  o Meu mensageiro, que preparará o Teu caminho. Uma voz clama no deserto "preparai o caminho do Senhor endireitai as suas veredas".
Marcos, primeiro reconhece JC como Filho de Deus e liga-O de imediato ao Antigo Testamento, como confirmando a profecia feita há anos atrás, dando-lhe veracidade.
Penso que é maravilhoso reconhecermos que o nosso Deus é um Deus que caminha fazendo história connosco. Um Deus que cumpre, porque está!
Esta figura, que apareceu no deserto é João, o Baptista. Indicava caminhos de conversão, (endireitar as veredas) baptizando nas águas do Jordão dizia que "Vai chegar depois de mim quem é mais forte....... Eu baptizo-vos na água, mas Ele baptizar-vos-á no Espírito Santo". O meu baptismo!
Á semelhança de Jesus a pregação de João é um convite à conversão de vida, que nos conduz à liberdade. A conversão não é sinónima de tristeza é antes alegria porque optamos por um bem maior. É certo que, na conversão, não deixamos de ter problemas de saúde ou emocionais, falta de alguns bens materiais, ou de outro género. É certo que choramos e nos arreliamos, como qualquer ser da nossa espécie, mas a forma como entendemos ou agimos é diferente.... (devia ser!). A visão do mundo é vista de um outro prisma, com sabor a eternidade... Será que é assim que sempre me acontece? Deus vem ao meu mundo, para que eu possa ir ao d'Ele.....! E daqui sai uma questão: que ando a fazer com a minha vida? Como conduzi-la? Que lugar tem Jesus na minha vida? Como preparo o meu caminho? Endireitando as minhas veredas (arestas do meu coração e pensamento) para que o Senhor Deus possa entrar na minha vida?
Advento é preparar a chegada.... mas Ele está sempre a chegar...! Será que eu a preparo apenas agora ou faço da minha vida um tempo constante de Advento?
Hoje Te peço Senhor, ajuda-me, neste Advento, a descobrir os obstáculos que  impedem  o nosso encontro, para que eu possa tirar da minha frente tudo aquilo que impede a Tua chegada.
Um abraço amigo com Maria, Nª Srª da Conceição, nesta caminhada para DEUS, através de JESUS,

ana saldanha (elemento da Equipa Casais Stª Maria/Colares)

Sem comentários: