segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

A CHATA CHEGA, NESTE II DOMINGO DO TEMPO COMUM, APÓS O "ENCERRAMENTO" (?) DO CICLO NATALICÍO

(1 Samuel (Sam)3,3b-10; Evangelho: João (Jo) 1,35-42).
Uma saudação cordial, com desejos de BOM DIA DO SENHOR, (mesmo com chuva, muita chuva). 
As leituras escolhidas para a Celebração Eucarística de hoje falam-nos de encontros.... Encontros, vocações... chamamentos!
No Evangelho, vamos encontrar Jesus a passar junto de
João Baptista. Não há grandes conversas entre eles. É como se se tratassem de desconhecidos, no entanto... J. Baptista apresenta Jesus aos presentes como " O CORDEIRO DE DEUS", como se dissesse é Ele que baptiza no espírito, é Ele que carrega com os pecados do mundo, que carrega as nossas faltas e fraquezas. (Quando tiver um tempinho escrevo sobre uma tradição judaica onde se fazia uma cerimónia alusiva à expiação dos pecados).
Há 2 discípulos de João Baptista, que ao ouvirem as palavras de João, imediatamente o deixam e seguem Jesus.... Como se deviam ter sentido tocados... que experiência intensa, sem um dialogo O seguem... Paro! Por minutos penso... nunca vivi uma experiência tão forte!
Sem conversas, sem indicações das intenções de Jesus... sem saberem ao que iam.... lá vão eles atrás de Jesus.... Confiam! E eu que preciso de tantas certezas...
Jesus volta-se para ver quem o seguia (como se já não soubesses. Tu sabes tudo Senhor!) e pergunta-lhes, não o que querem, mas o que procuram e eles respondem Mestre, "onde moras?". Jesus responde-lhes: "Vinde ver".
ESTE CONVITE, "VINDE VER" É FEITO A CADA UM DE NÓS... HOJE!
"Vinde ver".... não a casa, o local ou o sitio, mas a experiência de Deus.... a RELAÇÃO!
Não basta conhecermos o Evangelho ou as teologias... Jesus quer mais de nós! Para além da sabedoria, quer o nosso Coração... à semelhança do d'Ele! 
Diz-nos ainda João (evangelista) que os que O seguiram, não conseguiram guardar só para si este encontro tocante e foram leva-lo a outros.... E outros vieram! Não por acaso, mas porque TU, Jesus, os escolhestes! E.... eles responderam e ficaram Contigo! E, assim acontecem os discípulos: Tu vais e procura-los um a um... Jesus, vais à procura, vais ao encontro....
A EXPERIÊNCIA DE JESUS transborda os corações dos escolhidos... não pode ficar escondida em cada um!
O chamamento... a vocação, cada um de sua forma é chamado a dar uma resposta. Foi o que escutamos hoje na 1ª leitura  onde DEUS chama Samuel, e no Evangelho Jesus escolhe Pedro, a quem haveria de dizer mais tarde: "... sobre ti edificarei a minha Igreja" .
 E continua a chamar cada um de nós, a resposta é nossa! Ele SÓ nos pede que acolhamos o chamamento, o vivamos e o testemunhemos vida fora... (SÓ!)
Jesus, ajuda cada um de nós, a deixar-se encontrar por Ti, pois só Tu és o Caminho que nos leva a Deus. Ajuda-nos a ser testemunhas da nossa vocação de Filhos Amados por Deus.
Ajuda-nos a sentir no mais íntimo de nós que a resposta ao chamamento é a adesão à Tua Pessoa.
Vou acabar. Um abraço fraterno e boa semana na companhia de Cristo Jesus 
ana saldanha(elemento da Equipa Casais Stª Maria/Colares)

Sem comentários: