terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Vaticano: Papa alerta para «ideologias» que destabilizam a família

Francisco manifestou preocupação pelas consequências do «secularismo», em encontro com bispos da Lituânia
Cidade do Vaticano, 02 fev 2015 (Ecclesia) - O Papa Francisco alertou hoje no Vaticano para as consequências das “ideologias” que procuram destabilizar a família, em particular na Europa, durante um encontro com bispos da Lituânia.
“Também o vosso país, que acaba de entrar na União Europeia a título pleno, está exposto ao influxo das ideologias que gostariam de introduzir elementos de destabilização das famílias, fruto de um sentido de liberdade pessoal mal compreendido”, assinalou, no discurso entregue aos responsáveis católicos.
Francisco evocou o período de reflexão sobre a família que se vive na Igreja, entre as duas assembleias do Sínodo dos Bispos dedicadas a este tema, pedindo que todos contribuam nesta “grande obra de discernimento”.
O Papa elogiou a coragem dos católicos lituanos durante os anos de perseguição do regime comunista do século XX, fruto de “ideologias contrárias à dignidade e à liberdade humanas”, pedindo que essa mesma força seja utilizada para combater “o secularismo e o relativismo” de hoje.
Esse esforço, precisou, exige um “anúncio incansável” dos valores cristãos e um “diálogo construtivo” com todos, incluindo os que estão “longe da experiência religiosa”.
“Que as comunidades cristãs sejam sempre locais de acolhimento, de debate aberto e construtivo”, apelou.
A intervenção recordou ainda os “necessitados, desempregados, doentes e abandonados” da sociedade, para referir a necessidade de que a Igreja esteja junto deles.
OC

Sem comentários: