domingo, 22 de março de 2015

A CHATA CHEGOU.... (EVANGELHO DE JOÃO 12,20-23)

Cá estou de novo... chateando....
Uma saudação fraterna em Cristo, nossa Pascoa!
Como sempre, vou vaguear o pensamento..... será que têm misericórdia para comigo ao ponto de me aturarem?
No Evangelho deste domingo, alguns gregos pedem aos Apóstolos: "Queremos ver Jesus".
E hoje, este pedido de mediação, é tão real para nós... também. Eu O quero ver... Quantas vezes, na noite escura, O procuro.... numa Luz pequenina que seja... que me ilumine o coração... Tantas vezes Jesus Te procuro... na Tua misericórdia, na Tua força.... na Tua doação... no teu Amor! Às vezes procuro-Te nas sombras...
Mas a esta pergunta, contrariamente ao que já havia respondido anteriormente com: - "Vinde ver" (João 1,36), responde falando através de imagens, convidando-nos a olhar o grão de trigo: "Se o grão de trigo lançado à terra, não morre, fica só; mas se morrer, dará muito fruto". E aqui a tónica não é a morte ou o sofrimento, mas" muito fruto", como Tu, Jesus, Te deste e continuas a dar continuamente ao Mundo.
Tu aceitaste, como missão, ser o Grão de trigo para que, ao morreres, germinasses e desses muito fruto.... muitos cristãos... comprometidos, como Tu!
Como direi? Tenho dificuldade em explicar o que parece que percebo...Estas coisas de Deus a serem ditas pelos humanos, são sempre complicadas - complicamos tudo!  Atrevo-me, contudo, a continuar e desde já, Senhor, te peço perdão por explicação tão esfarrapada, mas cá vai:
Por Amor, Jesus veio  até nós (És o Grão), transportando a VIDA. Ele que é a NOVA e ETERNA ALIANÇA trazia como missão espalhar a Boa Nova do Reino de Deus.
De acordo com as  Escrituras, Jesus veio dar testemunho do Pai até, mesmo que para isso fosse necessário ser condenado à morte, e morte de CRUZ. O grão de trigo que o semeador deita à terra, esvaziando-se de si mesmo (a Tua morte) dando lugar ao germe que se lança para baixo, criando as suas raízes e para o alto, florescendo, com seus ramos frondosos (Tal como Tu disseste ... "quando for elevado da terra..." ou seja, quando surgires da terra elevado na CRUZ serás glorificado, não pela morte, mas pela seiva Misericordiosa de Amor que brota de TI para a Humanidade. Não pela morte mas pela Tua RESSURREIÇÃO. Não pela morte mas pela Vida que nos salva).
Lembro-me de uma frase que li algures, que é mais ou menos neste sentido: - Aquilo que a lagarta chama de morte e de fim, o mundo chama-lhe de borboleta, comprovando assim, a lei da química, para acerto das formulas, que diz: -"na natureza nada se cria nada se perde, tudo se transforma".
Também eu sou um grão de trigo, semeada no seio acolhedor da minha família, das minhas amizades, dos meus afectos, do meu caminhar. Cada um de nós tem em si um germe (de Deus) com muita energia e luz, bondade e alegria que quer sair cá para fora ao encontro do outro! Nem sempre o deixamos (eu pelo menos) e então não damos muito fruto, que às vezes até é estragado!

- O GRÃO DE TRIGO, PARA O QUAL, PERDER A VIDA É FLORIR;
- A  CRUZ, ONDE A MORTE É ANUNCIADA, JÁ SE RESPIRA E ANTEVÊ A RESSURREIÇÃO:
                                               É JESUS! "VINDE VER-ME".

"VINDE VER-ME"  hoje junto à cruz daqueles irmãos que sofrem e todos os que morrem de maneira injusta, que passam fome, que não têm dignidade, os que já perderam a fé e o amor, os que por causa de Mim são perseguidos. ... "Vinde Ver-me"...
Ajuda-me Senhor Jesus, a ver a minha vida como um DOM de Deus, a passar das trevas à Tua LUZ , a interrogar-me seriamente sobre a minha fé, se ela é um sinal de esperança na minha vida.
Acabo aqui, com uma boa noite na Paz Daquele que é a Paz,
ana saldanha (elemento da Equipa Casais Stª Maria/Colares

Sem comentários: