segunda-feira, 13 de abril de 2015

A CHATA NO II DOMINGO DE PASCOA OU DA MISERICÓRDIA

TAMBÉM CONHECIDO COMO PASCOELA, E DOMINGO BRANCO (UMA TRADIÇÃO MUITO ANTIGA DOS CRISTÃOS QUE ERAM BATIZADOS NA VIGÍLIA/DOMINGO DE PASCOA E QUE NO DOMINGO SEGUINTE ERAM APRESENTADOS À COMUNIDADE, COM VESTE BRANCA

Olá amigos! A PAZ DE CRISTO reine entre nós, tal qual ELE no-la dá!
Continuamos (e continuaremos) a proclamar o anuncio da RESSURREIÇÃO DO SENHOR, que é a SUA VIDA EM NÓS.
Hoje debruçamo-nos na passagem do Evangelho tão conhecida por  todos nós (talvez por ter um bocadinho de cada um) que é a de Tomé. (João 20,19-31).
Oito dias depois do Domingo da Ressurreição do Senhor, "estando as portas fechadas...." diz-nos João. Mas porque estariam as portas fechadas? Medo? Desilusão? Traição? Mas fico contente, por pensar que Jesus apesar de ter encontrado as portas fechadas não se vai embora... Oito dias depois continua a estar presente e a procurar os seus amados e amigos, os discípulos.
Regressas-Te Senhor  aos teus!.. Regressas hoje para mim, para nós,.. Foste traído, abandonado... ontem e hoje!
Continua João a dizer-nos: - "Apresentou-se no meio dele e disse: "A PAZ ESTEJA CONVOSCO". Enquanto vivo preocupaste-Te em curar, restituir a vida, sarar as feridas e as doenças do corpo e da alma; na Cruz do Amor, ou já ressuscitado, transmite-nos a PAZ.  A PAZ QUE É A TUA  VIDA!
Jesus não se preocupa com Ele, mas connosco: com o pranto  da Mª Madalena, com a solidão  dos discípulos abatidos pelo desanimo e desilusão, com a incredulidade de Tomé ... Tal como eles, hoje, talvez , não tenhamos interiorizado o que é ter DEUS como nosso servo..... Quantas vezes  sou como Tomé e duvido dos outros, tantas vezes preciso de ver para crer.... ter factos...
Cristo ressuscita, não para Si... mas pelo homem! É ao Homem, a mim e a ti, meu irmão, à Humanidade, que Ele continuamente sopra sobre nós dizendo: "Recebei o ESPÍRITO SANTO"
Jesus ama-nos! Ama-nos quer estejamos amedrontados, inseguros, com todos as nossas fragilidades e feridas, com todas as nossas infidelidades, com todas as nossas canseiras... Como Tomé, como os de Emaús.... como a Madalena e as outras mulheres, como Simão Pedro... Como a nós!
Jesus Disse a Tomé: - "Põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos...... mete-o no meu lado.... não sejas incrédulo..."
Jesus não se escandaliza  com as minhas dúvidas de fé, não se impressiona com a minha dificuldade em crer.... apenas nos abre as Suas mãos..... os seus braços.... Ele está ali.... Está aqui! Está VIVO no meio de nós e deu-nos o Seu  Espírito para que pudéssemos, também, ter a força e a capacidade de passar fazendo o bem, à Sua semelhança.
Todos nós temos chagas e feridas da vida, mas com a presença do Espírito Santo podemos ajudar a sarar as feridas dos outros... podemos estar presentes no seu sofrimento da dor...
Tomé acaba por se render.... Rende-se às mãos de Cristo, à PAZ que a partir de então não para de correr de mãos para mãos e que chega até nós  fazendo eco no nosso ser, projectando-se  na nossa vivência (nem sempre, na minha, claro!)
Tomé passa de incredulidade à plena  felicidade do acreditar e faz a 1ª profissão de fé, após a Ressurreição, dizendo: "MEU SENHOR E MEU DEUS". (Após a morte quem faz é o centurião junto à Cruz: "...é verdadeiramente Filho de Deus". Na morte, um não crente e, na Ressurreição, é Tomé, um discípulo, um cristão, a professa-LO publicamente.
"MEU".... Também eu quero dizer "MEU.." porque este "Meu", sentido e vivido no meu intimo é a parte mais saborosa da minha vida.... Sem o Meu Senhor e Meu Deus eu não existiria, como existo.
E... Jesus deixa-nos mais uma Bem-Aventurança:
"...FELIZES OS QUE ACREDITAM SEM TEREM VISTO"
Hoje, neste Domingo da Misericórdia, meu Senhor e Meu Deus tem compaixão de mim, dos meus familiares e amigos, dos meus menos amigos também, daqueles que lutam por uma causa onde o Teu amor e a Tua Paz não faz sentido... e matam! De todos nós, teus Irmãos tem piedade!
Damos a graça de uma FÉ forte  capaz de anunciar, por gestos, ao mundo que ESTÁS VIVO e ÉS a NOSSA PAZ!

Um abraço fraterno em Cristo, ALELUIA!
ana saldanha (elemento da Equipa Casais Stª Maria/Colares)

Sem comentários: