segunda-feira, 20 de abril de 2015

DA CHATA.... EM DOMINGO (III), EM QUE SOMOS CHAMADOS A SER TESTEMUNHAS DO RESSUSCITADO

Uma saudação na PAZ  DAQUELE QUE  É  A  PAZ 

Hoje, Jesus fala-nos através do Evangelho de Lucas (Lc 24,35-48) .
Os discípulos encontravam-se reunidos, isto ainda no Domingo de Pascoa, e falavam sobre as notícias que se espalharam rapidamente: uns diziam que o túmulo estava vazio, outros falavam do  desaparecimento do cadáver  outros diziam que estava vivo.... falavam das aparições a Maria Madalena, a Pedro e aos caminhantes de Emaús. Havia confusão... desconfiança e até medo e desapontamento. O Calvário havia deixado mágoas profundas sem hipóteses de entenderem a novidade do momento: - CRISTO RESSUSCITADO!
Mas, Cristo, não os deixa sós Vai ter, mais uma vez, com eles. Faz-lhes uma visita e colocando-Se  no meio deles, saúda-os: " A PAZ ESTEJA CONVOSCO". (Paro um momento nesta frase.... transporto-a a mim.... Que bom, Senhor, bateres à minha porta.... Hoje, Jesus, como tantas vezes, trazes-me a PAZ!.... Paz para mim.... para aqueles que me são próximos. Imagino-Te, Jesus, de manhã, quando me levanto, com os teus braços abertos a acolher-me oferecendo-me a  PAZ. A Tua PAZ para o mundo inteiro!)
Voltando onde estávamos, com esta saudação os amigos de Jesus, ficam perturbados, pensam entre si: será uma visão, uma ilusão enganosa, será um fantasma.... duvidam.... ainda não perceberam, como nós tantas vezes, a novidade da Ressurreição. Então para acabar com os medos e as dúvidas, Jesus, pronuncia algumas palavras, como: - "vede", "tocai", "comamos juntos"...Os discípulos rendem-se e compreendem que não se trata de uma visão, mas de uma realidade... (os fantasmas não comem...) O SENHOR QUE ESTAVA MORTO, ESTA COM ELES E COME COM ELES; CUMPRINDO UMA NECESSIDADE HUMANA..... O Senhor está VIVO! Vivo para que se cumprissem as Escrituras!
Jesus quer entrar na nossa vida ... quer ser reconhecido por gestos concretos, como que a pedir-nos que vivamos com gestos o Evangelho e não com factos vazios. Nos Actos dos Apóstolos, eles dizem "Comemos e bebemos com Ele, depois de ressuscitado". 
Comer é sinal de vida! Comer com eles é sinal de comunhão!
Jesus é o mesmo de antes (a 2ª Pessoa Ssª Trindade – o "Filho muito amado", do  Pai, no Qual  pôs todo o Seu elevo - "escutai-O"), no entanto está diferente, não o reconheceram logo. A Ressurreição não é equivalente a regressar à vida, como o irmão de Marta e Maria. Ressurreição é transformação. Jesus quer que nós vivamos essa transformação... com ELE!
Jesus não faz pedidos, oferece comunhão, partilha alimentos (incluindo o Seu Corpo e Sangue, plenamente realizado na CRUZ  do AMOR), partilha amizade... Quer partilhar da minha vida e oferece-me a Sua para partilhar com a dos outros... Como um entrelaçado!... Faz-nos um convite: toca-Me, Olha-Me..... Vem, vive a minha Paz!
Mas... como Senhor? Quando? Talvez eu Te toque quando Tu me tocas (e...eu deixo!) Talvez eu Te toque quando rezo, quando Te procuro, quando Te reconheço no rosto do meu próximo... nas pessoas... nas coisas simples.... nos gestos.... no Evangelho. Quando eu Te digo baixinho, bem no fundo do meu ser  "MEU SENHOR E MEU DEUS" em Tuas mãos confio a minha vida!.... ou quando toco o sofrimento humano.... tantas chagas no coração da Humanidade..
Continua o evangelista a dizer que se lhes abriu o entendimento (aos apóstolos de ontem... e hoje? já nos conseguimos  abrir  ao entendimento divino depois de tantas marcas que Jesus nos deixou no coração? Será que entendemos, ou continuamos a tentar conciliar o Evangelho com todas as situações, mesmo que saibamos erradas, só porque é mais cómodo? O poder... a economia, a guerra a fome... tudo esmaga... ficamos só com as imagens?.... ainda transportamos a dureza do nosso coração ou o AMOR da CRUZ já no-la derreteu?)
"Vós sois minhas testemunhas" foi uma das Tuas afirmações que o Lucas nos transcreveu no Evangelho que hoje ouvimos. Jesus não diz: Pregadores ide pregar: blá-blá-blá, mas TESTEMUNHAS.... com gestos sentidos, como os "d'ELE" (de Jesus).
Jesus não é um fantasma, é  o Pão da Vida que  alimenta o meu espírito, que me envolve em PAZ e PERDÃO, que me AMA, a mim e a ti! Jesus vive comigo a cada momento, mesmo sem eu ter disso consciência (senão....) mas sei que está comigo nos momentos alegres e menos alegres, no choro e no sorriso.... Às vezes, dá-me até a sensação de que Ele vive no meu lugar, pois só com Ele em mim, eu sei que consigo ultrapassar os meus grandes limites de fragilidade.
Agradeço, Senhor, a Tua presença, em cada um de nós.... no mundo! Mesmo que teimemos em Te querer ignorar nunca desistas de todos nós, teus irmãos. Peço-Te que nos guies nos momentos de angústia e sofrimento para que nunca Te possamos "perde de vista"
Tu que és a LUZ, ilumina o nosso caminho para que possamos sempre encontrar-Te e reconhecer-Te,  como os discípulos de Emaús e testemunhar-Te, conforme nos pedes.
Vou terminar  com uma saudação fraterna na alegria do Senhor Ressuscitado. Aleluia! e que a Paz do Senhor esteja connosco.
ana saldanha (elemento da Equipa Casais Stª Maria/Colares)

Sem comentários: