quarta-feira, 8 de abril de 2015

Do coração de Deus ao coração da família e do mundo

Proposta para a vivência em família da Quaresma e Páscoa 2015

Da Pastoral da Família em conjunto com o Departamento de Catequese, ambos, do Patriarcado de Lisboa, lançaram um desafio não só à catequese, como também a todas as famílias da Diocese de Lisboa, para vivermos a Quaresma e nos preparamos para a celebração da Pascoa  de uma forma diferente.
Acolhemos de coração esse convite e colocámos mãos à obra.
Inicialmente pensámos em desafiar apenas as famílias das crianças e jovens, que andam na catequese, e estes, junto com as suas famílias fariam
esta atividade em casa , mas posteriormente,  achámos que esta vivência, infelizmente,  não chegaria a todas as famílias  e o nosso coração achou por bem, alargar não só às famílias, mas a toda a comunidade tenha ou não crianças na catequese. Surgiu então a ideia de podermos preparar também um deserto, na Igreja, em conjunto com toda comunidade e que ao longo do tempo de quaresma seria colocado os símbolos propostos na atividade.
Tem sido efetivamente muito gratificante ver, especialmente, como as crianças e jovens têm vivido
esta simbologia, até porque os ajuda a perceber e a fazer a ligação entre os símbolos e o  Evangelho que se lê a cada Domingo na Eucaristia.      
Quanto a nós catequistas, esta caminhada tem-nos ajudado também, não só a vivenciar um pouco mais este tempo de quaresma, mas também a seguir as pisadas do nosso Mestre Jesus, quando ele ensinava contando histórias e quando através dos símbolos, mostrava, aos que o procuravam,  qual era o verdadeiro caminho a seguir.
Desejando que este tempo de oração, dê os seus frutos em nosso coração e  ajude a nossa
comunidade preparar-se  para viver o verdadeiro sentido da Ressurreição de Jesus Cristo.

Um bem Hajam e uma Santa Páscoa é o desejo dos catequistas do Centro de Almoçageme da Paróquia de Colares. 

Sem comentários: