domingo, 3 de maio de 2015

A CHATA NESTE DOMINGO FESTEJA 3 MOMENTOS DE ALEGRIA E... VAI ESCREVER POUCO!

Hoje Dia da Mãe! Agradeço-Te, Pai, não só a minha, mas também todas as outras mães, e principalmente para aquelas que neste momento estão em sofrimento peço o Teu "olhar" de conforto e esperança. Estou-me a recordar não só daquelas mães dos peregrinos de Fátima que perderam os seus filhos, mas tantas outras que em qualquer curva da vida sofreram a dor da separação, ou a dificuldade em os criar, quer na alimentação, na habitação, na transmissão de valores ou até na vivência  da falta de amor. Aqui fica também a minha oração por todas as que, por motivos que não me pertence julgar, permitiram que os seus filhos crescessem sem o carinho de um lar.
Há uma MÃE especial.... A Mãe que Jesus nos deu, através de João. "Mulher, eis o teu filho", o que hoje somos todos nós: Família de Deus!
No Evangelho, João (15, 1-8), depois de termos andado 4 Domingos a ouvir e meditar nos relatos da Ressurreição e na dificuldade (e medo) que os discípulos tinham em acreditar na Ressurreição do Senhor, voltamos aos discursos de Jesus. É um discurso que se passa entre a Última Ceia e a Sua prisão, onde Jesus nos chama a atenção para as nossas relações e atitudes de vida.  
Cristo é a vide e eu o ramo. Eu e Ele! Somos a mesma planta, a videira! Fazemos parte da mesma raiz e por conseguinte da mesma vida. Passagem de amor! Ele em mim e eu n'Ele!
Relembrando, até a propósito ao dia, a mãe que transporta dentro de si o seu filho....
Jesus diz-nos: "Vós já estais limpos por causa da palavra que vos anunciei. Permanecei em Mim e Eu permanecerei em vós "O que quererá Ele dizer-nos hoje com estas palavras?
No dia de aniversário do meu baptizado, considero estas palavras como que uma prenda, da parte de Jesus:
"PERMANECEREI EM MIME EU PERMANECEREI EM VÓS"..... "O QUE PERMANECER EM MIM DARÁ MUITOS FRUTOS".
Já estamos limpos, purificados pela intervenção da Palavra! Estamos livres levados pelo sopro do Espírita Santo. Apenas uma condição: "Permanecei em Mim" É a base da minha existência, como ramo, alimentar-me da própria seiva.
Parecendo palavras vazias, elas transportam muito Amor. Se transportarmos para nós, quando amamos alguém também queremos permanecer juntos, como se quiséssemos fundir as nossas vidas. Nem mesmo a distância nos separa.
Alimentamos o amor com a força do espírito, pois estamos unidos. É como se um rio corre-se de um para o outro, unindo-nos. É o amor que nos une!
É o que acontece nesta passagem bíblica. Permanecendo em Jesus, isto é eu n’Ele e Ele em mim, há uma energia (uma seiva) que corre de Deus para mim e vai estar em mim. 
Tantas vezes, Senhor, eu não consigo manter esta memória...... que é bem simples!
Se eu pensar que há uma vida cuja fonte é anterior a mim, a qual provém de Deus, e se desfaz em Amor... e vem desaguar em mim!... em ti!... Como não querer estar n'Ele?!
Jesus fala-nos ainda do fruto..... O Pai limpa o ramo, poda-o... Podar não significa amputar, cortar, deitar fora, mas antes fortalecer, dar mais vida. É o que faz o camponês, é o que eu faço no meu jardim! Renunciar ao supérfluo é florir!
Partilho convosco esta frase que não é minha, mas achei-a significativa: - "Não há amor sem liberdade, não há liberdade sem coragem. E amor, liberdade e coragem são a seiva e os frutos bons de Deus em nós".  

Vou terminar, com uma saudação fraterna na PAZ DE CRISTO.

ana saldanha (elemento da Equipa Casais Stª Maria/Colares)

Sem comentários: