quinta-feira, 7 de maio de 2015

Semana da Vida: 10 a 17 de Maio de 2015

De 10 a 17 de Maio de 2015 celebra-se a semana da vida, este ano sob o tema "Vida com dignidade – opção pelos mais fracos". A Semana da Vida procura “suscitar o reconhecimento do sentido e valor da vida humana em todos os seus momentos e condições, com uma atenção muito especial à gravidade do aborto e da eutanásia, sem descurar outros momentos e aspetos da vida.” (in guião para a semana da vida)

Desde 1994 a Conferência Episcopal Portuguesa, através da Comissão Episcopal competente para a área da Família, organiza a Semana da Vida. Esta iniciativa vem na sequência do apelo lançado em 1991 pelo Papa João Paulo II, na Encíclica O Evangelho da Vida sobre o valor e a inviolabilidade da vida humana, ao propor uma celebração que tenha por objectivo «suscitar nas consciências, nas famílias, na Igreja e na sociedade, o reconhecimento do sentido e valor da vida humana em todos os seus momentos e condições, concentrando a atenção de modo especial na gravidade do aborto e da eutanásia, sem contudo menosprezar os outros momentos e aspectos da vida…» (EV 85).

O Departamento Nacional da Pastoral Familiar elaborou algumas sugestões para cada dia e deixa a todos o desfio de as aperfeiçoarem e até de criarem os seus próprios meios, para conseguirem momentos, pessoais e comuns, de interioridade e partilha. Podemos encontrar algumas destas sugestões no guião para a semana da vida ou no site http://www.leigos.pt/ ou http://www.leigos.pt/index.php/component/phocadownload/category/5-semana-da-vida-2015?download=12:guiao-semana-da-vida-2015

Sem comentários: