segunda-feira, 11 de maio de 2015

DA CHATA..... NO VI DOMINGO DA PASCOA (João 15.9-17)

Uma saudação fraterna em Cristo nossa Pascoa.
Depois, de Jesus, a semana passada, nos ter falado da videira da seiva e dos frutos, nos ter convidado a permanecer n'Ele, hoje, vem-nos falar do AMOR e da ALEGRIA !... com uma proposta... Ele é assim! quer-nos "apanhar", porque nos quer amados a amar... Grandes palavras... e grandes gestos Jesus nos transmitiu!

"Assim como o Pai Me amou, também Eu vos amei"......."disse-vos estas coisas, para que a MINHA ALEGRIA esteja em vós e a vossa alegria seja completa"....
"É ESTE O MEU MANDAMENTO: QUE VOS AMEIS UNS AOS OUTROS COMO EU VOS AMEI"....
"Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor,  mas AMIGOS, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de Meu Pai"
Que passagem! Tão cheia e tão bela... de um Deus que nos ama e nos convida a ama-Lo:" "PERMANECEI NO MEU AMOR" (é a receita!).

Não é uma imposição é um pedido! Primeiro, Ele Se oferece: dá-Se!... Mostra-nos como é grande e eterno o Amor! Ele dá-me a liberdade de eu querer, ou não, permanecer dentro desse Amor.... Sou eu que escolho e decido, sou eu que procuro os porquês e acolho, ou não. A resposta, vem de muitas formas, mas  hoje,  o Evangelho Jesus é claro: amar "...para que a Minha alegria esteja em vós..."
É maravilhoso pensar que a minha alegria, a tua alegria, está no pensamento de Deus. Ele quer-nos felizes e alegres, mas a resposta é minha,  e  é tua! A minha às vezes é frágil!...
A amizade não se impõe, nem se pode fingir.... a amizade fala mais alto da alegria e da igualdade... Ele tornando-se um de nós (excepto no pecado), aproximou-se da medida humana, colocou-se ao nosso nível. Não há superioridade... é um Deus que se faz AMIGO!
"Amai-vos uns aos outros"... Uma relação de comunhão, porque é concreta... é ao meu próximo!
Não é ao que está a milhas de distância, no outro continente.... é concretamente aquele que vive ali ao lado, no meu prédio,  no meu trabalho,  que vive em minha casa, é a minha família, ou ainda aquele homem, aquela criança, aquele pobre, não só de esmolas, mas também de amor, que passa na minha vida.... é o meu próximo!... E reparem, não é de qualquer maneira, é "Como Eu vos amei". Já não é amar o outro como a mim mesmo, é como Ele nos amou, ama e amará! Como eu costumo dizer, a fasquia é grande, o como não tem como... tanta fragilidade, tantos nãos e virar de costas....
Amar como Cristo é a diferença! Criados por Deus à Sua imagem e semelhança, todos transportamos uma centelha do Seu Eterno Amor no coração, mas a diferença do cristão é fazê-lo (é a meta) como Cristo!
É no Pai, fonte inesgotável de Amor, que tudo começa. Jesus fez-se canal dessa fonte que jorra o amor do Pai para que chegue até nós e cabe-nos, a nós, crentes, passar esse rio de Amor  ao outro, para que ele se alegre e passe também. O amor vai correndo, não pode ficar em mim, como água estagnada. Eu sei Senhor, eu sei, que tantas vezes corto essa corrente, tantas vezes a detenho, com medo, com receio de ser chata, acomodação, fragilidades.. Eu sei Senhor! Por isso, humildemente Te peço: olha para mim e ouve a minha suplica: ajuda-me a viver esse amor "atrevido" e "desafiador" que me compromete com o meu próximo, que acolhe e me transforma. Ajuda-me a que eu queira permanecer em Ti para poder dar muito fruto e assim Te testemunhar.
Vou acabar, no entanto queria-vos dizer que de 10 a 17 de Maio se celebra a "Semana da Vida", sob o tema: "Vida com dignidade - opção pelos mais fracos" site www.leigos.pt.
Com um abraço na Paz de Cristo, pedindo a intercessão da Virgem Mãe para que nos ajude a discernir o caminho do Amor, que ela,  tão bem soube percorrer na humildade.


ana saldanha (elemento da Equipa Casais Stª Maria/Colares)

Sem comentários: