domingo, 21 de junho de 2015

AQUI ESTÁ A CHATA..... ENQUANTO DEUS DORME! (Evangelho: Marcos 4,35-41)

Cá estou de novo.... com uma saudação fraterna na Paz de CRISTO!
Hoje, o evangelista Marcos traz-nos um episódio passado na barca, enquanto Jesus e os Apóstolos atravessavam o lago para a outra margem.
É Jesus quem propõe: "Passemos à outra margem"... a travessia para uma meta: a outra margem. Tal como nós hoje... só que a meta não acaba nas margens.... há sempre um passo seguinte. A meta não tem termo, porque a meta que parece alcançada já está no passo seguinte. A travessia, é iniciar qualquer coisa: qualquer acto ou decisão. Uma travessia pode ser a vida que se abre a uma criança, pode ser o tentar restabelecer a harmonia provocada pelos conflitos que tantas vezes provocamos ou colaboramos, reencontrar pessoas... vencer os medos que nos afligem e nos impedem de continuar..... Uma travessia é a nossa vida!... Tem muitas metas, mas apenas um termo: Jesus! É a nossa Margem, o nosso porto de abrigo, os braços que nos confortam, mas também o olhar misericordioso, paciente e amoroso que só pelo "olhar" nos lembra que o caminho vai trocado... e nos dá força para continuar.
Bem passemos ao sono de Deus. Jesus adormece na barca e logo uma grande tempestade se levanta e... Jesus dorme indiferente à aflição dos Apóstolos! O barco estava alagado e vão acordar Jesus com esta frase (parecida com as nossas de hoje): "Mestre, não Te importa que pereçamos?". Jesus levantou-se e através das Suas palavras apaziguou a tempestade. A bonança regressou. É então que Jesus lhes perguntou, e hoje a mim e a ti, "PORQUE ESTAIS ASSUSTADOS AINDA NÃO TENDES FÉ" ("Não tenhais medo. Abri os vosso corações "- disse João Paulo II).
Deus dorme... o barco prestes a afundar. O mundo em guerra de armas ou financeiramente geme de dor e Deus dorme Lutamos contra a doença e o desespero... a perda de um familiar ou amigo, o desemprego a tão falada crise que tanto arrasta e espalha consigo, a dor dos inocentes e... das crianças ("Senhor porque lhes dás tanta dor? Porque sofrem assim? "-Lá diz o nosso poeta) e Tu dormes Senhor! Onde estás? Quantas vezes me desespero Contigo porque às vezes me dás a impressão que não Te importas comigo?
"Mestre não Te importas que perecemos?" É este nosso grito angustiante que, como ontem, continua a atravessar a História e a humanidade. Moldes diferentes em tempos diferentes....
A este deus indiferente e mudo, que  às vezes sentimos necessidade de criar para nós, como defesa do medo ou do sofrimento, da não aceitação, contrapõe-se o nosso DEUS, que não é um estranho, mas que está presente, acompanha-me a cada segundo da minha existência.... caminha a meu lado, não como eu gostaria que estivesse ( o que às vezes seria péssimo pela minha limitação e fragilidade), mas como Ele próprio quer. Está presente à Sua maneira e não à da minha pequenez: Ele está na minha barca e quer salvar-me, mas... com toda a minha liberdade. A salvação parte d'Ele a liberdade da resposta é minha!...
Não faz as coisas por mim, mas comigo, não me afasta as tempestades, mas vive-as comigo.
Na verdade Deus está presente, é a margem onde ancoro a minha vida, o meu medo, a minha fragilidade e desespero...
É certo que, às vezes, preferiria que não se levantassem tempestades e é certo também que tantas vezes sou eu que as crio, mesmo bem dentro de mim... no mais íntimo do meu ser semeio ideias de morte esquecendo as sementes de vida que o Espírito Santo me envia.
Eu sei que Ele se importa connosco. Ele sabe tudo, mesmo o que eu ainda não sei, sobre mim... sabe os cabelos que tenho e cuida de mim como das flores do campo e as aves do céu!
Chamas-me "Homem de pouca fé" e é certo o que sou. A minha fé é muito frágil... mas só Contigo na minha barca a poderei fortalecer. Senhor mesmo nos momentos de maior dor ou desanimo, não permitais que ponha a minha fé em questão, mas sim, que a fortaleça, que seja nesses momentos que eu sinta a Tua presença mais intensamente na minha vida e Te deixe permanecer.
Vou terminar, pois para além de já ter chateado de mais, tenho de ir à Praia das Maçãs levar a chave do carro ao meu marido e ainda não fui à missa. Não vou ler nada do que escrevi, se estiver mal... temos pena, servirá para vossa penitência!
Abraço fraterno na Paz de Cristo, na presença de Maria, nossa Mãe espiritual,

ana saldanha (elemento da Equipa Casais Stª Maria/Colares)

Sem comentários: