terça-feira, 7 de julho de 2015

A CHATA CHEGA ATRASADA PARA CONVERSINHA DE FIM DE SEMANA! (XIV DOMINGO DO TEMPO COMUM DO CALENDÁRIO LITÚRGICO)

OLÁ AMIGOS! VOLTEI! Não continuei de férias em Porto Santo..... que pena! ... Mas também é bom saborear o trabalho e sobretudo, rever as pessoas que nos são queridas! Cada momento da nossa vida tem coisas boas e menos boas, cabe-me a mim superar as menos boas e recicla-las em melhores, o que não é o caso. Por isso estou na mesma "feliz" e pronta para retornar o meu dia a dia.
Prometo que hoje vou ser breve.... (difícil, eu sei!).

Vou apenas reter-me em duas frases que são:
1- "De onde Lhe vem toda a sabedoria" - perguntavam entre si os habitantes de Nazaré (local onde Jesus passou a sua infância, adolescência e parte da vida adulta).
2- "Estava admirado com a falta de fé daquela gente" - Assombro de Jesus perante a incredulidade  daqueles seus companheiros diários.

Que sucedeu a esta gente que tanto tempo lidou com Ele? Nunca tinham reparado n'Ele? Como Messias, Filho de Deus portador de uma mensagem?!
Inicialmente as Suas Palavras e atitudes trazem algo de novo aos nazarenos, no entanto não deixam de se questionar. Por isso perguntam entre si, se não era Jesus, o carpinteiro, o que tinha Ele de diferente, pois era como um deles, que novidade era esta?
É o conflito que, tantas vezes também surge entre nós, entre o quotidiano e a profecia!
Que um profeta seja um homem extraordinário, certo! É isso que esperamos: um no meio de nós! Mas... Esta profecia vinha de um Homem sem cultura saída da oficina de um carpinteiro. Era o profeta da porta ao lado, o vizinho! Para eles impossível!
Quantas vezes Senhor te procuro no alto? Pastor das constelações no infinito dos céus, quando Tu, antes pelo contrário, estás de joelhos no chão, com a bacia cheia de água para me lavares os pés!.. E, nem sempre te reconheço e por isso digo: mas donde vem este armado em esperto? Mas... o Espírito Santo desce precisamente no quotidiano dos nossos dias... e eu, não O reconheço!
Diz o Evangelho (Marcos 6,1-6): "Ficaram perplexos a Seu respeito". O que os escandaliza? E a nós? Escandaliza-nos a humanidade de Jesus, a sua proximidade... gosta de estar connosco, por isso Se fez um de nós. É esta bela notícia que o Evangelho nos dá: "Deus encarna nas coisas comuns da vida" (ouvi esta frase a um professor, no seguimento de uma aula e não a esqueci, porque penso que vive-la (tento!),  faz parte do meu itinerário).
Sinto que, para AMAR CRISTO, tenho de AMÁ-LO na Sua totalidade: Divino e Humano, o que para mim, vezes sem conta, é muito difícil!
Quero poder descobrir cada fragmento de humano, todas as emoções humanas: a relação de Jesus com as crianças, com os amigos, com o sol, as flores, o vento, com o mar, as gaivotas... Descobrir e redescobrir Jesus no Evangelho... da vida!
A resposta de Jesus às rejeições dos seus conterrâneos não é feita de recriminações , de condenação. Pelo contrário, diz-nos Marcos, no final do Evangelho, que Jesus" não podia ali fazer milagres" e logo a seguir corrige, dizendo que voltou a trás e "curou alguns doentes impondo-lhes as mãos".
É assim o nosso Jesus, rejeitado continua a AMAR e cura, mesmo poucos! Os que tem fé! O nosso Deus não alimenta rancores, CONTINUA SEMPRE A DAR SINAIS DE VIDA!
Apenas mais uma coisinha. O Evangelho começa assim:" Naquele tempo Jesus dirigiu-se à sua terra, "Hoje... dirige-se a mim e a ti! Quer acampar no nosso coração!
Às vezes duvidamos de Ti... avaliamos as pessoas pelas aparências... Ajuda-nos Senhor a ter presente, nas nossas atitudes diárias o Teu exemplo, amando à Tua semelhança.

Saudações fraternas na Paz de JESUS CRISTO, nossa Pascoa, com Maria nossa companhia de caminhada,

ana saldanha (elemento da Equipa Casais Stª Maria/Colares)

Sem comentários: