segunda-feira, 13 de julho de 2015

A CHATA DE NOVO NESTE DOMINGO XV DO TEMPO COMUM (EVANGELHO MARCOS Capº 6 VERSº 7A13.) --- SOMOS HERDEIROS DE UM MUNDO NOVO

OLÁ, BOA E SANTA TARDE, COM MARIA POR COMPANHIA!
Cá estou de novo para vos assombrar o Domingo com as minhas "chatices".
Hoje Marcos traz-nos o tema da VOCAÇÃO. Aliás. não só Marcos, mas também o Profeta Amós (Capº 7, 12-15), falando-nos sobre o seu chamamento como profeta de Deus para profetizar junto do povo e também em S. Paulo na Epistola  aos Efésios (Ef 1,3-14) falando-nos da nossa vocação para a santidade.
Penso que posso dizer que a vocação, neste caso, é uma questão de chamamento... audição!
É Deus quem chama, é Deus quem envia. A iniciativa vem sempre da parte de Deus. Nós abrimo-nos interiormente, ou não, a ela.
Jesus marca o ritmo do Seu tempo. Quer que o seu projecto inicie uma nova fase: EM MISSÂO.
É a 1ª experiência missionária comunitária que os Apóstolos vão iniciar (Missão Apostólica).
Na montanha, Jesus escolhe (chama) 12, confere-lhes poder sobre as forças do mal, define o anuncio da mensagem a transmitir e dá instruções claras sobre como se haviam de apresentar e agir.
Jesus envia-os para que sejam o seu prolongamento. Levam como missão o Evangelho a anunciar ao mundo, não só com palavras mas com gestos e obras...
Vão 2 a 2 , com um cajado na mão, sandálias nos pés e a Graça de Deus que é muito mais importante que qualquer alforge ou dinheiro, até que o próprio pão! Na simplicidade... Tal como o Mestre!
Jesus envia-os 2 a 2, talvez para se apoiarem  mutuo, garantir credibilidade ao que venha a acontecer ou ao que dizem. Apenas 2... fazem uma pequena comunidade! É o inicio de uma comunidade maior: A nossa comunidade de hoje, chamada Igreja Católica e Apostólica.
Foi e é, Jesus que assim quer o Seu projecto de caminhada comunitária: 
- A FAMÍLIA ALARGADA DOS FILHOS DE DEUS EM CAMINHADA ! -
E aí vão eles, a pregar o arrependimento, expulsar demónios e curar doentes: Palavras  e Obras que são o ANUNCIO DE UM NOVO REINO! Palavras, de Deus, e obras de alguns que se sentiram chamados e aceitaram colaborar no projecto... E foram! E o mundo não ficou mais como era... O "bichinho" do AMOR estava introduzido e iria germinar! E chega aos nossos dias!
Hoje... Jesus continua a chamar? Jesus chama-me, a mim?! Que quer Ele de mim... hoje... agora? Tal como há 2000 anos, hoje em cada momento, Ele repete-me incessantemente o Seu convite. O meu coração está preparado para aceitar esse desafio? Acredito verdadeiramente naquilo que anuncio?
Como vai a minha disponibilidade, o meu acolhimento, a minha partilha de convicções existenciais, a minha aceitação da Sua Palavra, o  meu testemunho do Seu projecto. 
E os pequenos grandes nadas a que me agarro para calar o Seu chamamento? Senhor , mais uma vez Te peço ajuda-me a rebentar os nós que teimam em sobreviver, dificultando a minha total entrega, o meu sim incondicional (eu tenho sempre tantos ses!) Liberta-me Senhor de tudo o que há de supérfluo em  mim, que ele seja inversamente proporcional à confiança que cresce em Ti (é como escavar o supérfluo para dar lugar à confiança).
Ajuda-nos Senhor, cada um de nós, a aceitar-Te de coração aberto e humilde numa entrega total à missão que a nós confias.
Com um abraço, desejo-vos uma semana vivida com a alegria  na certeza de que temos um Deus que nos Ama.

Com amizade ana saldanha (elemento da Equipa Casais Stª Maria/Colares)

Sem comentários: