segunda-feira, 20 de julho de 2015

A CHATINHA CÁ ESTÁ DE NOVO, VAI DE FÉRIAS, MAS NÃO DÁ FÉRIAS . XVI DONINGO (MARCOS 6,30-34)

OLÁ! Uma saudação fraterna em Cristo Ressuscitado.
A semana passada, falámos em vocações, hoje as leituras falam-nos de pastores.
No Evangelho de Marcos (Mc) há duas frases de Jesus que me fizeram sorrir e a partir delas vou "divagar" um pouco..... para vos CHATEAR! Ora:

1ª- "Vinde comigo para um lugar isolado e descansai um pouco";
2ª- "Ao desembarcar, Jesus viu uma grande multidão e compadeceu-se de toda aquela gente, que era como ovelhas sem pastor".

Jesus comove-se, Jesus compadecesse.... Jesus ama!
Esta passagem dá-nos conta do regresso dos Apóstolos enviados em missão, nas leituras da semana passada, deixando antever que tinha sido um sucesso. E é neste contexto de alegria e cansaço que Jesus lança o convite: "Vinde comigo.... descansai um pouco". Atitude de Jesus que tantas vezes inspira a nossa! Descansar é bom e faz bem! Aqui, Jesus, aproveita para se afastar da multidão que os persegue e passa, na barca, para a outra margem.
Imaginando uma barca a deslizar sobre o Mar de Tiberíadas, faz-me sorrir, ao recordar como tantas vezes desejamos umas férias do barulho e da confusão para nos saciarmos com o sossego e a paz de uns momentos repousantes e silenciosos que nos abrem a alma ao infinito.... Reencontro de cada pessoa consigo própria e a pacificação do seu espírito! (sempre desejado e quase nunca plenamente alcançado).
Fez-me lembrar a passagem do Gen. sobre a Criação, onde nos é apresentado Deus de "férias": - ao 7º dia Deus descansou. O descanso faz parte da dignidade humana.
"Vinde comigo..." Entrai em mim.... conhecei o Meu coração e depois ide anunciar.
Jesus, hoje, continua a convidar-me, a mim e a ti: vem a Mim, faz as coisas com confiança e serenamente, como se tudo depende-se de ti... Como tudo depende-se de Deus! "Faz tudo o que podes fazer, e depois deixa que seja Deus a fazer todo o resto".
Aceita-nos assim, o Pai, as nossas vidas são frágeis e as nossas energias limitadas, dá-nos a humildade para deixar que Tu faças todo o resto em nós.... que Tu nos preenchas!

Passando à 2ª frase, Jesus, ao chegar à outra margem (mudança), compadeceu-se da multidão! A compaixão de Alguém que ama e não se importa de mudar os Seus planos, renunciando ao repouso.
É assim que Jesus vai ensinando os seus Apóstolos e, a nós também! Primeiro as pessoas, depois os programas! Jesus ensina-nos a olhar os outros, antes de mais, com os olhos de COM-PAIXÃO, ensina-nos a olhar com um olhar terno, simples e humilde para que a esperança nasça continuamente em nós. Tu És o Salvador, nós somos apenas as gotas do Teu oceano de infinito Amor. Disse a Madre Teresa de Calcutá: "É essa gota que pode dar sentido a toda a tua vida". É a tua gota com a minha que faz toda a diferença. São as gotas que somos todos nós, que, na presença do Senhor, faz mover o oceano. Deus assim quer!... Quer precisar de nós!
Quero terminar com uma alusão à 2ª leitura, em que São Paulo (Ef 2, 13-18) nos dá mais uma dica para conhecermos mais e melhor a Pessoa de Jesus: ELE É A NOSSA PAZ.
Uma PAZ que nasce da reconciliação.... Jesus na Cruz reconcilia-nos, não só uns com os outros, mas também com Deus. Por isso a CRUZ do Amor é também um sinal de reconciliação e PAZ, um sinal de vitória da Vida sobre a morte!
Peço a Deus Pai que nos conceda o dom da unidade e da reconciliação e a força para não desistirmos diante as dificuldades diárias.

Termino com um abraço em Cristo,  nosso BOM PASTOR e nossa PAZ, ana Saldanha (elemento da Equipa Casais Stª Maria/Colares)


PS: boas férias para quem parte e... para quem fica bom trabalho! Eu... estou de partida! Mando fotografias a ver se adivinham onde estou

Sem comentários: