terça-feira, 21 de julho de 2015

Igreja/Sociedade: Vaticano vai reunir autarcas mundiais para debater escravatura e alterações climáticas

Iniciativa da Academia Pontifícia das Ciências Sociais

clima_chaminés_fumo_céu_lusa 
Cidade do Vaticano, 21 jul 2015 (Ecclesia) – O Vaticano vai acolher um simpósio direcionado para a partilha de boas práticas no âmbito da luta contra a escravatura moderna e as alterações climáticas, hoje e esta quarta-feira.

De acordo com a sala de imprensa da Santa Sé, o evento é organizado pela Academia Pontifícia das Ciências Sociais e deverá contar com a participação de cerca de 60 presidentes de câmara, provenientes de algumas das maiores cidades do mundo como "Roma, Paris, Bogotá, Boston, Cidade do México, Oslo e Vancouver”.

Na apresentação do simpósio, o presidente da Academia Pontifícia das Ciências Sociais, D. Marcelo Sánchez Sorondo, vincou o propósito da organização em incentivar os governantes para que “se empenhem em acabar com os abusos, a exploração, o tráfico de pessoas e toda forma de escravatura”.

E porque os mais carenciados e desfavorecidos são também os mais expostos às consequências das alterações climáticas, o objetivo é também mobilizar vontades e políticas em favor da "emancipação dos pobres e dos que vivem em condições de vulnerabilidade”.

“Em síntese, queremos que as nossas cidades e os nossos centros urbanos se tornem cada vez mais inclusivos, seguros, flexíveis e ecologicamente integrados”, completou o bispo argentino.

O simpósio, que vai decorrer na “Casina Pio IV”, do Vaticano, conta também com o apoio das Nações Unidas.

No que diz respeito à participação lusófona, está confirmada a presença de autarcas vindos do Brasil, das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Curitiba, Salvador e Goiânia; e também de Moçambique, país representado pelo presidente da câmara de Nampula.

JCP

Sem comentários: