segunda-feira, 3 de agosto de 2015

CHEGOU A CHATA.... NO DOMINGO....

(O pôr do sol, além de maravilhoso,
 transporta   a esperança de um novo dia)
Já cá estou de novo, no nosso pequenino, mas bonito Portugal, com uma saudação de amizade fraterna na Paz de Cristo, nossa Pascoa!
Vou-vos dar uma boa notícia.... é que vou de férias... da escrita!
Lá se vai a chatice da chata!
No entanto.... hoje..., XVIII Domingo do Tempo Comum, em que continuamos a ler, escutar, interiorizar  e meditar no Evangelho de João - Capitulo 6º (versículos 24-35), vou ainda deixar umas letrinhas... Pensavam que não?! Mas é pouquinho!.... Não será como Jesus, como lemos a semana passada, que do pouco, fez muito! E continua a fazê-lo incessantemente, hoje, estendendo o desafio a cada um de nós: "Vejam"... "Ide..."
Mas vamos lá.... Estamos em Cafarnaúm, onde, após uma travessia de barco a multidão saciada pela "Multiplicação dos Pães" encontra Jesus. Talvez com o desejo camuflado de serem novamente saciados, sem dispêndio nem trabalho, interrogam Jesus. Dessas perguntas detive-me mais nesta, talvez porque.... é actual!: " Que milagres fazes Tu, para que nós vejamos e acreditemos em Ti? Que obras realizas?...".
E fazem presente o Antigo Testamento, relativamente à passagem do deserto, em que os antepassados tinham sido saciados com o maná, como pão descido dos céus, pela interferência de Moisés (Livro do Êxodo), Jesus responde-lhes (nos):
"Em verdade, em verdade vos digo: Não foi Moisés que vos deu o pão do Céu; meu Pai é que vos dá o verdadeiro pão do Céu. O pão de Deus é o que desce do Céu para dar a vida ao mundo" (anuncio do que estava para vir).
Ao que a multidão pede: "Senhor, dá-nos sempre desse pão" (tal como a samaritana:".." dá-me sempre dessa água"). Ao que Jesus lhes responde:
"EU SOU O PÃO DA VIDA: QUEM VEM A MIM NUNCA MAIS TERÁ FOME, QUEM ACREDITA EM MIM NUNCA MAIS TERÁ SEDE."
Fecho os olhos e, sinto que esta frase também me é dirigida... Interiorizo-a.... Desço, consciente, ao mais fundo de mim e o meu pensamento voa bem alto... e vou repetindo: "TU ÉS o PÃO DA VIDA".... e vou desfolhando o meu dia a dia.... Tantas vezes Te toco, Senhor, e nem sempre com esta nítida certeza!... Vejo ali... e mais além que esta certeza nem sempre foi acolhida na sua dimensão divina e humana... Passou-me ao lado, pois esqueci-me que não habitava sozinha esta terra que piso.... Há mais alguém... mais alguns... muitos tantos a meu lado.... e que eu esqueci!
TU ÉS Aquele que alimenta a minha VIDA! Pão... com alegria, nem sempre demonstrada e valorizada, que nos faz lembrar o trigo ou o centeio moído que, cozinhado, alimenta o nosso corpo... mas TU estás para além... TU fazes-nos VIVER, convidas-nos a AMAR!
CRISTO PÃO, Aquele que alimenta a minha e tua vida! Que alimenta aquela minúscula parte de CÉU que há em mim... aquela parte de eternidade que Deus depositou em nós!
Jesus, que, na semana passada, saciou a fome, mostra-nos também a nós como devemos fazer. Ele vê as nossas necessidades materiais: o corpo tem fome e procura alimento, e Ele distribuiu; o corpo está doente e procura a saúde, e Ele diz "Levanta-te e caminha"; o corpo está só e procura uma atenção... ma carícia, às vezes um sorriso que lhe devolva o alento, e Ele diz, "Vai a tua fé te salvou". Jesus oferece-Se e cura e dá de comer primeiro ao corpo e só depois fala do alimento espiritual. Ele diz-nos (não só ontem, mas hoje, muito concretamente) - "Vede como Eu faço". - "Deixa tudo e segue-me", - "Ide".
Ele convida-nos a não ter uma fé de pedinchices, a não rezar para obter milagres (favores de Deus, que tantas vezes confundimos com trocas). Ele vem falar-nos numa outra fome. Fome de Deus para chegar ao Homem. Fome de Amor e Paz... Da Vida Eterna! É desta fome maior que Ele nos fala e se nos oferece convidando-nos a sacia-la n'Ele, o PÃO da VIDA!
E... Deus não pede, dá (oferece-nos o PÃO VIVO que desce do Céu, o próprio Jesus!). Dá-nos tudo!
 Deus é DADOR DE VIDA e a multidão compreende isso e pede "Dá-nos sempre desse Pão" e o pedido torna-se súplica: Dá-nos! Sempre!... E nós suplicamos com eles: "DÁ-NOS SEMPRE!"
Perante este pedido, Jesus assume-se: "O PÃO DA VIDA SOU EU".
Deus sacia-nos pela multiplicação de bens materiais que constantemente cria  e renova pondo-os ao nosso dispor (o que por vezes foge à nossa compreensão e a palavra acumular sem razão surge no horizonte de cada um de nós, no meu pelo menos, preenchendo e substituindo os espaços do amor, da misericórdia, da compaixão...) e Jesus, hoje traz-nos esta nova novidade: - "SOU EU" a plenitude da VIDA, Um pouquinho de Deus em vós.
A semana passada mandou distribuir o pão, hoje é ELE QUE SE DISTRIBUI COMO PÃO, pão que  DÁ VIDA.: "QUEM COME NÃO TERÁ FOME, QUEM CRÊ NÃO TERÁ SEDE!"
Creio! Creio que tal como o pão que sacia a minha fome física descendo ao meu interior e, por transformação, é assimilado e me alimenta o corpo, assim, também Jesus desce e se transforma em Coração (motor) que alimenta o ser mais profundo do meu sentir com sentimentos de amor, coragem, liberdade, humildade, misericórdia, insatisfação, fraternidade, paz.... um rio de sentimentos de bondade de que eu tantas vezes fujo para me "esquecer".
Pai, não olhes para estas minhas fragilidades tantas vezes consentidas que perturbam a minha FÉ. Lembra-Te da minha pequenez! Concede-me a graça de um coração humilde para acolher "O PÃO DA VIDA" que nos dás e que, Ele próprio, Se nos oferece como Alimento divino que nos transforma, fazendo-Se esperança em nós, aprendamos a viver de coração atento e colaborador na construção de um mundo mais justo e fraterno como inicio da Eternidade.
Pudesse eu, um dia, sentir como S. Paulo: "Já não sou eu que vivo, é Jesus que vive em mim".
Acabo com um abraço fraterno em Cristo, nosso PÃO DA VIDA DESCIDO DO CÉU,
ana saldanha (elemento da Equipa Casais Stª Maria/Colares)

Sem comentários: