quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Fátima: Santuário promove congresso internacional sobre o centenário das aparições
Fatima.pt

A iniciativa «Pensar Fátima» estuda o fenómeno mariano numa perspetiva interdisciplinar 

Fátima, Santarém, 13 out 2015 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima vai promover em junho de 2017 um congresso internacional intitulado «Pensar Fátima», no centenário das aparições da Cova da Iria.

Nesta iniciativa, organizada em parceria com a Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, vão ser estudadas várias dimensões em perspetiva interdisciplinar: Teologia, Sociologia, Psicologia, Cultura, História e Arte.

O congresso “é um ponto” considerado “alto” no conjunto de simpósios e congressos realizados no santuário há muitos anos, referiu aos jornalistas o presidente da comissão organizadora, João Duque.

“Irá ser o culminar de um conjunto de simpósios que estão a realizar-se ano a ano em ordem ao centenário”, sublinhou o teólogo português, destacando o tema da iniciativa “que nunca foi abordado desta maneira”.

As aparições de Fátima resultaram num “forte impacto religioso e sociocultural, que se traduz em milhões de visitantes”, refere um comunicado de imprensa do Santuário de Fátima.

Ao Santuário de Fátima chegam “pessoas, grupos e estilos de vida muito diversificados”, acrescenta.

João Duque, que falava na conferência de imprensa da peregrinação internacional aniversária de outubro, acrescentou que “os simpósios têm abordado aspetos particulares da mensagem de Fátima” e que a função deste congresso é abordar “o fenómeno de Fátima ao longo destes cem anos”.

No contexto da celebração do centenário, o Santuário de Fátima, com a colaboração da Faculdade de Teologia da UCP, tem vindo a promover vários simpósios, que culminam num Congresso Internacional, de teor científico e académico, a realizar de 21 a 24 de junho de 2017.

As intervenções dividem-se em “conferências plenárias, conferências temáticas e comunicações autopropostas por investigadores”, lê-se no comunicado.

HM/LFS

Sem comentários: