quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Vaticano: 1000 dias com o Papa Francisco

ECCLESIA assinala data com recolha de imagens mais significativas do pontificado

Lisboa, 23 nov 2015 (Ecclesia) - A Agência ECCLESIA vai assinalar os primeiros 1000 dias do pontificado de Francisco com 1000 imagens que marcam o quotidiano do Papa.

Eleito no dia 13 de março de 2013, Francisco completa 1000 dias de pontificado a 8 de dezembro de 2015.

A escolha das imagens é feita por todos os que quiserem participar no desafio proposto pela Agência ECCLESIA: enviar uma imagem tirada com o Papa ou um momento do pontificado de Francisco que tenha sido particularmente marcante, seja nos encontros públicos seja nas suas expressões.

O envio das imagens pode ser feito por email para 1000diascomfrancisco@ecclesia.pt ou através de mensagem na página da Agência Ecclesia no Facebook.

1000 imagens recolhidas serão publicadas na edição do semanário digital do dia 3 de dezembro de 2015.

Jorge Mario Bergoglio, de 78 anos de idade, foi eleito como sucessor de Bento XVI após a renúncia do agora Papa emérito; Francisco é o primeiro Papa jesuíta na história da Igreja e também o primeiro pontífice sul-americano.

Em 32 meses, o Papa argentino visitou o Brasil, Jordânia, Israel, Palestina, Coreia do Sul, Turquia, Sri Lanka, Filipinas, Equador, Bolívia, Paraguai, Cuba e Estados Unidos da América bem como as cidades de Estrasburgo (França), onde passou pelo Parlamento Europeu e o Conselho da Europa, Tirana (Albânia) e Sarajevo (Bósnia-Herzegovina).

Realizou também dez viagens em Itália, incluindo uma passagem pela ilha de Lampedusa e uma homenagem no centenário no início da I Guerra Mundial, para além de outras visitas a paróquias na Diocese de Roma.

As Filipinas acolheram a 18 de janeiro a maior celebração do atual pontificado, junto ao estádio ‘Quirino Grandstand’, na área do Parque Rizal, com seis milhões de participantes, o que representa um recorde na história da Igreja Católica.

Entre os principais documentos do atual pontificado estão as encíclicas ‘Laudato si’, dedicada a questões ecológicas, a ‘Lumen Fidei’ (A luz da Fé), que recolhe reflexões de Bento XVI, e a exortação apostólica ‘Evangelii Gaudium’ (A alegria do Evangelho).

O Papa argentino promoveu um Sínodo sobre a Família, em duas sessões, com consultas alargadas às comunidades católicas, e simplificou os processos de nulidade matrimonial.

Francisco está a promover uma reforma da Cúria Romana, a começar pelo setor administrativo-financeiro, com auditorias externas às contas do Vaticano e a criação de uma Secretaria para a Economia na Santa Sé, para além da implementação de medidas de transparência financeira no Instituto para as Obras de Religião (IOR, conhecido como Banco do Vaticano).

Além das várias críticas a um sistema económico e financeiro que “mata”, o Papa tem apelado à paz nas várias regiões do mundo afetadas por conflitos, assumindo a defesa dos cristãos no Médio Oriente, perseguidos pelo autoproclamado ‘Estado Islâmico’, e criticando quem justifica ataques terroristas com as suas convicções religiosas.

O Papa criou 38 novos cardeais, incluindo D. Manuel Clemente, patriarca de Lisboa, e prelados de Cabo Verde, Etiópia, Mianmar, Panamá, Tonga, Tailândia e Vietname, entre outros.

O futuro próximo inclui, além da viagem a África entre os dias 25 e 30 deste mês, a celebração de um Jubileu da Misericórdia e viagens programadas para 2016 ao México e à Polónia, sede da Jornada Mundial da Juventude.

PR/OC

Sem comentários: