quarta-feira, 16 de março de 2016

Iémen: «A guerra de que ninguém fala»

Milhares de civis foram mortos e feridos pela coligação liderada pela Arábia Saudita desde o início do conflito no Iémen. Agora, os EUA preparam-se para vender mais armamento ao regime saudita. Campanha da Amnistia Internacional quer evitar a venda

É a guerra que ninguém está a falar, submergida por outros conflitos que preocupam também a comunidade internacional. Milhares de civis foram mortos e feridos pela coligação liderada pela Arábia Saudita desde o início do conflito no Iémen. 

O governo de Riade liderou uma campanha devastadora de ataques aéreos ilegais e bombardeamento a alvos civis no país vizinho, como denuncia a Amnistia Internacional. E agora o Presidente americano Obama autorizou a venda pelos Estados Unidos da América (EUA) de mais de 18 mil bombas e 1500 ogivas para a Arábia Saudita, no valor de mais de mil milhões de dólares (cerca de 898 milhões de euros). 

Como as bombas ainda não foram entregues, a Amnistia Internacional lançou uma campanha na internet para pedir ao Presidente Obama e ao Congresso dos EUA que cancelem a venda deste armamento à Arábia Saudita.

Sem comentários: