sábado, 26 de março de 2016

Mensagem Pascal - 2016

Páscoa em Ano de Misericórdia

Caros amigos e amigas que nos visitais nesta página da internet e neste tempo festivo da Solenidade da Páscoa que se celebrará por cinquenta dias.É significativo que encontremos na espiritualidade pascal o tema do mandamento do amor que também se pode traduzir por Misericórdia: “Por isto é que todos conhecerão que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros” (Jo, 35). O amor ou a misericórdia é o que distingue o discípulo de Cristo neste mundo. Amor semelhante ao de Cristo, que dá a sua vida por todos. Amor que passa pela cruz.

Entre as experiências pascais dos cristãos existe uma que se caracteriza por uma nobreza especial: o amor ao próximo, que na sua plenitude se chama misericórdia. Esse amor constitui uma passagem, supera o egoísmo. Exige um sair de si mesmo e dar um passo em direção ao outro. A experiência do amor ao próximo torna o homem e a mulher semelhantes a Deus, pois Deus é amor.

O homem e a mulher são chamados a amar o próximo, a todo o próximo, porque Deus nos amou primeiro e deu a Sua vida por nós. Desta forma, espelham, manifestam o próprio Deus, apontam para Ele. São profetas e profetizas.

Outro aspecto da nobreza do amor ao próximo é que por ele a pessoa humana vive a realidade última já neste mundo. O amor ao próximo vivido neste mundo não nos é tirado. Ele penetra na eternidade, pois forma a comunidade eclesial, o Corpo místico de Cristo. Constitui uma forte experiência de vida que permanece, por isso mesmo, uma intensa experiência pascal.

É este motivo por que os cristãos não precisam de ir longe para buscar motivos de celebração da Páscoa. Basta viverem o amor, a misericórdia para com o próximo intimamente associado ao amor de Deus, o amor fraternal na família e o amor fraterno na sociedade.

O amor ou misericórdia é pois o modo mais concreto de se viver a espiritualidade pascal, fazendo-se reconhecer Cristo Ressuscitado ao mundo.

A todos uma Santa Páscoa.

Pe. José António Rebelo da Silva.

Sem comentários: