quarta-feira, 13 de julho de 2016

SÍNODO DIOCESANO 2016

11 de Julho de 2016
Publicado o Documento de Trabalho do Sínodo Imprimir Email Facebook Twitter Google +
Foi publicado o Documento de Trabalho que vai servir de base ao Sínodo Diocesano, que tem a sua abertura marcado para a Sé de Lisboa, no dia 27 de novembro, Domingo, e os trabalhos da assembleia sinodal no Centro Diocesano de Espiritualidade, no Turcifal, de 30 de novembro a 4 de dezembro.

O Documento de Trabalho “sistematiza a contribuição de centenas de grupos e milhares de participações, que, ao longo de cinco trimestres estudaram, rezaram e projetaram as indicações pastorais do Papa Francisco na exortação apostólica ‘Evangelii Gaudium’, com «o sonho missionário de chegar a todos»”, refere o Cardeal-Patriarca, na carta introdutória do texto. O Sínodo que o Patriarcado prepara “tem de ser considerado como mais um momento duma caminhada sinodal inédita, que direta ou indiretamente envolveu, envolve e continuará a envolver a Diocese inteira, tendo a missão como propósito e a sinodalidade como método”, salienta D. Manuel Clemente. “Creio mesmo que, como exercício conjunto, este será o melhor resultado da caminhada que fazemos e a garantia mais sólida do que continuaremos a fazer, para a “nova evangelização” que tanto urge”, acrescenta.

O Documento de Trabalho foi enviado esta semana aos 136 membros que vão participar na assembleia sinodal, e cujos nomes podem ser igualmente consultados no site oficial do Sínodo. “Este Documento de Trabalho é particularmente confiado aos membros do Sínodo Diocesano, que o deverão estudar e comentar até 15 de outubro próximo, possibilitando assim que o Secretariado elabore a sua segunda redação, sobre a qual incidirão os trabalhos da assembleia sinodal propriamente dita”, explica o Cardeal-Patriarca de Lisboa.

Sem comentários: